Organizações que apoiam a causa

Hoje, 9/ago, Dia Internacional dos Povos Indígenas, selecionamos 10 organizações que apoiam a causa no Brasil, como parte da nossa série de textos sobre a data. O dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e passou a ser celebrado em 1995, a fim de garantir os direitos dos povos indígenas de todo o mundo.

Conheça algumas organizações que trabalham pela causa indígena:

Associação Expedicionários da Saúde (EDS)
Site: www.eds.org.br
Organização brasileira sem fins lucrativos, criada em 2003 por um grupo de médicos voluntários, em como objetivo principal levar atendimento médico, principalmente cirúrgico às populações geograficamente isoladas da região da Amazônia Legal Brasileira. Através do programa “Operando na Amazônia” oferece um serviço complementar aos programas de atendimento à saúde indígena já existentes. O projeto realiza três expedições por ano e visa evitar a necessidade de deslocamento, custoso e traumático, do paciente e sua família aos centros urbanos.

Associação Nacional de Ação Indigenista (ANAI)
Site: http://anai.org.br
Organização de direito privado, sem fins lucrativos, com sede em Salvador (BA), foi criada em 1979 e formalizada em 1982 a fim de discutir e promover alternativas de relacionamento mais justo entre a sociedade brasileira e os povos indígenas no país. Alguns dos objetivos institucionais da ANAI são: promover e respeitar a autonomia cultural, política e econômica e o direito à autodeterminação dos povos indígenas; constituir alianças com os povos indígenas em suas lutas pela justa recuperação e garantia de suas terras e pelo usufruto exclusivo dos bens naturais nelas existentes; promover a defesa do ambiente e do patrimônio natural das terras indígenas e dos ecossistemas a elas articulados. Possui uma rede de notícias sobre povos indígenas chamada Anaind.

Comissão Pró-Índio do Acre (CPI-AC)
Site: www.cpiacre.org.br
Criada em 1979, a CPR-AC é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, presente em 11 municípios e com sede na capital Rio Branco (AC). Sua missão é apoiar os povos indígenas que vivem no Acre em suas lutas pela conquista e o exercício de seus direitos coletivos – territoriais, ambientais, linguísticos, socioculturais – por meio de ações que articulem a gestão territorial e ambiental das terras indígenas, a educação intercultural e bilíngue e as políticas públicas. Conta com três coordenações: educação, saúde, meio ambiente/agricultura. Desenvolve cursos de formação, assessora as aldeias, providencia documentação e publicação didática para 9 etnias, em 20 terras indígenas.

Comissão Pró-Índio de São Paulo (CPI-SP)
Site: www.cpisp.org.br
A organização não-governamental foi fundada em 1978 por um grupo de antropólogos, advogados, médicos, jornalistas e estudantes para defender os direitos dos povos indígenas frente às crescentes ameaças do regime ditatorial vigente naquela época. Atua junto com índios e quilombolas para garantir seus direitos territoriais, culturais e políticos, procurando contribuir com o fortalecimento da democracia e o reconhecimento dos direitos das minorias étnicas. A CPI-SP promove: capacitações: assessora organizações dos grupos beneficiários; produz material didático; desenvolve pesquisas; divulga informações sobre e para os beneficiários; monitora as ações do Poder Público; promove ações de incidência; e implementa projetos de inclusão econômica.

Centro de Trabalho Indigenista (CTI)
Site: www.trabalhoindigenista.org.br
É uma associação sem fins lucrativos fundada em 1979 por antropólogos e indigenistas. Tem como marca de sua identidade a atuação direta em terras indígenas por meio de projetos elaborados a partir de demandas locais, visando contribuir para que os povos indígenas assumam o controle efetivo de seus territórios, esclarecendo-lhes sobre o papel do Estado na proteção e garantia de seus direitos constitucionais. Suas linhas de ação se articulam segundo o contexto político e social da sociedade indígena e estão divididas em: Controle Territorial e Gestão Ambiental; e Afirmação Étnica e Referência Cultural.

Instituto de Formação e Pesquisa em Educação Indígena (Iepé)
Site: www.institutoiepe.org.br
Seu objetivo central é contribuir para o fortalecimento cultural, político e para o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas em território brasileiro localizadas no Planalto das Guianas (Amapá e norte do Pará), visando o fortalecimento de suas formas de gestão comunitária e coletiva, para que os direitos dessas populações enquanto povos diferenciados sejam respeitados. Oferece assessoria especializada e capacitação técnica diversificada para que se organizem e possam enfrentar de forma articulada os desafios crescentes que se colocam hoje às suas comunidades e organizações, para a defesa de seus interesses.

Kanindé – Associação de Defesa Etnoambiental
Site: www.kaninde.org.br
A organização da sociedade vivil de interesse público, sem fins lucrativos, foi fundada em 1992 por um grupo de pessoas que trabalhavam com o povo indígena Uru-eu-wau-wau e na defesa do meio ambiente, em Rondônia. Entre as principais atividades desenvolvidas, desde a sua criação, destaca-se as ações de vigilância e fiscalização da Terra Indígena Uru-eu-wau-wau e do Parque Nacional de Pacaás Novos, a assessoria às organizações indígenas, laudos de impacto ambiental, Diagnóstico Etnoambiental Participativo em Terras Indígenas, avaliações ecológicas rápidas, educação ambiental, elaboração de projetos e acompanhamento de políticas públicas.

Operação Amazônia Nativa (OPAN)
Site: https://amazonianativa.org.br/
A OPAN é a primeira organização indigenista fundada no Brasil, em 1969. Atua pelo fortalecimento do protagonismo indígena no cenário regional, valorizando sua cultura, seus modos de organização social através da qualificação das práticas de gestão de seus territórios e recursos naturais, com autonomia e de forma sustentável. Entre seus objetivos estão a defesa dos direitos humanos, o apoio a povos indígenas e populações tradicionais, o reconhecimento dos direitos indígenas, a conservação do meio ambiente, o desenvolvimento de pesquisas antropológicas, socioeconômicas e ambientais, além da formação de equipes para a execução de projetos.

Projeto Saúde e Alegria
Site: www.saudeealegria.org.br
A iniciativa civil sem fins lucrativos atua desde 1987 na Amazônia brasileira, promovendo e apoiando processos participativos de desenvolvimento comunitário integrado e sustentável. Com um intenso trabalho de mobilização social, a equipe traz as comunidades para o centro das decisões sobre os programas que implementa, de forma a gerar benefícios reais e duradouros em organização social, meio ambiente, saúde, educação, economia, cultura e inclusão digital, entre outros, visando a melhorar a qualidade de vida e o exercício da cidadania. O uso da arte, do lúdico e da comunicação popular baseia o conceito Saúde e Alegria de atuação com as comunidades da Amazônia.

Sociedade, Meio ambiente, Educação, Cidadania e Direitos Humanos (SOMECDH)
Site: www.somec.org.br
Organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que desenvolve atividades de fins científicos, tecnológicos e culturais, atuando principalmente nas questões ambientais, produtivas, educacionais, sociais e outros de interesses difusos ou coletivos, ligados a grupos de pessoas organizadas, como forma de melhorar suas condições de vida, por meio do desenvolvimento sustentável. Sua sede fica em Belém (PA).

LEIA TAMBÉM
9/ago – Pelo direito dos povos originários

Confira as novidades do dia a dia do FICAS, lançamento de editais e campanhas de comunicação, entre outros temas, na seção Últimas Notícias.
Jornalista responsável: Paula Rodrigues.

Compartilhar