Compromisso solidário

Ajuda, apoio, auxílio, amparo, assistência, socorro, proteção, defesa. Estes são alguns sinônimos para a palavra solidariedade, um sentimento de empatia e identificação com os outros, especialmente os mais vulneráveis. O Dia da Solidariedade é celebrado no dia 31 de janeiro e é nossa primeira data comemorativa da campanha Que dia é hoje? do ano.

A solidariedade permeia o compromisso da Declaração do Milênio, assinado em 2000 por 191 nações e que daria origem aos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Entre eles, estão acabar com a extrema pobreza e a fome, promover a igualdade entre os sexos, erradicar doenças e fomentar novas bases para o desenvolvimento sustentável dos povos.

Dedicar um dia à solidariedade é uma forma de destacar a importância da ação coletiva para a construção de um mundo mais justo, seguro e feliz para todos/as. Ações solidárias podem ser realizadas diariamente por cada pessoa e impulsionadas pela sociedade civil organizada, mas também deve ser responsabilidade dos governos, para combater problemas a níveis locais e globais.

Algumas formas de ser solidário:

1. Doação: de dinheiro, roupas, livros, brinquedos, alimentos e até mesmo sangue. É possível promover campanhas mobilizando mais pessoas para potencializar doações. Hospitais sempre estão com campanhas para doação de sangue (ou medula óssea) e igrejas, prefeituras e organizações da sociedade civil também costumam promover campanhas de agasalhos. Informe-se!

O Dia de Doar é uma iniciativa que promove a cultura de doação. Saiba mais: www.diadedoar.org.br.

2. Voluntariado: dedicar tempo de trabalho e atenção para causas sociais é uma alternativa transformadora. Organizações próximas de casa ou do trabalho podem facilitar a disponibilidade e instituições que trabalham com causas de interesse são ótimas opções.

Conheça alguns sites que conectam vagas de voluntariado:
https://www.atados.com.br/
https://buscavoluntaria.com.br/

3. Seja parceiro de uma organização: uma maneira de contribuir com a construção de um mundo mais igualitário e pautado pela justiça social é escolher uma organização ou causa para apoiar de forma sistemática. Pode ser como doador recorrente, apadrinhando uma criança, participando dos eventos promovidos, oferecendo trabalho voluntário anual, compartilhando, curtindo e comentando as notícias divulgadas pela comunicação institucional.

4. Como agente político: esteja por dentro das pautas sociais, conheça os programas de governo dos seus candidatos, cobre os políticos eleitos pela aprovação e cumprimento de leis, ocupe os espaços de decisão popular.

5. Iniciativa privada: como empresa, fundação ou instituto empresarial, defenda e promova as ações de responsabilidade social, apoie o trabalho de organizações da sociedade civil.

E você como costuma praticar a solidariedade?

Sobre o Que dia é hoje?
Nossa campanha de comunicação foi criada em 2020 a fim de despertar o interesse para pautas que consideramos importantes e dar visibilidade ao trabalho de outras organizações. A cada mês, uma data comemorativa é escolhida para abordar temas sociais. Depois de dois anos, apoiando as mesmas causas, em 2023 jogaremos luzes em temáticas inéditas.

> Veja o que já foi pauta no Que dia é hoje?

Confira as novidades do dia a dia do FICAS, lançamento de editais e campanhas de comunicação, entre outros temas, na seção Últimas Notícias.
Jornalista responsável: Paula Rodrigues.

Compartilhar