JUSTIÇA SOCIAL NO CENTRO DA POLÍTICA

“Promoção da justiça social – A justiça social no centro das agendas políticas internacionais, nacionais e regionais” é o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar o Dia Mundial da Justiça Social em 2024. Entre as ideias por trás da pauta, estão a “promoção do trabalho digno e de uma agenda de globalização justa centrada nos direitos fundamentais, nas oportunidades de emprego, na proteção social e no diálogo social construtivo entre governos, empregadores e trabalhadores”.

O Dia Mundial da Justiça Social é nossa “Causa do mês!”. A data é comemorada no dia 20 de fevereiro desde 2007, quando foi estabelecida pela Assembleia Geral ONU, a fim de propor reflexões e ações para o enfrentamento da pobreza, ao desemprego, todos os tipos de desigualdade, exclusão social e promoção dos direitos humanos, respeito às diversidades culturais e segurança social.

A data passou a ser comemorada anualmente em 2009. Após a iniciativa da ONU sobre este tema, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) se manifestou por meio da Declaração sobre Justiça Social para uma Globalização Equitativa (2008) e, em 2015, a própria ONU promoveu a “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, um plano de ação baseados em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

> Saiba mais sobre o Dia Mundial da Justiça Social da ONU.

LEIA TAMBÉM:
31/JANDia da Solidariedade + 10 organizações pela causa

Confira as novidades do dia a dia do FICAS, lançamento de editais e campanhas de comunicação, entre outros temas, na seção Últimas Notícias.
Jornalista responsável: Paula Rodrigues.

Compartilhar