Organizações pela causa

Hoje, 22 de abril, é o Dia Mundial da Terra ou Dia Internacional da Mãe Terra, nossa Causa do Mês! Para celebrar a data, selecionamos organizações que atuam diariamente pela proteção do meio ambiente e da biodiversidade, pela promoção do desenvolvimento sustentável e do consumo consciente, entre outras pautas urgentes como as mudanças climáticas.

Conheça o trabalho de 10 organizações que atuam pela causa:

Fundação Amazônia Sustentável (FAS)
Site: https://fas-amazonia.org/
Fundada há 16 anos, a organização sem fins lucrativos com sede em Manaus (AM) atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. Tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações locais.

Fundação Projeto Tamar
Site: https://www.tamar.org.br/
Em 1980, profissionais formados pela Faculdade de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) criaram o Projeto Tartarugas Marinhas. O nome Tamar surgiu a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha. Em 1988, foi criada a Fundação Pró-Tamar para apoiar os trabalhos de conservação e pesquisa. A iniciativa de conservação marinha é reconhecida internacionalmente, sendo modelo para programas e projetos do Brasil e de outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras no seu trabalho socioambiental.

Greenpeace
Site: https://www.greenpeace.org/brasil/
Organização ambiental que atua por meio de ações de mobilização, denúncia e protesto com foco na defesa do planeta, seus ecossistemas e todas as formas de vida, defendendo também o direito dos povos indígenas e comunidades tradicionais. Fundada em 1971 no Canadá, está no Brasil há mais de 30 anos, com equipes em Brasília (DF), Manaus (AM) e São Paulo (SP) e uma rede de mais de 1500 voluntários/as espalhados por todo o país.

Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ)
Site: https://ipe.org.br/
Desenvolver e disseminar modelos inovadores de conservação da biodiversidade que promovam benefícios socioeconômicos por meio de ciência, educação e negócios sustentáveis é a missão do IPÊ, fundado em 1992. A instituição atua em pesquisas, formação de profissionais, educação ambiental e programas de geração de renda e negócios sustentáveis que ampliem a responsabilidade socioambiental de comunidades, empresários e formadores de opinião. Desenvolve projetos em várias regiões do país e tem sua sede em Nazaré Paulista (SP).

Kanindé – Associação de Defesa Etnoambiental
Site: www.kaninde.org.br
A organização da sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, foi fundada em 1992 por um grupo de pessoas que trabalhavam com o povo indígena Uru-eu-wau-wau e na defesa do meio ambiente, em Rondônia. Entre as principais atividades desenvolvidas, desde a sua criação, destaca-se as ações de vigilância e fiscalização da Terra Indígena Uru-eu-wau-wau e do Parque Nacional de Pacaás Novos, a assessoria às organizações indígenas, laudos de impacto ambiental, Diagnóstico Etnoambiental Participativo em Terras Indígenas, avaliações ecológicas rápidas, educação ambiental, elaboração de projetos e acompanhamento de políticas públicas.

Observatório do Clima
Site: https://www.oc.eco.br/
Rede de 78 organizações da sociedade civil brasileira formada em 2002 com o objetivo de discutir as mudanças climáticas no contexto nacional, mais especificamente o aquecimento global. Atua também em outras áreas da problemática ambiental, como a crise hídrica e energética, as políticas públicas e o desmatamento. Conta com a colaboração de muitos especialistas científicos e tem se destacado no cenário nacional pela sua atividade no campo dos debates, publicando estudos, divulgando conhecimento, promovendo encontros, exercendo pressão política para a adoção de um modelo sustentável e convocando a sociedade à ação.

ONG Banco de Alimentos
Site: https://bancodealimentos.org.br/
Fundada em 1998, a associação civil recolhe alimentos que já perderam valor de prateleira no comércio e indústria, mas ainda estão aptos para consumo, e os distribui a organizações sociais cadastradas no projeto para garantir refeições a crianças, jovens, adultos e idosos na cidade de São Paulo. Seu o propósito é criar um ciclo sustentável: ao arrecadar excedentes de produção e comercialização, diminui o acúmulo de lixo no meio ambiente e reduz o desperdício de alimentos. A organização também promove ações de educação nutricional e conscientização.

Recicleiros
Site: https://recicleiros.org.br/
A organização nasceu em 2007, levando para os grandes festivais de música no Brasil uma solução para a reciclagem de resíduos dentro da proposta de pagamento por serviços ambientais. Esta primeira atuação se expandiu para os grandes geradores (loteamentos, comércio e bairros inteligentes), no mesmo momento que foi criado seu 1º Programa de Aceleração de Cooperativas de Catadores. A partir daí, os municípios passaram a ser a base de atuação da organização, que desenvolveu um modelo circular que integra os atores responsáveis pela gestão de resíduos sólidos: gestores públicos, catadores, empresas e comunidade.

SOS Mata Atlântica
Site: https://www.sosma.org.br/
Fundada em 1986, a organização ambiental brasileira atua na promoção de políticas públicas para a conservação da Mata Atlântica por meio do monitoramento do bioma, produção de estudos, projetos demonstrativos, diálogo com setores públicos e privados, aprimoramento da legislação ambiental, comunicação e engajamento da sociedade. Também mobiliza recursos para promover políticas públicas que estimulem ações em escala em prol da recuperação da floresta, valorização dos parques e reservas, água limpa e proteção do mar, na Mata Atlântica.

WWF
Site: https://www.wwf.org.br/
O World Wildlife Fund, hoje chamado WWF, foi criado em 1961 por um grupo de indivíduos empenhados em garantir financiamentos para proteger locais e espécies ameaçados pelo desenvolvimento humano. Seu primeiro escritório foi na Suíça, onde segue sendo sua sede. Criado em 1996, o WWF Brasil integra a Rede WWF e atua em mais de 60 projetos na Amazônia, no Cerrado, na Mata Atlântica, no Pantanal e nos ecossistemas marinhos na costa brasileira. A organização acredita no diálogo e na articulação com diferentes setores da sociedade (comunidades tradicionais, organizações locais, empresas e governo), além de fortalecer a atuação de populações e iniciativas na linha de frente da proteção dos biomas brasileiros.

LEIA TAMBÉM
22/abr – Dia Mundial da Terra
21/mar – Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial + 10 organizações pela causa
20/fev Dia Mundial da Justiça Social + 10 organizações pela causa

31/jan – Dia da Solidariedade + 10 organizações pela causa

Confira as novidades do dia a dia do FICAS, lançamento de editais e campanhas de comunicação, entre outros temas, na seção Últimas Notícias.
Jornalista responsável: Paula Rodrigues.

Compartilhar