Conectar, transformar e fortalecer é o que pretende o Projeto MigreAfetos/SP, edição 2022, que tem como foco mulheres imigrantes, em situação de refúgio e apátridas, que moram na cidade de São Paulo. Realizada pela organização da sociedade civil Católicas Pelo Direto de Decidir em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, a iniciativa contará com oficinas formativas gratuitas de Fortalecimento Pessoal e de Fortalecimento Econômico, além do desenvolvimento de um foto livro com as participantes.
As oficinas
As oficinas formativas serão realizadas pelo FICAS em um total de 9 encontros (dois presenciais e sete online) entre os meses de julho e agosto. Serão momentos de troca de experiências entre mulheres de diferentes origens e culturas para, em rede, trabalhar os desafios da mulher migrante sobre a luta por seus direitos e a sua identidade.
Os encontros presenciais irão acontecer aos domingos, na sede do FICAS, na Vila Mariana (próximo ao metrô Santa Cruz). Os encontros presenciais terão duração de quatro horas e os virtuais irão acontecer uma vez por semana, com encontros noturnos de duas horas.
Quem pode participar
Estão convidadas mulheres migrantes, que vivem na cidade de São Paulo, de todas as nacionalidades, em especial de origem sul-americana, africana e árabe. É necessário conhecimento básico de português para compreender e se expressar na língua. As participantes irão receber um vale-internet para apoiar o acesso aos encontros virtuais e recurso para o transporte e alimentação nos encontros presenciais.
Conheça os grupos e participe!
1. Grupo de Fortalecimento Pessoal
Para mulheres que estão buscando interagir com outras mulheres de diferentes comunidades migrantes e têm interesse em participar de um processo de desenvolvimento pessoal. Além disso, esta turma irá ampliar suas referências, conhecendo equipamentos e direitos significativos para a vida das comunidades migrantes em São Paulo.
Entre os temas que serão trabalhados destacam-se: reflexões sobre quem sou eu, de onde venho e o que eu tenho na minha bagagem; moradia e acesso à cidade (cultura e lazer); saúde (da mulher e da família na realidade brasileira), direitos trabalhistas, sociais e de educação. Serão também abordados temas ligados à proteção social, como por exemplo, integridade física, guarda de filhos, documentos e pensão.
> Inscrições até 20/jun: https://bit.ly/MigreAfetos_FortPessoal
> Em caso de dúvidas: migreafetos@ficas.org.br e (11) 94048-0690 (WhatsApp).
2. Grupo Fortalecimento Econômico
Este grupo busca contribuir para o fortalecimento da autonomia econômica de mulheres migrantes que atuam em pequenos grupos com seus próprios negócios. Ao longo da formação, as participantes serão convidadas a olhar o próprio negócio, entendendo suas características e quais são as fortalezas e desafios para desenvolvê-lo. Além disso, irão encontrar subsídios para o empoderamento econômico, partindo dos princípios da economia solidária e para questões práticas de um empreendimento econômico. Pretende-se também criar uma rede de trocas de experiências entre as mulheres participantes.
Entre os temas que serão aprofundados nos encontros estão: princípios e valores da economia solidária; questões legais e burocráticas de um empreendimento econômico (regularização do negócios) e finanças (orçamento, prestação de contas, fluxo de caixa). O grupo também terá a oportunidade de olhar para a comunicação e marketing nas redes sociais e dialogar sobre temas como qualidade, apresentação do produto, relação com consumidor, prazos, entre outros.
> Inscrições até 20/jun: https://bit.ly/MigreAfetos_FortEconomico
> Em caso de dúvidas: migreafetos@ficas.org.br e (11) 91322-2175 (WhatsApp).