Organizações de apoio à causa

Em 2021, o FICAS criou uma campanha de comunicação chamada “Que dia é hoje?” para dar visibilidade a causas que acreditamos ser importantes e que estão alinhadas a nossos valores, reforçando nosso compromisso de “fortalecer pessoas e organizações”. No mês de janeiro, a data escolhida é o dia 21 de janeiro é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

A data, faz referência ao Dia Mundial da Religião, tem como objetivo promover respeito, tolerância e diálogo entre as diversas religiões que convivem no Brasil e no mundo, além de ser um convite à reflexão sobre as tradições e crenças dos povos. Vale destacar que as religiões de matriz africana são as mais perseguidas no país.

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi instituído no Brasil pela Lei n° 11.635/2007, em homenagem à Iyalorixá Gildásia dos Santos e Santos, a Mãe Gilda, do terreiro Ilê Abassá de Ogum (BA), vítima de intolerância religiosa no final de 1999. O direito à liberdade de religião ou crença está previsto no artigo 5º, VI, da Constituição Federal, e a prática de discriminação ou preconceito contra religiões constitui crime prevendo pena de reclusão de 1 a 3 anos, além de multa (Lei nº 7.716/1989).

Conheça organizações que combatem a intolerância religiosa:

CEBI – Centro de Estudos Bíblicos
Site: https://cebi.org.br/
Fundada em 1979, é uma associação ecumênica sem fins lucrativos, formada por mulheres e homens de diversas denominações cristãs com o objetivo de aprimorar e capacitar em uma forma nova de ler e interpretar a Bíblia. O CEBI está organizado em 25 estados brasileiros, presente em mais de 600 cidades e alcança diretamente mais de 80 mil pessoas. Também participa na animação e assessoria de mais de 210 grupos e movimentos sociais.

CEBIC – Conselho Ecumênico Baiano de Igrejas Cristãs
Site: https://bit.ly/3sINcRh
Compõem o CEBIC a Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE, o Fórum Inter-religioso de Saúde do Recôncavo e o Centro de Pesquisa, Estudo e Serviço Cristão (CEPESC). O CEBIC é o interlocutor, na Bahia, do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), responsável anualmente pela realização da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e outros eventos ecumênicos.

CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço
Site: www.cese.org.br
Criada há 48 anos por igrejas cristãs, atua na promoção, defesa e garantia de direitos. Tem como missão fortalecer organizações da sociedade civil, especialmente as populares, empenhadas nas lutas por transformações políticas, econômicas e sociais que conduzam a estruturas em que prevaleça democracia com justiça. Sua sede fica em Salvador (BA), mas seu público-alvo são movimentos sociais populares, associações, sindicatos, grupos de base, cooperativas, fóruns e articulações, organizações não-governamentais de apoio e assessoria ao movimento popular, organizações ecumênicas e setores de ação social de igrejas de todo o Brasil.

CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil
Site: www.conic.org.br
Composto pela Aliança de Batistas do Brasil, Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Igreja Presbiteriana Unida, o CONIC nasceu no ano de 1982, em Porto Alegre (RS). Hoje, com sede em Brasília (DF), mantém entre os seus objetivos a promoção das relações ecumênicas entre as igrejas e o fortalecimento do testemunho conjunto das igrejas-membro na defesa dos direitos humanos, promovendo o diálogo, a valorização da vida humana, da amizade fraterna e de convivência enquanto entidades que buscam um caminho comum.

FLD – Fundação Luterana de Diaconia
Site: https://fld.com.br/
Organização criada em 2000 por decisão do Conselho da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), que tem sede em Porto Alegre (RS). Seu trabalho se dá com grupos socialmente vulneráveis e comunidades empobrecidas, sem discriminação de etnia, gênero, convicção política ou credo religioso. Respeita a diversidade religiosa e o Estado Laico brasileiro. Dialoga nas complexas e desafiadoras relações entre religiões e esfera pública, corroborando a afirmação da laicidade do Estado e dos Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais.

Koinonia Presença Ecumênica e Serviço
Site: https://kn.org.br/
Fundada em 1994 e sediada no Rio de Janeiro (RJ), com atuação nacional e internacional, é uma entidade ecumênica de serviço composta por pessoas de diferentes tradições religiosas, reunidas em associação civil sem fins lucrativos. Sua missão é mobilizar a solidariedade ecumênica e prestar serviços a grupos histórica e culturalmente vulneráveis e em processo de emancipação social e política, além de promover o movimento ecumênico e seus valores libertários.

Confira as novidades do dia a dia do FICAS, lançamento de editais e campanhas de comunicação, entre outros temas, na seção Últimas Notícias.
Jornalista responsável: Paula Rodrigues.

Compartilhar