Organizações pela causa

O Dia Mundial da Justiça Social, celebrado neste dia 20 de fevereiro, é a nossa Causa do mês! A data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) promove reflexões e incentiva ações para o enfrentamento da pobreza, todos os tipos de desigualdade, exclusão social e promoção dos direitos humanos, respeito às diversidades culturais e segurança social.

Em 2015, foi estabelecida pela ONU a “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, um plano de ação baseado em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e selecionamos 10 organizações que têm o trabalho alinhado com os ODSs:

ODS 1 – Erradicação da Pobreza
Amigos do Bem
Site:
www.amigosdobem.org
Com trabalho de combate à fome e à miséria iniciado em 1993, hoje atende regularmente a mais de 150 mil pessoas no sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará. Desenvolve projetos contínuos de educação, geração de renda e acesso à água, moradia e saúde.

ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável
Cidades sem fome
Site: https://www.cidadessemfome.org/
Criada em 2004 e com atuação no estado de São Paulo, a organização tem como foco a agricultura urbana, desenvolvendo projetos de hortas comunitárias, hortas escolares e estufas agrícolas, com produção orgânica. A organização oferece oportunidades de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade e promove melhorias na situação alimentar e nutricional de crianças e adultos.

ODS 3 – Saúde e Bem-estar
Projeto Saúde e Alegria

Site: www.saudeealegria.org.br
Iniciativa civil sem fins lucrativos que atua desde 1987 na Amazônia brasileira, promovendo e apoiando processos participativos de desenvolvimento comunitário integrado e sustentável. Com um trabalho de mobilização social, a equipe traz as comunidades para o centro das decisões sobre os programas que implementa, de forma a gerar benefícios reais e duradouros em organização social, meio ambiente, saúde, educação, economia, cultura e inclusão digital, entre outros, visando a melhorar a qualidade de vida e o exercício da cidadania. O uso da arte, do lúdico e da comunicação popular são bases de sua atuação.

ODS 4 – Educação de Qualidade
Projeto Uerê
Site: www.projetouere.org.br
A história do Projeto teve início em 1980 no Rio de Janeiro, com a “Escola Sem Portas Nem Janelas” desenvolvida com grupos de crianças e jovens em situação de rua. A iniciativa passaria a ser conhecida como Escola Coqueirinho, que, em 1998, ganhou uma sede e se transformou no Projeto Uerê. A missão da organização é proporcionar educação e instrução de qualidade para crianças e jovens em risco social, muitas vítimas ou testemunhas de violência. Atualmente atende a 300 crianças no Complexo de Favelas da Maré e mais de 130 mil crianças já tiveram contato com a Pedagogia Uerê-Mello em diversas cidades do Brasil.

ODS 5 – Igualdade de Gênero
Geledés Instituto da Mulher Negra
Site: www.geledes.org.br
Fundada em 1988, é uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira. Em parceria com a Prefeitura de São Paulo, inaugurou em 2016 o Centro de Referência da Igualdade Racial, na Vila Maria, zona norte da cidade. A iniciativa nasceu para atender e denunciar casos de racismo, trabalhar na promoção da identidade negra e ser um espaço de debate sobre a busca de igualdade racial.

ODS 6 – Água Potável e Saneamento

ODS 7 – Energia Limpa e Acessível

ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico
Vocação
Site: www.vocacao.org.br
A antiga Ação Comunitária do Brasil foi fundada em 1967, quando passou a estabelecer convênios com organizações de bairros e a investir na criação de metodologias pedagógicas. Nas décadas seguintes, passou a oferecer atendimento completo e integrado com práticas de educação, saúde e cultura. Na virada do século, dedicou-se ao atendimento prioritário à criança, ao adolescente e ao jovem com foco nas ações socioeducativas, inserção no mercado de trabalho e desenvolvimento comunitário, e aproximou-se do governo para influir em políticas públicas. Em 2015, o legado da instituição foi transferido à Vocação.

ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

ODS 10 – Redução das Desigualdades
Oxfam Brasil
Site: https://www.oxfam.org.br/
Criada em 2014 em São Paulo, a organização trabalhar “para a construção de um Brasil com mais justiça e menos desigualdades”. Atua em quatro áreas temáticas: Justiça Rural e Desenvolvimento, Justiça Social e Econômica, Justiça Racial e de Gênero e Justiça Climática e Amazônia. Faz parte de uma rede global, a Oxfam, que tem 20 membros que atuam em 90 países, por meio de campanhas, programas e ajuda humanitária.

ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

ODS 12 – Consumo e Produção Sustentáveis
Akatu
Site: https://akatu.org.br
Idealizada dentro do Instituto Ethos e fundada em 2001, a organização sem fins lucrativos promove ações para sensibilização, mobilização e engajamento da sociedade para o consumo consciente, sem excessos ou desperdícios. Desenvolve atividades focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas principais frentes de atuação: educação e comunicação.

ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima
Observatório do Clima

Site: https://www.oc.eco.br/
Rede de 78 organizações da sociedade civil brasileira formada em 2002 com o objetivo de discutir as mudanças climáticas no contexto nacional, mais especificamente o aquecimento global. Atua também em outras áreas da problemática ambiental, como a crise hídrica e energética, as políticas públicas e o desmatamento. Conta com a colaboração de muitos especialistas científicos e tem se destacado no cenário nacional pela sua atividade no campo dos debates, publicando estudos, divulgando conhecimento, promovendo encontros, exercendo pressão política para a adoção de um modelo sustentável e convocando a sociedade à ação.

ODS 14 – Vida na Água

ODS 15 – Vida Terrestre

ODS 16 – Paz, Justiça, e Instituições Eficazes
Instituto Sou da Paz
Site: https://soudapaz.org/
O Sou da Paz começou como uma campanha pelo desarmamento, lançada em 1997 por um grupo de estudantes para jogar luz sobre um tema até então desconsiderado no debate sobre segurança pública. O Instituto nasceu para apresentar soluções práticas e coletivas para quem sofre com a violência e a criminalidade todos os dias. Sua missão é contribuir para a implementação de políticas públicas de segurança que sejam eficientes e pautadas por valores democráticos e pelos direitos humanos. Seu modelo de segurança pública considera ações para prevenir a ocorrência de situações e também o que deve ser feito pelo aparato de segurança pública e justiça criminal para responder a estes casos.

LEIA TAMBÉM
20/fev Dia Mundial da Justiça Social

31/jan – Dia da Solidariedade + 10 organizações pela causa

Confira as novidades do dia a dia do FICAS, lançamento de editais e campanhas de comunicação, entre outros temas, na seção Últimas Notícias.
Jornalista responsável: Paula Rodrigues.

Compartilhar