Juntos conquistamos tudo

Desde o ano 2000, o dia 20 de junho é conhecido como o Dia Mundial do Refugiado e, neste mês, é a causa escolhida para nossa campanha “Que dia é hoje?”. O tema da migração e do refúgio tem sido um ponto central da atuação do FICAS desde 2018.

A data foi definida em uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), devido à proximidade do 50º aniversário da Convenção de 1951 relativa ao Estatuto dos Refugiados. A ONU, por meio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e organizações da sociedade civil e coletivos de mais de 100 países se mobilizam nesta data para dar visibilidade à situação dos mais de 80 milhões de refugiados em todo o mundo, que foram forçados a deixar suas casas e países devido à guerra, conflitos, perseguição, entre outras dificuldades.

O tema da campanha oficial da ACNUR em 2021 é “Juntos conquistamos tudo”. A cada ano é definido um tema, que já abordou o respeito, tolerância, esperança, juventude refugiada, entre outros.

Outras datas:

  • Antes de 2000, já era celebrado o Dia do Refugiado Africano em diversos países e, a partir de então, a data foi unificada.
  • Desde 1914, a Igreja Católica comemora o Dia Mundial dos Migrantes e Refugiados em janeiro.
  • A ONU também institucionalizou um Dia Internacional dos Migrantes, que é comemorado em 18 de dezembro.

> Confira a programação oficial da ACNUR Brasil para este ano aqui.
> Saiba mais sobre nosso Programa de Formação de Coletivos de Migrantes e Refugiados/as.

Confira as novidades do dia a dia do FICAS, lançamento de editais e campanhas de comunicação, entre outros temas, na seção Últimas Notícias.
Jornalista responsável: Paula Rodrigues.

Compartilhar