FICAS em Ação 98 – Nov/22

Dia de Doar: campanha tem como foco Cuidar de Quem Cuida

Doações serão convertidas em melhorias na nova sede, além de oficinas sobre cuidado e sistematização de programa.

Com a pandemia de Covid-19 e todos seus impactos, nasceu um dos mais recentes programas do FICAS, o Cuidar de Quem Cuida, que promove a saúde emocional de profissionais e voluntários/as que trabalham com pessoas em vulnerabilidade social. A formação, que já teve quatro edições, aborda temas como o autocuidado, cuidado com as relações e cuidado com o trabalho. O conteúdo foi pensado para reduzir o estresse do dia a dia, como estratégia para qualificar a atuação dos profissionais.

A edição 2022 do programa aconteceu devido ao sucesso de um crowdfunding realizado no fim do ano anterior, com apoio da Benfeitoria e do fundo Todo Cuidado Conta (Droga Raia e Drogasil), que incluiu ações no Dia de Doar. Este movimento internacional promove a cultura da doação e a solidariedade, estimulando a doação de pessoas físicas, empresas e organizações. Chamada Giving Tuesday (“terça-feira de doação”) no exterior, a data foi criada nos Estados Unidos, em 2012, e acontece na terça-feira após o Dia de Ação de Graças.

Neste ano, o Dia de Doar cai no dia 29/nov e a campanha de mobilização de recursos do FICAS seguirá até 9/dez. A ideia é utilizar as doações para fazer melhorias em sua nova sede, para deixá-la mais acolhedora e apta para as futuras formações presenciais. Como retribuição, serão realizadas oficinas sobre cuidado e, se alcançada a meta máxima, uma sistematização do programa Cuidar de Quem Cuida. Podem ser feitas doações em conta, incluindo PIX, e parcerias com empresas, institutos e fundações.

“O FICAS vem apoiando o movimento que promove o Dia de Doar desde 2015, seja divulgando a iniciativa ou realizando campanhas próprias. Em geral, nossas campanhas foram destinadas a outras instituições, como a Missão Paz, ou para a compra de cestas básicas para mulheres migrantes. No ano passado, investimos na realização de uma edição do Cuidar de Quem Cuida e agora queremos seguir com este foco no cuidado, que tem se mostrado tão importante, conta Paula Rodrigues, responsável pela Comunicação do FICAS.

Nova sede
O FICAS mudou de sede em novembro e agora está entre as estações de metrô Santa Cruz e Praça da Árvore, no endereço Rua das Glicínias, 178, Mirandópolis, São Paulo. As atividades seguem no modelo híbrido, entre presenciais e online com home office, e os principais contatos são: 11 95816-0335 (WhatsApp) e e-mail comunicacao@ficas.org.br.

> Veja como apoiar a campanha do FICAS aqui.
> Saiba mais: www.diadedoar.org.br.


 

FICAS facilita encontro anual da RedeMiR pelo quinto ano consecutivo

Evento da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados foi realizado totalmente online e reuniu mais de 80 participantes de todo o Brasil.

Segundo Relatório de Tendências Globais da ACNUR – Agência da ONU para Refugiados, ao final de 2021, o número de pessoas no mundo que precisaram se deslocar por guerras, violência, perseguições e abusos de direitos humanos chegou a 89,3 milhões, um número alto em relação à última década. Porém, desde então, a invasão da Ucrânia e outras emergências humanitárias subiram este número à marca recorde de 100 milhões. Os dados informam ainda que, de todas as pessoas refugiadas e deslocadas à força, cerca de 20% delas estão nas Américas.

Diante de uma pauta tão latente, aconteceu a 18ª edição do Encontro Anual da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados (RedeMiR), que trouxe o tema “Viver o presente e construir o futuro com os migrantes e refugiados”. Em versão 100% online pela terceira vez, o evento aconteceu nos dias 3, 10 e 17 de novembro de 2022 e foi promovido pelo Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) com apoio da ACNUR. Fizeram parte também do Comitê Estratégico do Encontro a Missão Paz e o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados. A organização e a facilitação foram conduzidas pelo FICAS pelo quinto ano consecutivo.

