Organizações pela causa

O Dia Internacional da Juventude, celebrado em 12 de agosto, e é nossa Causa do Mês! Selecionamos algumas organizações de diversas regiões do Brasil que desenvolvem trabalhos diários em prol de adolescentes e jovens nas mais diversas áreas.

Confira dez organizações que trabalham pela causa:

Associação Barreiros
Site: www.abarreiros.org.br 
Criada em 2008 para atender crianças e adolescentes da rede municipal de Ilhabela (SP), promove uma educação reflexiva e inclusiva. Em 2010, o GETEP (Grupo de Estudos e Trabalhos Psicodramáticos) assumiu a gestão pedagógica da instituição e, desde então, busca proporcionar aos alunos das escolas públicas a oportunidade de integrar, de forma lúdica e divertida, o saber social à aprendizagem escolar, explorando conhecimentos, práticas, habilidades e possibilidades de construção coletiva. Os projetos também buscam favorecer a experimentação, o exercício da criatividade e da expressão, o acesso à cultura, as práticas de saúde e de cuidado com o meio ambiente.

Colmeia
Site: www.colmeia.org.br
A organização de São Paulo foi fundada em 1942, em plena II Guerra Mundial, por assistentes sociais e educadores que acreditavam que só pela educação da juventude é que as nações iriam obter a paz. Atualmente, a Colmeia é reconhecida por seu trabalho de orientação vocacional e qualificação profissional, além de desenvolver diversas atividades educacionais, culturais e desportivas junto a adolescentes e jovens.

Empodera – Transformação Social Pelo Esporte
Site: www.empodera.org.br
Fundada em 2017, a organização tem base no Rio de Janeiro e atuação nacional. Utiliza o esporte e jogos lúdicos como ferramenta para que meninas adolescentes em situação de vulnerabilidade exerçam seu pleno potencial e direitos. As ações são focadas em promover a redução dos estereótipos nocivos e da violência baseados no gênero. A Empodera trabalha com o desenvolvimento e execução de metodologias esportivas, treinamentos e suporte técnico de organizações em prol de uma sociedade mais justa e equânime.

IDESQ – Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação Profissional
Site: https://idesq.org/
Há mais de 35 anos transformando a realidade da juventude cearense, a organização nasceu como um centro comunitário em Fortaleza, e hoje atua em 24 municípios, tendo formado mais de 11 mil jovens. Seu trabalho principal é voltado à qualificação de aprendizes, oferecendo a oportunidade do primeiro emprego e a inserção digna no mercado de trabalho.

Instituto Girassol de Desenvolvimento Social
Site: https://igds.org.br/
O trabalho do Instituto teve início em 2003, no município de Boca da Mata (AL), com o objetivo de promover ações que gerem mudanças e desenvolvimento no contexto local, com a garantia dos direitos da infância e juventude. Entre suas atividades, se encontram ações de leitura e escrita, que contribuem com a alfabetização. Desde sua fundação, o Instituto vem desenvolvendo ações de forma articulada com poder público e parceiros não governamentais, atuando diretamente com mais de 1000 jovens e 1500 crianças e adolescentes e suas famílias.

Instituto UNO
Site: www.institutouno.org.br
Criada em 2007, a associação com sede em São Paulo promove a crianças e adolescentes acolhidos e com defasagens importantes na educação o acesso a saberes essenciais para que recuperem sua capacidade de aprendizado escolar, ampliem suas oportunidades de inclusão no mercado de trabalho como jovens aprendizes e tenham mais autonomia após o acolhimento, sempre começando pela alfabetização. Seu Projeto Quero Saber… é um programa de educação focado na alfabetização e no letramento de crianças e adolescentes acolhidos em Serviços de Acolhimento Institucional.

JA Brasil – Junior Achievement
Site: https://www.jabrasil.org.br/
Desde 1919, por meio do método “aprender-fazendo”, a instituição tem investido em levar conhecimento sobre empreendedorismo, educação financeira e o mercado de trabalho para jovens da América Latina. Presente em mais de 100 países, mobiliza anualmente cerca de 470 mil voluntários que capacitam mais de 10 milhões de jovens de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social e, principalmente, estudantes de escolas públicas, a fim de construírem comunidades mais prósperas. A JA atua no Brasil há 40 anos.

PiPA
Site: https://opipa.org/
A organização, oficializada em 2018, tem como missão “promover o protagonismo de crianças e adolescentes e atuar a favor da justiça social nas esferas do brincar, da cultura, das artes e da educação não formal”. Atua nos distritos Cachoeirinha e Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo, e oferece a adolescentes e jovens complemento de conteúdo escolar, visão sociopolítica crítica e orientação vocacional para contribuir para o seu ingresso nas Etecs (Escolas Técnicas Estaduais).

Viração
Site: https://viracao.org/
Organização social que atua com projetos de Educomunicação e mobilização social desde 2003. As atividades desenvolvidas estimulam adolescentes e jovens a participarem de espaços de discussão sobre direitos humanos por meio de processos, intervenções e produtos de Comunicação estruturados em uma atuação interdisciplinar e complementar. Seus principais programas são: a Escola de Cidadania para Adolescentes, implementada em São Paulo, Belém (PA) e Recife (PE), a Agência Jovem de Notícias, uma plataforma de conteúdos multimídia com correspondentes no Brasil e no exterior, e a Revista Viração, uma publicação impressa/digital que deu origem à organização.

Vocação
Site: www.vocacao.org.br
A antiga Ação Comunitária do Brasil foi fundada em 1967, quando passou a estabelecer convênios com organizações de bairros e a investir na criação de metodologias pedagógicas. Nas décadas seguintes, passou a oferecer atendimento completo e integrado com práticas de educação, saúde e cultura. Na virada do século, dedicou-se ao atendimento prioritário à criança, ao adolescente e ao jovem com foco nas ações socioeducativas, inserção no mercado de trabalho e desenvolvimento comunitário, e aproximou-se do governo para influir em políticas públicas. Em 2015, o legado da instituição foi transferido à Vocação.

LEIA TAMBÉM
12/ago – Dia Internacional da Juventude
7/jul – Dia do Voluntário Social + 10 organizações pela causa
28/jun – Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ + 10 organizações pela causa
18/mai Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes + 10 organizações pela causa
22/abr Dia Mundial da Terra + 10 organizações pela causa
21/mar Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial + 10 organizações pela causa

20/fev Dia Mundial da Justiça Social + 10 organizações pela causa
31/jan – Dia da Solidariedade + 10 organizações pela causa

Confira as novidades do dia a dia do FICAS, lançamento de editais e campanhas de comunicação, entre outros temas, na seção Últimas Notícias.
Jornalista responsável: Paula Rodrigues.

Compartilhar