Organizações pela causa

Hoje, 28 de junho, é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, uma data marcada pela luta por direitos, igualdade e respeito e pelo combate à marginalização e repressão, entre outras reivindicações. Saiba mais aqui.

Conheça organizações que atuam em prol da causa LGBTQIA+:

Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra)
Site: https://antrabrasil.org/
É uma rede nacional que articula 127 instituições que desenvolvem ações para promoção da cidadania da população de travestis e transexuais. Fundada em 2000, em Porto Alegre (RS), desenvolve pesquisas, promove campanhas informativas, realiza denúncias por preconceito e ou discriminação, além de colaborar com outras redes que trabalham com saúde, educação, segurança pública e direitos humanos.

Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT)
Site: www.abglt.org
Organização brasileira que tem como objetivo e missão, desde 1995, promover ações que garantam a cidadania e os direitos humanos de LGBTs, contribuindo para a construção de uma sociedade democrática, na qual nenhuma pessoa seja submetida a quaisquer formas de discriminação, coerção e violência, em razão de suas orientações sexuais e identidades de gênero. A criação da ABGLT foi um marco, pois possibilitou a criação de uma rede nacional de representação com capacidade e legitimidade para levar reivindicações até o Governo Federal e a sociedade como um todo.

Casa 1
Site: www.casaum.org
Fundada em 2016, a Casa 1 conta com três espaços na região central de São Paulo: uma residência para 20 jovens LGBTs expulsos de casa; um centro cultural com programações socioeducativas (aulas de idiomas, cursinho preparatório para o ENEM, lutas, costura, modelagem, canto, yoga) e uma sala de atendimento para população em situação de rua com distribuição de roupas e produtos de higiene pessoal. Conta ainda com uma clínica social com atendimentos psicoterápicos gratuitos e de baixo custo. No total, são atendidas cerca de 3500 pessoas por mês.

Casa Florescer
Site: https://cadiversidade.wixsite.com/florescer
Um centro de acolhida pioneiro no Brasil, a casa acolhe e atende 30 mulheres transexuais e travestis em situação de vulnerabilidade no Bom Retiro, em São Paulo. É administrada pela OSC CROPH (Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana) em parceria a Secretaria Municipal de Assistência de Desenvolvimento Social e Secretaria Municipal de Direitos Humanos. A instituição celebra a diversidade honrar e a história da comunidade LGBTQIA+ e trabalha pela luta por seus direitos.

Casa Nem
Site: https://bit.ly/3wtOYIx
Espaço de acolhimento para pessoas LGBTIs em situação de vulnerabilidade social, com prioridade para transexuais e travestis, no Rio de Janeiro. Fundada por volta de 2016, a instituição desenvolve programas e atividades em diversas vertentes com atividades focadas na autonomia e cultura dos seus moradores, além de realizar atendimentos e oferecer oficinas e cursos.

Casa Neon Cunha
Site: www.facebook.com/casaneoncunha/
O Projeto da Casa LGBTI+ Neon Cunha foi inaugurado em 2018 por meio da articulação de ativistas do Grande ABC, com o objetivo de construir um espaço de promoção e inclusão da diversidade em São Bernardo do Campo (SP).

Eternamente Sou
Site: https://eternamentesou.org/
Associação sem fins lucrativos que iniciou os trabalhos em 2017 na cidade de São Paulo com objetivo de oferecer atendimento psicossocial a pessoas idosas da comunidade LGBTQIA+. Considerando o preconceito, intolerância e a invisibilidade sofrida por esse público, a organização desenvolve um trabalho integrado e multidisciplinar com um grupo de voluntários a fim de favorecer a inclusão social e protagonismo, além da garantia de direitos e promoção da cidadania.

Instituto +Diversidade
Site: https://www.institutomaisdiversidade.com.br/
A organização sem fins lucrativos nasceu em 2020 a fim de mobilizar recursos e parcerias para articular soluções de alto impacto social para a população LGBTQIA+. Os projetos sob sua responsabilidade têm como objetivo a geração de oportunidades que empoderem profissionalmente a comunidade em todo o Brasil. Suas áreas de atuação são: Empreendedorismo, Empresas e Mercado, Pesquisa e Advocacy, e Redes de apoio.

Instituto Boa Vista
Site: https://www.instagram.com/institutoboavistape/
Organização não governamental fundada em 2008, em Recife (PE), que atua na defesa dos direitos humanos e questões socioambientais. Realiza ações dirigidas ao apoio à diversidade sexual, integra o Conselho Municipal de Direitos Humanos e desenvolve projetos, no qual são disponibilizados serviços de assistência psicológica, social e jurídica, dirigidos à população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais da cidade. Em 2017, passou a atuar também com direcionamento para a população com mais de 60 anos.

Somos – Comunicação, Saúde e Sexualidade
Site: https://somos.org.br/
Fundada em 2001, a organização situada em Porto Alegre (RS) realiza ações transdisciplinares, tendo como base os direitos humanos, com ênfase nos direitos sexuais e direitos reprodutivos. Atua por meio da articulação das áreas de educação, saúde, cultura, justiça, assistência social, cultura e comunicação. Sua missão é trabalhar por uma sociedade plural e democrática por meio da afirmação de direitos.

LEIA TAMBÉM
28/jun – Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+
18/mai Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes + 10 organizações pela causa
22/abr Dia Mundial da Terra + 10 organizações pela causa
21/mar Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial + 10 organizações pela causa

20/fev Dia Mundial da Justiça Social + 10 organizações pela causa
31/jan – Dia da Solidariedade + 10 organizações pela causa

Confira as novidades do dia a dia do FICAS, lançamento de editais e campanhas de comunicação, entre outros temas, na seção Últimas Notícias.
Jornalista responsável: Paula Rodrigues.

Compartilhar