Neste dia 18/mai, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, selecionamos 10 instituições que atuam em prol da proteção da infância no Brasil. A data foi instituída há 23 anos e faz referência ao crime cometido contra a menina de 8 anos Araceli Campos, no ano de 1973, em Vitória (ES).
Conheça o trabalho e apoie as organizações:
Aldeias Infantis SOS
Site: www.aldeiasinfantis.org.br
A instituição lidera o maior movimento de cuidado infantil do mundo e atua junto a meninos e meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de dar resposta a situações de emergência. Fundada na Áustria, em 1949, está presente em 137 países. No Brasil, atua há 55 anos e mantém mais de 80 projetos, em 31 localidades. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer cuidados alternativos para crianças e jovens que perderam o cuidado de suas famílias, a Aldeias Infantis SOS Brasil luta para que nenhuma criança cresça sozinha.
Andi Comunicação e Direitos
Site: https://andi.org.br
Criada formalmente em 1993, mas atuando de maneira voluntária desde 1990, a organização da sociedade civil articula ações inovadoras em mídia para o desenvolvimento. Suas estratégias estão fundamentadas na promoção e no fortalecimento de um diálogo profissional e ético entre as redações, as faculdades de comunicação e de outros campos do conhecimento, os poderes públicos e as entidades relacionadas à agenda do desenvolvimento sustentável e dos direitos humanos nos âmbitos nacional e global. Seus eixos de atuação são: Infância e Adolescência, Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável e Políticas de Comunicação. Desenvolve projetos como o “Jornalista amigo da criança”, “Primeira infância em pauta” e o Movimento Agenda 227 para prioridade dos direitos das crianças e adolescentes na idealização de políticas públicas.
Cedeca Casa Renascer
Site: www.cedecacasarenascer.org
Fundada em 1991, o Centro de Defesa de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes do Rio Grande do Norte é uma organização não governamental e sem fins lucrativo, que atua com enfoque no enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes. Em 2007, filiou-se à Associação Nacional de Centros de Defesa de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes (ANCED), tornando-se o único CEDECA do estado com o intuito de garantir proteção jurídico-social dos casos de abuso e exploração sexual e fortalecer o processo advocacy na promoção e defesa dos direitos da infância e adolescência.
ChildFund Brasil
Site: http://www.childfundbrasil.org.br
A missão da organização é apoiar o desenvolvimento de crianças em situação de privação, exclusão e vulnerabilidade social, além de mobilizar pessoas e instituições para que atuem na valorização, na proteção e na promoção dos direitos das crianças. A agência de desenvolvimento social atua na elaboração e no monitoramento de programas e projetos sociais. A instituição chegou ao Brasil em 1966, derivada da iniciativa chinesa fundada por um casal de estadunidenses em 1938. Seus projetos sociais são desenvolvidos com o envolvimento das famílias, das comunidades e da sociedade, na criação de ambientes de proteção, cuidado e empoderamento das crianças e adolescentes.
Childhood Brasil
Site: https://www.childhood.org.br
Tem como objetivo a proteção à infância e à adolescência, com foco no enfrentamento do abuso e da exploração sexual contra crianças e adolescentes. Trabalha por meio de programas e projetos para que a proteção da infância e da adolescência seja pauta de políticas públicas e privadas. Para fazer isso, forma parcerias com empresas, sociedade civil e governos, e oferece informação, soluções e estratégias para a questão da violência sexual contra crianças e adolescentes. Não realiza atendimento direto às vítimas e aos seus familiares. Criada em 1999 pela Rainha Silvia da Suécia, a Childhood Brasil faz parte da World Childhood Foundation, instituição que conta ainda com escritórios na Suécia, na Alemanha e nos Estados Unidos.
Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes
Site: www.coalizaobrasileira.org.br
Grupo formado por organizações, fóruns e redes dedicados à prevenção e ao enfrentamento das violências contra crianças e adolescentes no Brasil. Teve origem no final de 2017, quando passou a articular a adesão do governo brasileiro à Parceria Global pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, iniciativa lançada pelas Nações Unidas voltada à promoção de ações direcionadas ao alcance da meta 16.2 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs): Acabar com abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência e tortura contra crianças.
Fundação Abrinq
Site: https://www.fadc.org.br
A fundação de direito privado, sem fins lucrativos, foi constituída em 1990, ano da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, com o objetivo de mobilizar a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência, tanto por meio de ações, programas e projetos, como por meio do estímulo ao fortalecimento de políticas públicas. Dentre as causas que pautam suas ações está proteger crianças e adolescentes que sofrem violação de seus direitos ou que estão em situação de risco, por meio do combate ao trabalho infantil e da proteção de crianças e adolescentes nas diferentes formas de violência.
Herdeiros do Futuro
Site: https://www.herdeirosdofuturo.org.br
Fundada em 2006, a instituição atua oferecendo atendimento social, psicológico, pedagógico e legal gratuito, com o objetivo de auxiliar no reatamento ou fortalecimento dos vínculos familiares e potências protetivas possíveis a partir da quebra do ciclo da violência onde a família encontrasse inserida. O trabalho desenvolvido procura impactar além da criança, também os seus conviventes.
Instituto MetaSocial
Site: https://www.metasocial.org.br
A organização da sociedade civil foi criada há mais de 25 anos e tem por finalidade, individualmente ou em parceria com outras instituições, a promoção de atividades de relevância pública e social, a promoção da diversidade, o desenvolvimento humano, a diminuição dos níveis de exclusão e desigualdade social. Entre outras iniciativas, desenvolve o projeto “Eu Me Protejo”, criado para que as crianças aprendam que seus corpos são seus e devem ser respeitados, ensinando-as a reconhecer e se proteger de abusos e agressões.
Save the Children
Site: http://lac.savethechildren.net
Organização internacional não governamental fundada em 1919, que promove os direitos das crianças. Trabalha por um mundo que respeite e valorize cada criança, promovendo sua participação como agente de mudança. Na América Latina, desenvolve o Programa de Apoio à Sociedade Civil, que busca fortalecer a sociedade civil para que ela possa exigir e apoiar o cumprimento dos direitos da criança, responsabilizando os Estados e mobilizando e capacitando as crianças e adolescentes e suas comunidades.
LEIA TAMBÉM:
21/mar – Uma luta urgente
20/fev – Dia Mundial da Justiça Social
31/jan – Dia da Solidariedade