O ranking dos nove posts mais curtidos no perfil do FICAS no Instagram resume de certa maneira nossa atuação ao longo de 2022, com a retomada de programas presenciais e formações online que vinham sendo sonhadas e idealizadas. Foram destaque: o Projeto MigreAfetos SP (Católicas pelo Direito de Decidir/Secretaria da Justiça e Cidadania), para fortalecimento econômico e pessoal de mulheres migrantes de São Paulo, o Cuidar de Quem Cuida, voltado a profissionais do campo social, e dois programas de gestão que estão sendo realizados em parceria com a FEAC, o Projeto Gerir e o Gestão em Foco.
Curiosamente, o post número 1 foi nossa última publicação sobre atividades do ano, com uma galeria de fotos da assessoria dedicada ao planejamento estratégico das Católicas pelo Direito de Decidir.
Confira a lista e relembre nossas atividades de 2022:
FOTO 1: Planejamento estratégico (Católicas pelo Direito de Decidir)
Pelo segundo ano, o FICAS apoiou a construção do planejamento estratégico da instituição, em um encontro presencial que teve duração de dois dias em dez/22, em São Paulo. A ferramenta de gestão incluía objetivos estratégicos e visão de futuro sonhada.
Confira o post.
FOTOS 2, 4 E 5: Projeto MigreAfetos/SP
Galerias de fotos da retomada das atividades presenciais com o projeto para mulheres migrantes, promovido pelas Católicas pelo Direito de Decidir em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo. A iniciativa contou com uma turma de “Fortalecimento Pessoal” e outra de “Fortalecimento Econômico”, com mais de 20 mulheres cada, de sete nacionalidades (Bolívia, Peru, Venezuela, Haiti, Filipinas, Hungria e Trinidad e Tobago).
Confira os posts:
Estreia da turma de “Fortalecimento Econômico”
Encontro sobre comunicação e marketing digital (Fortalecimento Econômico)
Encontro sobre autocuidado e saúde da mulher (Fortalecimento Pessoal)
FOTOS 3 e 9: Cuidar de Quem Cuida
Programa do FICAS que promove a saúde emocional de profissionais e voluntários/as do campo social, que trabalham trabalha com pessoas em vulnerabilidade. Entre os objetivos está olhar para a saúde emocional dos cuidadores, reduzir o estresse do dia a dia e renova as energias para seguir com o trabalho. A edição 2022 foi realizada com os recursos de um financiamento coletivo promovido pelo Matchfunding Todo Cuidado Conta (Benfeitoria, Droga Raia e Drogasil).
Confira os posts:
Encontro de estreia do Cuidar de Quem Cuida 2022
Inscrições para a edição 2022
FOTO 6: Gestão em Foco (FEAC)
O sexto post mais popular foi a estreia do Gestão em Foco, a 15ª edição do Programa de Formação em Gestão do FICAS, que está sendo realizada em parceria com a Fundação FEAC. Participam cerca de 30 diretoras/es e gestoras/es de organizações da sociedade civil de Campinas (SP). O objetivo é aprimorar a gestão das organizações no âmbito estratégico e operacional, ampliando a visão estratégica das lideranças com foco no desenvolvimento institucional. A formação segue em 2023 com um total de 22 encontros.
Confira o post.
FOTO 7: Projeto Gerir (FEAC)
O encontro inaugural da 5ª edição do Projeto Gerir, uma iniciativa da Fundação FEAC que conta com o FICAS como parceiro executor, ficou na sétima colocação. Representantes de cerca de 20 organizações da região de Campinas (SP) participam do curso de aperfeiçoamento em gestão. A formação também continua em 2023 e terá um total de 22 encontros.
Confira o post.
FOTO 8: FICAS 25 anos!
Também entrou para o ranking o aniversário de 25 anos do FICAS, comemorado em fevereiro.
Confira o post.
> Para saber mais sobre nossos programas e assessorias ou possibilidade de parcerias, favor entrar em contato pelo e-mail comunicacao@ficas.org.br.