“O que significa incluir, ou seja, colocar os mais vulneráveis no centro? Eu não vou responder, pois é justamente o que esperamos desse grande grupo. Respostas virão, tenho certeza, de todos e todas nós participantes neste encontro”, foi a pergunta inicial da Ir. Rosita Milesi, diretora do IMDH na abertura do evento. O Encontro Anual 2022 contou com uma média de mais de 80 participantes de diferentes regiões do Brasil e do exterior.

As atividades do evento foram divididas por temas. No dia 3/nov, estiveram como foco as crianças, população LGBTQIA+ e mulheres migrantes e refugiadas. Já no dia 10/nov, foram abordados o fortalecimento das redes e possibilidades de financiamento, além da troca de experiências práticas. Para encerrar, no dia 17/nov, o encontro tratou do acesso à educação e apresentou dados oficiais sobre migração e refúgio e direitos sociais do público-alvo.

Com as mudanças decorrentes da pandemia de Covid-19 e a necessidade de distanciamento social, houve um aumento do trabalho realizado online e o FICAS vem aperfeiçoando sua metodologia para o ambiente digital. Eventos virtuais também permitem uma participação maior de pessoas que não teriam possibilidade de deslocamento.

A RedeMiR foi articulada em 2004 e reúne mais de 60 organizações da sociedade civil de todo o Brasil. Seu trabalho tem como foco o compromisso humanitário da atenção e reassentamento de refugiados/as, defesa de direitos, promoção e integração de migrantes presentes no Brasil ou em regiões de fronteira, além de atuar com políticas públicas.

> Confira a cobertura completa do Encontro Anual realizada pelo IMDH: 3/nov, 10/nov e 17/nov.


FICAS conduz oficinas sobre avaliação para projetos apoiados pelo Instituto Alcoa

Iniciativas foram selecionadas pelo edital do Programa de Apoio a Projetos Locais, que tem como foco trabalhos nas áreas de educação e geração de trabalho e renda.

Nos dias 18 e 25 de outubro de 2022, a equipe FICAS facilitou oficinas online sobre avaliação e monitoramento de projetos para as instituições apoiadas pelo Programa de Apoio a Projetos Locais do Instituto Alcoa no edital de 2022 e anteriores. O objetivo foi proporcionar o aprofundamento do tema de forma prática e vivencial, promovendo espaços de troca de experiências entre as instituições a partir dos projetos selecionados.

O Programa busca contribuir para o desenvolvimento de territórios onde a Alcoa está presente e apoia projetos de organizações da sociedade civil e/ou poder público nas áreas de atuação prioritária do instituto, Educação e Geração de Trabalho e Renda. Também incentiva o desenvolvimento de iniciativas que promovam a inclusão de mulheres, grupos étnico-raciais, pessoas com deficiência e público LGBTQIA+.

O edital 2022 recebeu 53 inscrições e selecionou 16 iniciativas das regiões de Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA), que têm potencial de beneficiar mais de 3 mil pessoas. Foram aprovados mais de R$ 2,1 milhões divididos em apoios financeiros que variam de R$ 50 mil a 250 mil, a serem usados em até dois anos na execução do projeto e avaliação de seus resultados.

“Com essas parcerias, buscamos gerar impacto e as transformações necessárias para uma sociedade cada vez mais inclusiva e menos desigual. A união de esforços entre sociedade civil, poder público e o investimento social privado é fundamental para o desenvolvimento dos territórios de forma articulada, consistente e perene”, afirmou Monica Espadaro, gerente de projetos do Instituto Alcoa, na divulgação dos projetos selecionados.

O FICAS tem parceria com o Instituto desde 2015 e consecutivamente desde 2018, sendo responsável pelo processo seletivo, monitoramento e apoio técnico dos projetos, além de orientar as instituições interessadas sobre o preenchimento do formulário de inscrição no sistema da Alcoa por e-mail, telefone e WhatsApp. O FICAS também conduziu três workshops virtuais neste ano para apoiar as organizações.

