EDIÇÃO 28/JAN – Nesta seleção de notícias e de oportunidades do campo social, estão reunidos editais nas áreas de diversidade, educação, cultura e primeira infância, entre outras iniciativas. Para enviar sugestões de pauta, entre em contato pelo e-mail comunicacao@ficas.org.br.
FINANCIAMENTO E APOIO TÉCNICO
[Fundo Brasil] Inscrições até amanhã para o “LGBTQIA+ Defendendo Direitos”
O edital tem como objetivo é apoiar a sobrevivência de coletivos e organizações de base que enfrentam as violações de direitos impostas à população LGBTQIA+. Serão apoiadas prioritariamente: pessoas transexuais e inter sexo em sua luta contra a restrição de acesso aos direitos fundamentais; juventude LGBTQIA+; pessoas LGBTQIA+ egressas do sistema prisional e seus familiares; luta por direitos sexuais e reprodutivos da população LGBTQIA+; população em situação de rua LGBTQIA+.
Inscrições até 29/jan: https://bit.ly/3nYiZdj.
[Petrobras] Edital tem como foco a primeira infância
A terceira chamada do edital Petrobras Cultural para Crianças tem como tema “Feiras e Ações Literárias” e selecionará propostas culturais com ênfase na primeira infância (crianças de zero a seis anos). Podem participar organizações da sociedade civil, coletivos e indivíduos. Os projetos poderão ser desenvolvidos em qualquer cidade do Brasil, e/ou digitalmente, e deverão ser realizados entre o segundo semestre de 2021 e o primeiro semestre de 2022.
Inscrições prorrogadas até 12/fev: https://bit.ly/38kdroR.
[Itaú Unibanco/Mais Diversidade] Edital LGBT+ Orgulho chega à 3ª edição
A iniciativa seleciona projetos que incentivem a visibilidade, segurança e respeito às pessoas LGBT+. O edital conta com três categorias: empreendedorismo, empregabilidade e geração de renda. Podem participar pessoas físicas e jurídicas, grupos ou coletivos voltados à comunidade LGBT+. Serão priorizados, durante o processo de seleção, projetos que sejam conduzidos e liderados por pessoas LGBT+.
Inscrições até 19/fev: https://bit.ly/3t1J7HM.
[BASF] Conectar para Transformar seleciona projetos
Associações, organizações da sociedade civil, entidades sociais, dentre outros, além de empreendedores individuais (MEIs) podem participar do edital que tem como foco as áreas de Educação científica; Empregabilidade; e Educação ambiental e proteção de recursos naturais e da biodiversidade. Serão pontuados de forma diferenciada iniciativas de São Bernardo do Campo (SP) e Guaratinguetá (SP) e que tenham parceria com organizações ou empresas locais, além daqueles que contribuam para a promoção da diversidade e que apresentem estratégias para a minimização do impacto do plástico no meio ambiente.
Inscrições até 30/mar: https://editalbasf.prosas.com.br/
OUTRAS DICAS
[Instituto Camila e Luiz Taliberti] Apoie o Projeto Plantar
Em uma série de iniciativas em homenagem às vítimas da tragédia ambiental de Brumadinho (MG), o instituto lançou a campanha #PlanteiporBrumadinho, que convida todos a plantarem uma árvore seja em casa, em um espaço público autorizado ou em uma área rural. É possível apoiar o Projeto Plantar, que promove o reflorestamento no Alto São Francisco. O doador receberá um código para acompanhar a vida da árvore que ajudou a plantar.
Para apoiar: www.projetoplantar.com.br (Opção “Homenagem às vítimas da tragédia de Brumadinho 2019 – LOTE-1 Cedro do Cerrado”).
[GIFE] É lançada série de podcastas “Fronteiras Coletivas”
A série reúne temas e vozes centrais da filantropia, do investimento social e da ação cidadã para discutir sobre os horizontes do setor e da agenda pública do país. O primeiro episódio, “Doação e Transformação”, conta com a participação de Neca Setubal, presidente do conselho de governança do GIFE e da Fundação Tide Setubal. Composta por 10 episódios, a iniciativa faz parte do trilho de atividades que compõe o 11º Congresso GIFE – Fronteiras da Ação Coletiva e conta com a parceria da Laudes Foundation e produção da Rádio Novelo.
Confira: https://bit.ly/3o1BcGO.