História

O forte desejo de um grupo de profissionais de compartilhar o conhecimento adquirido no âmbito acadêmico com pessoas e comunidades que pudessem se beneficiar direta e indiretamente desses saberes foi o ponto de partida para o nascimento do FICAS. Foram mais de dois anos de diálogos e mobilização para que, em 1997, a organização fosse oficialmente fundada.

Ao constituir-se como uma associação, o grupo de fundadores/as sentiu necessidade de capacitar-se em temas relativos à gestão do terceiro setor. Depois de dois anos de estudos e pesquisas nessa área, o contato com outras organizações da sociedade civil mostrou que a gestão era, e ainda é, um desafio constante para todas. Afinal, para desenvolver as atividades-fim de forma mais eficiente e gerar um maior impacto social, é necessário saber planejar, mobilizar e gerenciar recursos, elaborar projetos e avaliar seus resultados, entre outras ações gerenciais.

O FICAS se dedicou, então, à elaboração de uma metodologia de ensino-aprendizagem que valorizasse o compartilhar conhecimentos, a construção conjunta e a troca de saberes entre atores e setores sociais. No ano de 1999, nascia seu primeiro programa de formação, o “Compartilhar Conhecimentos”, voltado para organizações da sociedade civil, que considerava os saberes e fazeres dos participantes e trabalhava de forma articulada as ferramentas de gestão.

Com o passar dos anos, essa metodologia foi aperfeiçoada e adaptada a diferentes formatos, a fim de atender às necessidades das organizações e demais parceiros envolvidos nas formações. O desejo inicial de compartilhar conhecimentos e a metodologia que favorece teoria e prática e os saberes comunitários se mantêm presentes em todas as atividades desenvolvidas pelo FICAS até hoje, sejam seus programas, assessorias ou ações.

Origem do logo

As cores e formas da logomarca do FICAS foram pensadas para traduzir os sonhos e valores da instituição. Foram escolhidos elementos que simbolizassem o compartilhar conhecimentos, a necessidade de estar junto e de construir em parceria ações e projetos.

O elemento central do logo vem da lenda que no final do arco-íris existe um pote de ouro difícil de ser alcançado. Para o FICAS, esse ouro é o conhecimento e, para compartilhá-lo, a organização espiralou simbolicamente o arco-íris para levá-lo aos cinco continentes, representados pelos triângulos coloridos.

Resultados

900 organizações

e mais coletivos e líderes comunitários fortalecidos.

+ 25 mil gestores/as e educadores/as 

participaram das formações direta ou indiretamente.

21 estados e DF

além de um programa em Moçambique.

Compartilhar