Sonhamos com o dia em que esta e muitas outras datas não precisem existir, mas, até lá, a luta segue necessária: o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes ocupa o dia 18 de maio do calendário e é nossa causa do “Que dia é hoje?” do mês. O objetivo é que seja um dia voltado à conscientização e à mobilização da sociedade civil e dos governos em prol dos direitos dos meninos e meninas.
A data foi instituída há 23 anos pela Lei Federal 9.970/00. O 18 de maio faz referência ao sequestro da menina de 8 anos Araceli Campos, que aconteceu neste dia no ano de 1973, em Vitória (ES), e terminou em assassinato. Os suspeitos foram absolvidos por falta de provas.
O tema é forte e doloroso, mas é preciso sensibilizar e mobilizar a sociedade. Atualmente, acredita-se que apenas 10% dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes são denunciados no país e, mesmo assim, eles somam mais de 100 mil ao ano. Há indícios de aumento de casos com a chegada da pandemia de Covid-19 em 2020.
Campanha Faça bonito
A campanha convocada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Rede Ecpat Brasil e parceiros usa o slogan “Faça bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes” e tem uma margarida amarela como símbolo. A ideia é promover ações de forma coletiva e descentralizada.
Na chamada de 2023, reforçam que: “A adesão pode se dar por meio de caminhadas, audiências públicas, debates nas escolas, concursos de redação, exibição de filmes, realização de seminários e oficinas temáticas de prevenção à violência sexual, panfletagem, criação de produtos de comunicação nas mídias sociais, campanhas de rádios, entrevistas com especialistas, entre outras atividades, além de realização de rodas de escuta com adolescentes e jovens sobre a violência sexual, em particular a violência sexual na internet”.
A iniciativa disponibiliza gratuitamente material de comunicação, tanto para veiculação pela internet, como para produção de materiais impressos, artes para estampar camisetas, produção de folhetos, cartazes, adesivos ou brindes e atividades educativas para serem realizadas com crianças. As artes podem ser editadas para acrescentar os logos das instituições que apoiarem a causa e promoverem ações sobre o tema.
> Saiba mais: https://www.facabonito.org/
Para denunciar, entrar em contato com:
- Disque Denúncia local ou Disque 100
- Conselho Tutelar
- Delegacias especializadas ou comuns
- Polícia Militar (190)
- Polícia Federal
- Polícia Rodoviária Federal (191)
- Crimes na internet: new.safernet.org.br
LEIA TAMBÉM
22/abr – Dia Mundial da Terra
21/mar – Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial
20/fev – Dia Mundial da Justiça Social
31/jan – Dia da Solidariedade