Organizações pela causa

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1998, o 24 de janeiro é o Dia Internacional da Educação. A data é nossa Causa do Mês e selecionamos algumas organizações que trabalham com educação ou pela promoção do direito à educação, da educação pública e integral, para todas as crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Conheça 10 organizações que trabalham pela educação no Brasil:

Ação Educativa
Site: https://acaoeducativa.org.br/
A associação civil sem fins lucrativos nasceu em São Paulo do Centro Ecumênico de Documentação e Informação (CEDI), que nas décadas de 1970 e 1980 participou da luta pela redemocratização do país e desenvolveu, entre outras frentes, trabalhos de educação popular e de defesa da educação pública. Quando o CEDI encerrou suas atividades em 1994, sua equipe de educação fundou a Ação Educativa. A organização atua nos campos da educação, da cultura e da juventude, com atividades de formação e apoio a grupos de educadoras/es, jovens e agentes culturais, além de desenvolver pesquisas e metodologias participativas com foco na construção de políticas públicas.

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)
Site: https://apaebrasil.org.br/
A APAE nasceu em 1954, no Rio de Janeiro, com o objetivo de promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla. A Federação Nacional das APAEs reúne mais de 2200 unidades em todo o Brasil, constituindo uma rede pioneira de promoção e defesa de direitos das pessoas com deficiência. Em 2022, foram mais de 23 milhões de atendimentos nas áreas de prevenção e saúde, educação, assistência social e inclusão no mercado de trabalho.

Cenpec
Site: https://www.cenpec.org.br/
Fundada em 1987, a organização da sociedade civil promove qualidade e equidade na educação pública brasileira. Seus projetos buscam contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, a formação de profissionais de educação e o fortalecimento da gestão educacional e escolar. Desenvolve metodologias e conteúdos acessíveis e adaptáveis a contextos diversos, atuando em parceria com redes públicas de ensino, espaços educativos e outras instituições. Suas ações já alcançaram cerca de 44 mil escolas públicas no Brasil.

Cidade Escola Aprendiz
Site: https://www.cidadeescolaaprendiz.org.br/
Organização da sociedade civil que atua há 27 anos na promoção da educação integral e no desenvolvimento de territórios educativos, com especial atenção à efetivação do direito à educação e a uma infância livre do trabalho infantil e da pobreza. Opera por meio de atuação direta nos territórios, pesquisa e desenvolvimento metodológico, disseminação de conhecimento e incidência política. Desenvolve atualmente cerca de 20 projetos em diversos estados do país.

Colmeia
Site: www.colmeia.org.br
A organização de São Paulo foi fundada em 1942, em plena II Guerra Mundial, por assistentes sociais e educadores que acreditavam que só pela educação da juventude é que as nações iriam obter a paz. Atualmente, a Colmeia é reconhecida por seu trabalho de orientação vocacional e qualificação profissional, além de desenvolver diversas atividades educacionais, culturais e desportivas junto a adolescentes e jovens.

Instituto Avisa Lá
Site: https://avisala.org.br/
Fundada em 1986, a organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, vem contribuindo para qualificar a prática educativa nos centros de Educação Infantil, creches e pré-escolas públicas. Junto às redes de Ensino Fundamental desenvolve ações de formação para profissionais de educação visando a competência da leitura, escrita e matemática das/os alunas/os nos anos iniciais. Apoia a formulação e implementação de políticas públicas que resultem numa educação de mais qualidade.

Instituto Rodrigo Mendes
Site: https://institutorodrigomendes.org.br/
A organização fundada em 1994, em São Paulo, tem como missão colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum. Colabora com a construção de uma sociedade inclusiva, que garanta a igualdade de direitos e valorize as diferenças humanas, desenvolvendo programas de pesquisa, formação continuada e controle social. Um dos seus principais projetos é o Diversa, uma rede de troca de experiências e construção de conhecimento sobre educação inclusiva, que tem como público-alvo educadoras/es, gestoras/es escolares, técnicas/os de secretarias de educação e outras/os profissionais comprometidas/os com o tema.

Instituto UNO
Site: www.institutouno.org.br
Criada em 2007, a associação com sede em São Paulo promove a crianças e adolescentes acolhidas/os e com defasagens importantes na educação o acesso a saberes essenciais para que recuperem sua capacidade de aprendizado escolar, ampliem suas oportunidades de inclusão no mercado de trabalho como jovens aprendizes e tenham mais autonomia após o acolhimento, sempre começando pela alfabetização. Seu Projeto Quero Saber… é um programa de educação focado na alfabetização e no letramento de crianças e adolescentes acolhidas/os em Serviços de Acolhimento Institucional.

Projeto Uerê
Site: www.projetouere.org.br
A história do Projeto teve início em 1980 no Rio de Janeiro, com a “Escola Sem Portas Nem Janelas” desenvolvida com grupos de crianças e jovens em situação de rua. A iniciativa passaria a ser conhecida como Escola Coqueirinho, que, em 1998, ganhou uma sede e se transformou no Projeto Uerê. A missão da organização é proporcionar educação e instrução de qualidade para crianças e jovens em risco social, muitas vítimas ou testemunhas de violência. Atualmente atende a 300 crianças no Complexo de Favelas da Maré e mais de 130 mil crianças já tiveram contato com a Pedagogia Uerê-Mello em diversas cidades do Brasil.

UNEafro – União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e Classe Trabalhadora
Site: https://uneafrobrasil.org/
Agrega participantes de várias lutas sociais como a causa negra, a luta antirracista, em prol das mulheres, da diversidade sexual e do combate a todos os tipos de discriminação e preconceito. Seu trabalho mais conhecido são os cursinhos pré-vestibulares comunitários que atendem jovens e adultos oriundos de escolas públicas, prioritariamente negras/os, que sonham em ingressar no Ensino Superior e preparar-se para o ENEM ou Concursos Públicos. A UNEafro conta atualmente com 30 núcleos em sua maioria no estado de São Paulo e com algumas unidades no Rio de Janeiro, além de um núcleo virtual que oferece aulas para o Brasil todo.

LEIA TAMBÉM
24/jan – Dia Internacional da Educação

 

Confira as novidades do dia a dia do FICAS, lançamento de editais e campanhas de comunicação, entre outros temas, na seção Últimas Notícias.
Jornalista responsável: Paula Rodrigues.

Compartilhar