Uma (ainda) triste realidade

O tráfico de pessoas é um crime e uma grave violação dos direitos humanos que, infelizmente, ainda afeta milhões de indivíduos em todo o mundo, que são submetidos a trabalhos forçados, exploração sexual, escravidão e, até mesmo, remoção de órgãos. Segundo o UNODC, Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, que trabalha diretamente com o tráfico de pessoas e contrabando de migrantes, mais de 70% das vítimas são mulheres e meninas.

Diante da gravidade da temática, o dia 30 de julho foi definido como Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas em uma Assembleia Geral da ONU de 2013, com o objetivo de dar visibilidade à causa e promover ações de enfrentamento em níveis locais, nacionais e mundial. Este tema tão duro também foi o escolhido pelo FICAS para ser abordado em sua campanha de comunicação “Que dia é hoje?” do mês de julho.

Desde 2017, a ONU propõe temas anuais para a data para que sejam trabalhados por governos, organizações da sociedade civil, coletivos e movimentos, além de suas próprias iniciativas. Em 2021, as campanhas se guiarão pelo mote “Victims’ voices lead the way” (“As vozes das vítimas mostram o caminho”, em livre tradução) e promovem o uso da hashtag #EndHumanTrafficking nas redes sociais. As campanhas oficiais da ONU têm como símbolo um coração azul, que, no exterior, simboliza a tristeza.

Denuncie!
Trabalhos de linha de frente contra o tráfico de pessoas buscam identificar, apoiar, aconselhar e buscar justiça para as vítimas, além de combater grupos criminosos. No Brasil, é possível denunciar casos de tráfico e outras violações de direitos humanos de maneira gratuita e anônima, com atendimento em português, inglês e espanhol. O denunciante ainda recebe um número de protocolo para acompanhar o andamento do caso junto aos órgãos responsáveis.

Conheça os canais de denúncia:

> Conheça o UNODC.
> Saiba o que tem sido feito pelo governo brasileiro.

Confira as novidades do dia a dia do FICAS, lançamento de editais e campanhas de comunicação, entre outros temas, na seção Últimas Notícias.
Jornalista responsável: Paula Rodrigues.

Compartilhar