Leituras Recomendadas
migração e refúgio

Guia dos Guias para Captar Recursos

Tipo: e-book navegável

Ano: 2023

Responsável: Instituto ACP, Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e apoio da Plataforma Conjunta. Autora: Andrea Wolffenbuttel.

Sinopse: o guia tem como objetivo ser um passo a passo didático para quem tem interesse em captar recursos para organizações da sociedade civil, ambientais e culturais. O conteúdo está dividido em: Tipos de doadores; Estratégias de captação (crowdfunding, telemarketing, editais ou leis de incentivos); Habilidades (do captador e da organização).

Leia na íntegra aqui.

migração e refúgio

Cuidar de Quem Cuida do Coletivo

Tipo: publicação (78 págs.)

Ano: 2022

Responsável: Instituto ACP (Visite site de origem)

Sinopse: desafios, provocações e caminhos para a gestão e o desenvolvimento de pessoas que atuam em organizações da sociedade civil. Publicação baseada em pesquisa que tinha como objetivo “investigar possíveis formatos, sentidos e viabilidade de criação de uma iniciativa focada na produção de conhecimento, capacitação e prestação de serviços relacionados à gestão de pessoas em organizações cujo foco principal é endereçar desafios sociais e/ou ambientais coletivos”.

Leia na íntegra: Download

migração e refúgio

Marketing digital para Terceiro Setor: indicadores e métricas na comunicação

Tipo: publicação (28 págs.)

Ano: 2022

Responsáveis: Trackmob e BC Marketing

Sinopse: com foco em um aumento de visibilidade das organizações, o e-book foi desenvolvido para contribuir para um entendimento crítico sobre o estado atual da comunicação da instituição e para o aperfeiçoamento dos canais de comunicação e da mensagem, aprimorando o relacionamento com os públicos de interesse.

Leia na íntegra: Download

migração e refúgio

Direitos Ambientais para Jornalistas - Guia de Boas Práticas

Tipo: publicação (88 págs.)

Responsável: Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) no Brasil

Ano: 2022

Sinopse: o guia apresenta contextos, informações e exemplos de boas práticas relacionadas ao trabalho de defensores/as ambientais, que foram coletados durante atividades de escuta, compartilhamento de saberes e entrevistas. A Iniciativa de Defensores Ambientais do PNUMA busca colaborar com partes interessadas-chave, como a mídia, para uma melhor formação e cobertura sobre o tema.

Leia na íntegra: Download (versões em ING e ESP aqui)

migração e refúgio

Mascarando a Miséria: A pandemia de COVID-19 e as(os) trabalhadoras(es) migrantes da indústria da moda de São Paulo

Tipo: relatório (24 págs.)

Responsáveis: Centro de Informação sobre Empresas e Direitos Humanos (Business & Human Rights Resource Centre)

Ano: 2020

Sinopse: a publicação foi produzida a partir de entrevistas realizadas em 2020 com 146 trabalhadoras/es migrantes que trabalham na indústria da moda de São Paulo (capital e região metropolitana), em sua maioria, mulheres bolivianas. A pesquisa teve como objetivo entender o impacto da pandemia de Covid-19 a partir de questões relacionadas aos reflexos da crise tanto na esfera laboral, como a demanda por mão-de-obra e a variação do preço dos produtos costurados, quanto questões mais pessoais, como saúde mental, bem-estar e relações familiares.

Leia na íntegra: Download

migração e refúgio

Guia de Gestão de Pessoas no Terceiro Setor (4 Módulos)

Tipo: publicação (média de 50 págs. por módulo)

Responsáveis: Instituto ACP e IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social

Ano: 2021

Sinopse: com o objetivo de contribuir para o fortalecimento institucional das organizações da sociedade civil brasileira, a publicação reúne dicas sobre recrutamento e seleção, contratação, inclusão e diversidade. O conteúdo está dividido em quatro módulos: “Formar uma boa equipe”, “Manter uma boa equipe”, “Colocar a casa em ordem” e “Cuidar do clima”.

Leia na íntegra: Módulo 1, Módulo 2, Módulo 3 e Módulo 4   

migração e refúgio

Migrações Internacionais e a pandemia de Covid-19

Tipo: publicação (638 págs.)

Responsáveis: organização do Observatório das Migrações de São Paulo e pelo Núcleo de Estudos Populacionais Elza Berquó, da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas. Apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Universidade de Cardiff, Ministério Público do Trabalho, Missão Paz e Museu da Imigração.

Sinopse: a publicação reúne 67 textos sobre os desafios e as ações das instituições diante da pandemia, os novos cenários da (i)mobilidade da população, o controle das fronteiras, o aumento da xenofobia contra refugiados e migrantes, entre outros temas. São produções de pesquisadores brasileiros sobre o fenômeno migratório, de representantes da sociedade civil ligada à temática e relatos pessoais de imigrantes de diferentes origens.

Leia na íntegra: Download

Compartilhar