Organizações pela causa

O “Que dia é hoje?” do mês destaca o Dia Nacional da Democracia, celebrado pela sociedade civil organizada brasileira no dia 25 de outubro. Em dias como hoje, ressaltamos o papel fundamental das organizações, movimentos sociais e coletivos na luta pelos direitos, valores e manutenção da democracia.

Conheça dez organizações que trabalham pela causa:

Conectas Direitos Humanos
Site: https://www.conectas.org/
Fundada em 2001, a Conectas tem como missão “efetivar e ampliar os direitos humanos e combater as desigualdades para construir uma sociedade justa, livre e democrática a partir de um olhar do Sul Global”. Faz parte de um movimento global de luta pela igualdade de direitos e está conectada a uma rede extensa de parceiros espalhados pelo Brasil e pelo mundo, trabalhando para proteger e ampliar os direitos de todos, especialmente dos mais vulneráveis, propondo soluções, tentando impedir retrocessos e denunciando violações.

Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social
Site: https://intervozes.org.br/
Desde 2003, trabalha pela efetivação do direito humano à comunicação no Brasil, que acredita indissociável do pleno exercício da cidadania e da democracia. O coletivo é formado por ativistas distribuídos em 15 estados brasileiros e no Distrito Federal. O Intervozes acompanha e fiscaliza ações do Executivo, Legislativo, Judiciário e de empresas de comunicação, sensibiliza sobre o tema, faz articulação política com movimentos sociais e organizações, monitora violações do direito à comunicação e incentiva a comunicação popular e comunitária, entre outras ações.

Instituto Vladimir Herzog
Site: https://vladimirherzog.org/
A organização da sociedade civil foi criada em 2009 para celebrar a vida e o legado de Herzog, jornalista assassinado pela ditadura militar no Brasil. Tem como missão defender a democracia, os direitos humanos e da liberdade de expressão. Suas ações se organizam em três grandes frentes: Educação em Direitos Humanos; Jornalismo e Liberdade de Expressão; Memória, Verdade e Justiça, e, de forma transversal, se dedica às temáticas de gênero, raça e meio ambiente.

Instituto da Mulher Negra do Piauí – Ayabás
Site: https://institutoayabas.com.br
A organização política de mulheres negras tem por missão institucional a luta contra o racismo, sexismo, eliminação das desigualdades, valorização e promoção das mulheres negras e da comunidade negra em geral. Fundado em 2009, o Instituto tem dentre seus objetivos: a defesa da democratização e reforma do Estado, através do desenvolvimento e consolidação do exercício democrático na gestão das políticas públicas para a população negra, em especial para as mulheres negras; â promoção do desenvolvimento sustentável como base para a melhoria da qualidade de vida, defesa, preservação e conservação do meio ambiente; a promoção do empreendedorismo, de novos modelos socioprodutivos e de sistemas alternativos de geração de renda.

MCCE – Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral
Site: http://www.mcce.org.br
Criado em 2002, o movimento é uma rede formada por instituições da sociedade civil, movimentos, organizações sociais e religiosas que tem como objetivo combater a corrupção eleitoral, bem como realizar um trabalho educativo sobre a importância do voto visando sempre a busca por um cenário político e eleitoral mais justo e transparente. Seu Comitê Nacional, sediado em Brasília, é composto por mais de 70 entidades nacionais. Também integram o MCCE os comitês estaduais e municipais que exercem um importante papel de fiscalização, educação popular e monitoramento do orçamento público e da máquina administrativa.

Pacto pela Democracia
Site: www.pactopelademocracia.org.br
Iniciativa da sociedade civil voltada à defesa e ao aprimoramento da vida política e democrática no Brasil. Formado por um arco amplo e plural de organizações, movimentos e atores sociais, o Pacto atua em torno de três eixos para: Promover a cultura democrática; Defender e revigorar a institucionalidade democrática e os princípios, liberdades e direitos fundamentais expressos na Constituição Federal; Fortalecer a articulação de redes e de ação conjunta na sociedade civil e no universo político em defesa da construção democrática.

Plataforma dos Movimentos Sociais por Outro Sistema Político
Site: https://reformapolitica.org.br/
A Plataforma é uma articulação de movimentos, instituições, fóruns e redes que, desde 2004, atua para mudar a forma como o sistema político brasileiro está organizado institucionalmente. O ponto de partida foi a crítica aos instrumentos de participação social, que têm baixo impacto na formulação e controle social sobre as políticas públicas. Defende que os princípios democráticos que devem nortear uma verdadeira reforma política são os da igualdade, diversidade, justiça, liberdade, participação, transparência e controle social.

Rede Democracia e Direitos Humanos
Site: https://rededemocracia.com.br
A rede reúne organizações, frentes e movimentos em um núcleo de comunicação popular com ativismo a democracia e direitos humanos. Também propõe uma articulação política com outros grupos nas lutas democráticas, com debate das pautas comuns nas lutas e busca de consensos necessários para que a força da cidadania tenha um poder crescente nas definições políticas do país, como o relacionamento com governos, debates sobre ações junto aos parlamentos, em todos os níveis, entre outros.

Rede Democracia e Participação
Site: www.democraciaeparticipacao.com.br
Rede de pesquisadores/as de diversas instituições e estados brasileiros, que se dedicam aos estudos sobre a participação e a democracia no Brasil. Seus dois objetivos principais são: difundir o conhecimento produzido em linguagem acessível para um público amplo, visando intervir com qualidade no debate público; e atuar de forma coletiva em defesa dos direitos à participação e à democracia, contra a criminalização dos movimentos sociais e contra os ataques aos direitos das minorias.

SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia
Site: https://soscorpo.org/
Organização autônoma sediada em Recife (PE) e fundada em 1981, cuja luta se pauta no feminismo anti-sistêmico e em defesa da justiça socioambiental. Desenvolve várias práticas de trabalho – ação educativa, pesquisa, comunicação e ação política – que, juntas, conformam a base da intervenção social. A participação política do SOS Corpo em articulações do movimento feminista e em outros movimentos sociais – compostos por homens e mulheres – se dá a partir do vínculo com suas causas prioritárias e desenvolve-se por meio de alianças para o fortalecimento da sociedade civil organizada.

LEIA TAMBÉM
25/out – Dia Nacional da Democracia
21/set – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
12/ago – Dia Internacional da Juventude
7/jul – Dia do Voluntário Social
28/jun – Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+
18/mai – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
22/abr – Dia Mundial da Terra
21/mar – Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial
20/fev – Dia Mundial da Justiça Social

31/jan – Dia da Solidariedade

Confira as novidades do dia a dia do FICAS, lançamento de editais e campanhas de comunicação, entre outros temas, na seção Últimas Notícias.
Jornalista responsável: Paula Rodrigues.

Compartilhar