O Dia Mundial da Terra ou Dia Internacional da Mãe Terra, celebrado em 22 de abril, promove reflexões sobre o uso dos recursos naturais, sobre os impactos da poluição, das mudanças climáticas e a importância da conservação da biodiversidade, entre outras pautas ambientais. É uma data para conscientização, voltada à educação ambiental e à promoção de desenvolvimento sustentável e de práticas responsáveis entre as pessoas, empresas e governos. Neste mês, é a causa escolhida para a campanha Que dia é hoje? do FICAS.
A data foi criada pelo senador estadunidense Gaylord Nelson, que convocou uma manifestação contra a poluição em 1970, nos Estados Unidos, e reuniu 20 milhões de pessoas, incluindo duas mil universidades, dez mil escolas e centenas de comunidades. Os protestos levaram o governo a criar a Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) e foram determinantes para a aprovação de leis ambientais pioneiras sobre emissão de gases nocivos e proteção de espécies em extinção.
A Organização das Nações Unidas (ONU) adotou a data em 2009 e, neste ano, propõe o tema “Investir em nosso planeta” para as celebrações. Infelizmente, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU registrou, na última década, o nível mais alto de gases de efeito estufa e sinaliza que é preciso desacelerar o aquecimento global até 2030 para não alcançar um ponto de não retorno.
O relatório aponta os setores de energia, indústria, agricultura e o desmatamento como as principais fontes de poluição e emissão de gases de efeito estufa. Mais do que mudanças de hábitos a nível pessoal, são necessárias medidas macro urgentes de reflorestamento e uso de fontes de energia limpa no lugar dos combustíveis fósseis.
> Mais sobre a data e sobre o informe da ONU aqui.
LEIA TAMBÉM
21/mar – Uma luta urgente
20/fev – Dia Mundial da Justiça Social
31/jan – Dia da Solidariedade