Proteção para todos/as

Sabia que, pela primeira vez, o número de pessoas que deixaram seus países, fugindo de guerras, violência, violações de direitos humanos e perseguição ultrapassou os 100 milhões? A marca, que passava de 80 milhões no ano passado, teve um salto significativo devido à guerra na Ucrânia.

Outro número marcante mostra que, no último triênio, cerca de 1 milhão de crianças nasceram fora de suas nações de origem. Os dados são da Organização das Nações Unidas (ONU), instituição que escolheu o dia 20 de junho como Dia Mundial do Refugiado. Celebrada desde o ano 2000, a data é nosso tema da campanha “Que dia é hoje?” do mês.

O dia foi escolhido em uma Assembleia Geral da ONU, devido à proximidade do 50º aniversário da Convenção de 1951 relativa ao Estatuto dos Refugiados. A instituição, por meio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e organizações da sociedade civil e coletivos de mais de 100 países se mobilizam nesta data para dar visibilidade à situação dos refugiados em todo o mundo.

O tema da campanha oficial da ACNUR em 2022 é “Seja quem for. Seja quando for. Seja onde for. Todas as pessoas têm direito a buscar proteção”. A cada ano é definido um tema, que já abordou o respeito, tolerância, esperança, juventude refugiada, entre outros.

Outras datas:
• Antes de 2000, já era celebrado o Dia do Refugiado Africano em diversos países e, a partir de então, a data foi unificada.
• Desde 1914, a Igreja Católica comemora o Dia Mundial dos Migrantes e Refugiados em janeiro.
• A ONU também institucionalizou um Dia Internacional dos Migrantes, que é comemorado em 18 de dezembro.

> Saiba mais na página da ACNUR Brasil.
> Conheça nosso Programa de Formação de Coletivos de Migrantes e Refugiadas.

LEIA TAMBÉM:
17/mai – Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia
7/abr – Dia Mundial da Saúde
8/mar – Dia Internacional da Mulher
27/fev – Dia Mundial das ONGs
21/jan – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Confira as novidades do dia a dia do FICAS, lançamento de editais e campanhas de comunicação, entre outros temas, na seção Últimas Notícias.
Jornalista responsável: Paula Rodrigues.

Compartilhar