Confira as dicas da semana!

EDIÇÃO 21/JUL/22 – Nesta seleção de notícias e de oportunidades do campo social, estão reunidos editais nas áreas de esportes, enfrentamento às mudanças climáticas, pelos direitos das crianças e adolescentes, além de um direcionado a organizações lideradas por sobreviventes de exploração. As dicas também trazem a programação do Julho das Pretas e a sugestão de um livro de comunicação para organizações. Para enviar sugestões de pauta, entre em contato pelo e-mail comunicacao@ficas.org.br.

FINANCIAMENTO E APOIO TÉCNICO

[Itaú] Inscrições para o Itaú Esporte 2022
Edital selecionará projetos que vão além do ensino da modalidade e que olhem para as pessoas de forma integral, contribuindo para o seu desenvolvimento e impactando sua comunidade. O programa financiará iniciativas de organizações da sociedade civil aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte que atuem nas frentes de formação e capacitação de educadores e gestores, educação integral e diversidade.
Inscrições até 22/jul: https://bit.ly/3zdomOG.

[CESE] Apoio a projetos da região de cerrado
Podem se inscrever no edital “Povos do Cerrado enfrentando as Mudanças Climáticas: Direitos Territoriais e Sistemas Alimentares” povos indígenas, comunidades tradicionais, extrativistas, ribeirinhas, camponesas, quilombolas, mulheres, juventudes, entre outros públicos, que vivem no Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (MATOPIBA). O apoio financeiro será de até R$ 30 mil.
Inscrições até 24/jul: https://bit.ly/3OOpWMp.

[Itaú] Edital Fundos da Infância e da Adolescência 2022
A iniciativa selecionará projetos que atuem para assegurar direitos de crianças, adolescentes e suas famílias, considerando também o contexto dos múltiplos impactos da pandemia do Covid-19. Serão priorizadas propostas que contemplem um ou mais dos eixos temáticos: Promoção da vida e da saúde; Enfrentamento e prevenção de violações de direitos; Garantia do direito à educação.
Inscrições até 29/jul: https://bit.ly/3PukU7Z.

[Survivor Leadership Fund] Fundo para organizações lideradas por sobreviventes
Com foco em organizações do Brasil, Bolívia e Peru, a iniciativa oferecerá doações irrestritas de até 20 mil dólares, que poderão ser usadas da maneira que a instituição achar melhor para atingir seus objetivos organizacionais. O edital considera sobrevivente a pessoa que passou por experiências de exploração como ser sujeito a trabalho forçado, trabalho escravo, tráfico de pessoas, trabalho infantil ou casamento forçado.
Inscrições até 31/jul em PT/ES/IN: https://bit.ly/3J6KgGR.



CURSOS E EVENTOS

[Rede de Mulheres Negras / Odara] Confira as atividades do Julho das Pretas
A 10ª edição da iniciativa contará com 421 atividades realizadas por mais de 200 organizações de mulheres negras em 18 estados brasileiros. A edição de 2022 tem como tema “Mulheres Negras no Poder – Construindo o Bem Viver” e marca os 30 anos desde que o movimento de mulheres negras declarou o 25 de julho o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.
Confira a programação completa: https://bit.ly/3bL44CN.



OUTRAS DICAS

[Trackmob / BC Marketing] Download: “Marketing digital para Terceiro Setor: indicadores e métricas na comunicação”
O e-book está disponível gratuitamente em nossa biblioteca virtual! A publicação busca contribuir com a visibilidade das organizações, a partir do aperfeiçoamento da comunicação institucional e do relacionamento com seus públicos.
Baixe aqui: https://ficas.org.br/leituras-recomendadas/
Baixe aqui: https://ficas.org.br/leituras-recomendadas/

[FICAS] Salas fixas e espaços para eventos na Vila Mariana
O FICAS está disponibilizando algumas salas de sua sede, em São Paulo, para organizações da sociedade civil, coletivos, empreendedores sociais, profissionais autônomos e demais interessados. Há opções de salas de trabalho para duas pessoas ou até seis pessoas, além de ambientes para formações e reuniões e um espaço amplo ao ar livre.
Entre em contato e agende uma visita: https://ficas.org.br/2022/02/17/espacos-de-trabalho-em-sp/

As Dicas FICAS reúnem notícias e oportunidades do campo social, como editais, cursos e eventos. Para enviar sugestões de pauta, entre em contato pelo e-mail comunicacao@ficas.org.br.

Compartilhar