Dia de Doar 2024 está no ar!

No dia 17 de setembro, o FICAS participou de uma coletiva online para o lançamento oficial do Dia de Doar 2024: a 12ª edição brasileira acontecerá no dia 3 de dezembro! A data tem como objetivo promover a solidariedade e a cultura de doação, aumentando o impacto positivo do trabalho das organizações da sociedade civil.

Pessoas físicas, empresas, fundações, institutos e poder público são incentivados a apoiar e promover campanhas de mobilização de recursos para OSCs, coletivos e associações. Segundo dados levantados pela equipe do Dia de Doar, a edição 2023 movimentou R$ 7.561.056,94 em doações online, contou com 92 campanhas comunitárias e quase 40 milhões de pessoas foram alcançadas nas redes sociais.

Os organizadores disponibilizam no site oficial materiais de comunicação (marca, vídeos, jingles, releases, peças de comunicação para mídias sociais, planejamento de publicações etc.) para serem personalizados e estratégias de participação para impulsionar as campanhas. É recomendado o uso da hashtag #diadedoar nas redes.

No site, também estão disponíveis a lista de campanhas comunitárias que já foram realizadas no país, orientação de como liderar uma campanha e até um modelo de projeto de lei para cidades que quiserem formalizar a celebração do dia. As campanhas deste ano também poderão ser incluídas no mapa de campanhas, inclusive com link para receber doações.

NOVIDADES DESTE ANO!

  • O site está de cara nova e com informações mais completas. Acesse: www.diadedoar.org.br.
  • Entre os materiais disponíveis, estão templates do Canvas (e um tutorial!) tornando a produção das artes das campanhas mais simples. Confira aqui!
  • Também estão disponíveis uma série de jingles temáticos em diversos estilos musicais.
  • O Dia de Doar agora tem uma loja online para tornar mais fácil garantir brindes para a campanha. E a renda será revertida para o movimento seguir disseminando a cultura de doação: https://loja.diadedoar.org.br/
    • A Rede Comuá, pelo Programa Saberes, apoiou a realização do podcast “Minha história de doação”, disponível no Spotify.

Giving Tuesday

O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado Giving Tuesday (terça-feira de doação), que teve início nos Estados Unidos em 2012, sendo realizado sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving). A proposta nasceu como uma resposta solidária a datas consumistas como Black Friday e Cyber Monday, que acontecem nesta época.

No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR – Associação Brasileiras dos Captadores de Recursos, o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação. O FICAS apoia a causa desde quase o início, contribuindo com a divulgação da iniciativa e realizando campanhas de doação para si ou para instituições parceiras.

Mais de 90 países já aderiram à campanha! O logo original (coração vermelho) segue sendo usado pelos Estados Unidos e outros 12 países, mas a maioria optou por personalizar a marca em seus territórios, adaptando para as cores e símbolos nacionais. Saiba mais: https://www.givingtuesday.org/global/.

Confira as novidades do dia a dia do FICAS, lançamento de editais e campanhas de comunicação, entre outros temas, na seção Últimas Notícias.
Jornalista responsável: Paula Rodrigues.

Compartilhar