Confira as dicas da semana!

EDIÇÃO 25/OUT/22 – Nesta seleção de notícias e de oportunidades do campo social, estão reunidos editais nas áreas de educação, assistência social e capacitação e gestão, além de um direcionado a organizações de base comunitária, locais e indígenas da Amazônia. As dicas também trazem informações sobre eventos importantes sobre migração e refúgio e uma conferência empresarial sobre ESG Racial, sobre o Dia de Doar e a atuação do FICAS como certificadora do Pacto de Promoção da Equidade Racial. Para enviar sugestões de pauta, entre em contato pelo e-mail comunicacao@ficas.org.br.

FINANCIAMENTO E APOIO TÉCNICO

[Instituto Ambikira] Abertas as inscrições para o novo edital de seleção de projetos
O instituto, que nasceu da experiência de quase 20 anos do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo, vai selecionar instituições constituídas há pelo menos três anos e que atuem nas áreas de educação, assistência social e capacitação e gestão, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O projeto proposto deverá ser executado entre janeiro e dezembro de 2023.
Inscrições até 2/nov: https://bit.ly/3ScIarH.

[Fundo Casa Socioambiental] Chamada de projetos Amazônia Resiliente
O edital para fortalecimento de organizações de base comunitária, locais e indígenas apoiará até 24 projetos de até R$ 35 mil. Composta pelo Fundo Casa Socioambiental (Brasil), Emerger Fondo Socioambiental (Colômbia) e Fondo Socioambiental Peru, essa iniciativa tem como meta promover maior aporte de recursos diretos para os povos indígenas, comunidades quilombolas e outros povos tradicionais na Amazônia do Brasil, Peru e Colômbia, que foram mais vulnerabilizados para pandemia de Covid-19.
Inscrições até 15/nov: https://bit.ly/3gcOxhk.



CURSOS E EVENTOS

[RedeMiR/IMDH] Acontece o 18º Encontro Anual da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados
“Viver o presente e construir o futuro com os migrantes e refugiados” será o tema do evento gratuito que acontece nos dias 3, 10 e 17/nov/22. O encontro em formato virtual está sendo realizado pelo IMDH, com apoio do ACNUR e contará novamente com preparação e facilitação do FICAS. Podem participar integrantes da RedeMiR, bem como organizações, coletivos e representantes da sociedade civil e poder público interessados na causa. A programação detalhada será enviada para o e-mail e WhatsApp dos participantes inscritos.
Inscreva-se: https://bit.ly/3D4LhfA.

[Pacto de Promoção da Equidade Racial] Participe da 1ª Conferência Empresarial de ESG Racial
Promovida nos dias 29 e 30/nov, em São Paulo, a conferência contará com uma palestra magna e 11 painéis com a presença de CEOs de grandes empresas, autoridades nos temas referentes a racismo estrutural, indicadores ESG, diversidade e inclusão, além de representantes de organizações da sociedade civil. Serão compartilhadas experiências e conhecimentos atualizados sobre o protocolo ESG Racial e sua aplicação, além de promover reflexões sobre os impactos do racismo no Brasil e as soluções para dissolução de suas estruturas culturais, sociais e econômicas.
Inscrições gratuitas até 10/nov: http://pactopelaequidaderacial.org.br/conferencia/

[Dia de Doar] Evento por uma cultura de doação acontece dia 29 de novembro
“Doar muda mundos. E doar continuamente muda vidas” é o mote do Dia de Doar 2022 que acontece em 29 de novembro. Já preparou sua campanha de mobilização? Escolheu uma causa para apoiar? Veja como organizações da sociedade civil, pessoas físicas, empresas e instituições financiadoras podem participar e promover esta mobilização internacional por uma cultura de doação:
Saiba mais: https://ficas.org.br/2022/10/06/doar-muda-mundos/



OUTRAS DICAS

[FICAS] Somos uma certificadora do Pacto de Promoção da Equidade Racial!
A notícia é direcionada especialmente a empresas, que agora podem contar com o FICAS para fazer o diagnóstico de seus indicadores de equidade racial e potencializar sua atuação no âmbito do ESG e Diversidade. Venha fazer parte deste movimento que busca promover mudanças estruturais urgentes, a inclusão produtiva da população negra a partir da implementação de ações afirmativas pelas empresas e de investimentos sociais para a formação educacional e profissional de crianças e jovens negras/os.
Saiba mais: https://ficas.org.br/2022/09/11/somos-certificadores/

As Dicas FICAS reúnem notícias e oportunidades do campo social, como editais, cursos e eventos. Para enviar sugestões de pauta, entre em contato pelo e-mail comunicacao@ficas.org.br.

Compartilhar