Lançamento: Que dia é hoje?

Você sabia que o dia 21 de janeiro é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa? A data busca promover respeito, tolerância e diálogo entre as diversas religiões que convivem no Brasil e no mundo, além de ser um convite à reflexão sobre as tradições e crenças dos povos. Vale destacar que as religiões de matriz africana são as mais perseguidas no país.

O dia 21 faz referência ao Dia Mundial da Religião e escolhemos esta data para estrear nossa nova série pensada para as redes sociais, a “Que dia é hoje?”, como forma de divulgação de causas apoiadas pelo FICAS e também do trabalho de organizações da sociedade civil na área.

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi instituído no país pela Lei n° 11.635/2007, em homenagem à Iyalorixá Gildásia dos Santos e Santos, a Mãe Gilda, do terreiro Ilê Abassá de Ogum (BA), vítima de intolerância religiosa no final de 1999. O direito à liberdade de religião ou crença está previsto no artigo 5º, VI, da Constituição Federal, e a prática de discriminação ou preconceito contra religiões constitui crime prevendo pena de reclusão de 1 a 3 anos, além de multa (Lei nº 7.716/1989).
Conheça organizações que combatem a intolerância religiosa:


CEBI – Centro de Estudos Bíblicos

Site: https://cebi.org.br/
Sobre: fundada em 1979, é uma associação ecumênica sem fins lucrativos, formada por mulheres e homens de diversas denominações cristãs com o objetivo de aprimorar e capacitar em uma forma nova de ler e interpretar a Bíblia. O CEBI está organizado em 25 estados brasileiros, presente em mais de 600 cidades e alcança diretamente mais de 80 mil pessoas. Também participa na animação e assessoria de mais de 210 grupos e movimentos sociais.
Artigo: Um chamado à reafirmarmos: Racismos e Intolerâncias, NÃO!
Evento (21/jan, 19h30): evento virtual de denúncia “Intolerância religiosa: basta de violência contra as rezadeiras Guarani e Kaiowá em MS” via Facebook do CRJP-MS.

CEBIC – Conselho Ecumênico Baiano de Igrejas Cristãs
Site: https://bit.ly/3sINcRh
Sobre: compõem o CEBIC a Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE, o Fórum Inter-religioso de Saúde do Recôncavo e o Centro de Pesquisa, Estudo e Serviço Cristão (CEPESC). O CEBIC é o interlocutor, na Bahia, do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), responsável anualmente pela realização da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e outros eventos ecumênicos.
Artigos: 21 de janeiro: dia de enfrentamento ao racismo religioso e A paz é a gente que faz!
Evento (21/jan, 19 h): com o apoio da CESE e do CONIC, o CEBIC realiza uma campanha de combate ao racismo religioso e pela construção de uma cultura de paz na Bahia. Com o tema “Pessoas de outras religiões importam e merecem respeito: a Paz é a gente que faz!’’, a iniciativa conta com uma série de depoimentos em vídeos. Hoje, às 19 h, haverá  uma roda de conversa virtual com a Ìyá Márcia d´Ógum e Ana Gualberto Ìyá T´Oju Omo sobre a religião do Candomblé, aberta para perguntas no YouTube do CEBIC.

FLD – Fundação Luterana de Diaconia
Site: https://fld.com.br/
Sobre: organização criada em 2000 por decisão do Conselho da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), que tem sede em Porto Alegre (RS). Seu trabalho se dá com grupos socialmente vulneráveis e comunidades empobrecidas, sem discriminação de etnia, gênero, convicção política ou credo religioso. Respeita a diversidade religiosa e o Estado Laico brasileiro. Dialoga nas complexas e desafiadoras relações entre religiões e esfera pública, corroborando a afirmação da laicidade do Estado e dos Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais.

Koinonia Presença Ecumênica e Serviço
Site: https://kn.org.br/
Sobre: fundada em 1994 e sediada no Rio de Janeiro (RJ), com atuação nacional e internacional, é uma entidade ecumênica de serviço composta por pessoas de diferentes tradições religiosas, reunidas em associação civil sem fins lucrativos. Sua missão é mobilizar a solidariedade ecumênica e prestar serviços a grupos histórica e culturalmente vulneráveis e em processo de emancipação social e política, além de promover o movimento ecumênico e seus valores libertários.
Artigo: 21 anos do 21 de janeiro: e a memória ancestral de Mãe Gilda de Ogum segue viva!
Evento (21/jan, 19 h): a Koinonia e a Frente Dom Paulo Evaristo Arns organizam a “Celebração Inter-religiosa no Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa” via Facebook da Koinonia e demais instituições apoiadoras.

Outras iniciativas:
13ª Marcha pela Vida e pela Liberdade Religiosa
Evento (dias 20 e 21/jan): a marcha, que acontece anualmente em Porto Alegre (RS), chega na sua 13ª edição adequada à pandemia e será virtual. A iniciativa tem por objetivo a construção de uma cultura de paz e harmonia entre as diferentes religiões, e defende a liberdade de pensamento, crença e culto.
Canais: Facebook e YouTube

Confira as novidades do dia a dia do FICAS, lançamento de editais e campanhas de comunicação, entre outros temas, na seção Últimas Notícias.
Jornalista responsável: Paula Rodrigues.

Compartilhar