O trabalho incluiu, ainda, assessorar os representantes de Relações Comunitárias (RCs) e os Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias (CCRCs) da Alcoa, que contribuem no processo seletivo.

> Conheça as instituições e projetos apoiados: https://bit.ly/3CQhKGH.


Plataforma Conjunta promoverá desenvolvimento institucional

Espaço com conteúdo gratuito para organizações da sociedade civil irá ao ar no 1º trimestre de 2022. FICAS integra comitê consultivo.

O ano de 2022 tem sido de costuras para a idealização da Plataforma Conjunta, espaço a ser lançado no início do próximo ano e que será especializado em conteúdos para potencializar o desenvolvimento institucional e práticas de gestão de organizações da sociedade civil. A iniciativa é do Instituto ACP, Vamos, Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org, com incubação do GIFE.

O FICAS faz parte do Comitê Consultivo Colaborativo ao lado de outras 24 instituições do campo social. Esse grupo tem se reunido periodicamente, de forma virtual, para contribuir na construção da plataforma. Neste segundo semestre, o FICAS foi um dos responsáveis por conduzir uma pesquisa junto a associações, coletivos e organizações de sua rede, a fim de levantar informações que contribuam para o desenvolvimento da plataforma, como as nomenclaturas mais usadas, temas de interesse e formatos de conteúdos.

A Conjunta irá oferecer gratuitamente conteúdos em temáticas relevantes no campo social, como: Mobilização de Recursos; Gestão de Pessoas; Comunicação; Gestão Financeira; Gestão Jurídica; Monitoramento e Avaliação; entre outros. Além de conteúdos, estão sendo planejadas formações e outros tipos de apoio.

“Fortalecimento institucional é a essência do trabalho do FICAS, por isso, não tivemos dúvidas em aceitar fazer parte desta iniciativa da Plataforma Conjunta quando fomos convidados! As trocas nas reuniões do conselho estão sendo ricas e gerando várias aprendizagens. É sempre ótimo trabalhar e construir em rede”, Andreia Saul, diretora executiva e fundadora do FICAS.

> Para saber mais sobre a iniciativa: www.conjunta.org.


 

Que dia é hoje? Confira as causas de outubro e novembro

Nossa campanha de comunicação “Que dia é hoje?” vêm dando visibilidade a causas que acreditamos ser importantes e que estão alinhadas a nossos valores, reforçando nosso compromisso de “fortalecer pessoas e organizações”. A cada mês é escolhida uma data comemorativa para ser divulgada, bem como o trabalho de organizações que atuam com as respectivas temáticas.

Confira as causas que ficaram em evidência nos últimos meses:

17/out – Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
A data foi escolhida após o falecimento do padre Joseph Wresinski, fundador do Movimento Internacional ATD Quarto Mundo, que quatro anos antes havia mobilizado 100 mil pessoas em Paris (FRA) em prol das vítimas de pobreza, fome, violência e medo. A estimativa atual é de que mais de 800 milhões de pessoas ainda vivam em pobreza extrema (menos de U$ 1,90 por dia) com carência de alimentos, água potável e saneamento básico. Saiba mais.

8/set – Dia Nacional da Consciência Negra
Idealizado há 51 anos por um grupo de jovens universitários do Rio Grande do Sul, o dia tem como objetivos reconhecer e valorizar a contribuição das/os negras/os na construção da sociedade brasileira, valorizar sua história e a herança cultural africana, assim como denunciar desigualdades e injustiças, como racismo e discriminação. A data foi escolhida por ser o dia atribuído à morte de Zumbi (1655-1695), líder do Quilombo dos Palmares e um dos maiores símbolos da luta pela libertação do povo negro no sistema escravista. Saiba mais.

 

 

FICAS em Ação é um informativo mensal que reúne notícias sobre os programas, assessorias, ações e parcerias do FICAS. Jornalista responsável: Paula Rodrigues.

Compartilhar