FICAS em Ação 95 – Jun/22

Primeiras turmas do Cuidar de Quem Cuida 2022 chegam ao fim

Foram três módulos online voltados a profissionais do campo social realizados com o financiamento coletivo Todo Cuidado Conta.

Encontro de encerramento do módulo 3 do Cuidar de Quem Cuida 2022.

Alegria, interação, reflexão e olhar para o autocuidado foram alguns pontos destacados pelos participantes das primeiras turmas de 2022 do programa Cuidar de Quem Cuida, realizadas entre março e junho. A iniciativa voltada a profissionais e voluntárias/os do campo social que trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica busca promover a saúde emocional destes profissionais, que muitas vezes vivem uma rotina contínua de estresse.

O programa do FICAS nasceu em 2020, em meio ao cenário de pandemia de Covid-19, com apoio da Fundação Avina, como estratégia para qualificar a atuação desses profissionais e contribuir para que possam continuar realizando seus trabalhos com qualidade. Na edição deste ano, o Cuidar de Quem Cuida contou com três módulos temáticos com quatro encontros virtuais de duas horas cada: Autocuidado, Cuidado com as relações e Cuidado com o trabalho.

“Em cada encontro, cuidamos de algo que muitas vezes fica esquecido na correria do dia a dia. As atividades nos faziam refletir que, para cuidar do outro, precisamos cuidar primeiro de nós. Se estamos bem, a escuta ativa, o acolhimento e as deliberações ocorrem de forma mais coesa dentro da equipe, o que reflete diretamente no bem-estar dos usuários, afirmou Rosângela Moura, coordenadora de cuidados do Lar São Vicente de Paulo, de Campinas (SP). “Participar dos três módulos foi transformador, não só no campo profissional, mas, principalmente, na área pessoal. Hoje somos um grande grupo de amigos de várias partes do Brasil, unidos para o cuidado”, completa.

A média de participantes foi de 20 por turma, sendo a maioria da Grande São Paulo, mas também do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Sergipe. Os profissionais inscritos trabalhavam principalmente com crianças e adolescentes. Esta edição foi realizada com o apoio de 92 doadores de um financiamento coletivo promovido pela Benfeitoria em parceria com o Fundo Todo Cuidado Conta (Droga Raia e a Drogasil), que triplicou o valor arrecadado, totalizando R$ 31.095,00.

Metodologia FICAS também no digital
Baseada na educação popular e no tripé participação, afetividade e ludicidade, a metodologia FICAS vem sendo adaptada ao ambiente virtual e possibilitou a participação de profissionais de diversas regiões do país, o que enriqueceu os momentos de trocas. Os encontros priorizavam a interação entre os participantes e promoviam um ambiente de aprendizagem a partir do contexto, com a realização de atividades vivenciais. Foram destaque a presença e escuta ativa nas relações, a importância do estado de consciência sobre o autocuidado e da necessidade de tempo para reflexões.

“Havia participado de uma formação do FICAS em 2013, que nos impactou grandemente como profissionais e como instituição, mas não achei que fosse possível conseguir um resultado tão proveitoso no ambiente digital. Porém, ao longo dos encontros do Cuidar de Quem Cuida, aconteceram conexões, trocas e mudanças internas valiosíssimas!, declara Rose Mari Teles, gestora de projetos da APARU – Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (MG).

“Todos os conteúdos foram muito válidos e as dicas e dinâmicas de como colocá-los em prática no meu dia a dia, em relação com o outro e no meu trabalho, foram fundamentais. Destaco a Escuta ativa, a Comunicação não-violenta, as Dimensões do Homem… A metodologia utilizada foi excelente, muito dinâmica e leve, favorecia o relacionamento entre os participantes, conta Vaudete Bueno, gerente de desenvolvimento institucional da Sociedade Movimento dos Focolari, de Vargem Grande Paulista (SP). “Com certeza, hoje olho para mim e vejo quanto estou mais atenta no cuidar de mim mesma e dos outros ao meu redor. As trocas de experiências de grupo que fizemos me enriqueceu muitíssimo!”, compartilha.

Saiba mais:
> Quer apoiar o programa Cuidar de Quem Cuida, levar para sua empresa, instituto empresarial e/ou organização? Fale conosco: comunicacao@ficas.org.br.
> Conheça este e outros programas do FICAS.
> Saiba mais sobre: Benfeitoria, Droga Raia e Drogasil.


 

Projeto MigreAfetos/SP atenderá mulheres migrantes de São Paulo

O FICAS será responsável pelas oficinas formativas em Fortalecimento Pessoal e de Fortalecimento Econômico.

O Projeto MigreAfetos/SP, edição 2022, tem como objetivo conectar, transformar e fortalecer mulheres migrantes, em situação de refúgio e apátridas, que moram na cidade de São Paulo. A iniciativa da organização da sociedade civil Católicas Pelo Direto de Decidir em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo contará com oficinas formativas gratuitas conduzidas pelo FICAS, além do desenvolvimento de um foto livro com as participantes.

As interessadas poderão escolher participar de um dos dois grupos de formação: Fortalecimento Pessoal e Fortalecimento Econômico. O primeiro se destina a mulheres que estão buscando interagir com outras mulheres de diferentes comunidades migrantes e têm interesse em participar de um processo de desenvolvimento pessoal. Além disso, esta turma irá ampliar referências de equipamentos e direitos significativos para a vida das comunidades migrantes.

Já o grupo de Fortalecimento Econômico pretende contribuir para a autonomia econômica de mulheres migrantes que atuam em pequenos grupos com seus próprios negócios. Ao longo da formação, as participantes serão convidadas a olhar o próprio negócio, entendendo suas características e quais são as fortalezas e desafios para desenvolvê-lo. Além disso, irão encontrar subsídios para o empoderamento econômico, partindo dos princípios da economia solidária e para questões práticas de um empreendimento econômico. Pretende-se também criar uma rede de trocas de experiências entre as mulheres participantes.

No total, serão realizados 9 encontros (dois presenciais e sete online) entre os meses de julho e agosto de 2022. Serão momentos de troca de experiências entre mulheres de diferentes origens e culturas para, em rede, trabalhar os desafios da mulher migrante sobre a luta por seus direitos e a sua identidade. Os encontros presenciais irão acontecer aos domingos, na sede do FICAS, na Vila Mariana (próximo ao metrô Santa Cruz) e os virtuais, uma vez por semana.

Como participar
Estão convidadas mulheres migrantes, que vivem na cidade de São Paulo, de todas as nacionalidades, em especial de origem sul-americana, africana e árabe. É necessário conhecimento básico de português para compreender e se expressar na língua. As participantes irão receber um vale-internet para apoiar o acesso aos encontros virtuais e recurso para o transporte e alimentação nos encontros presenciais.

As inscrições podem ser realizadas online e seguem abertas até o dia 20/junho:


 

Oficina encerra assessoria em avaliação com as Católicas pelo Direito de Decidir

FICAS conduziu um processo avaliativo institucional com participação da equipe que teve início em novembro de 2021.

Um dos encontros da assessoria em avaliação com a equipe das Católicas pelo Direito de Decidir.

Um processo avaliativo participativo e coletivo, com formação da equipe em planejamento, monitoramento e avaliação foi a assessoria oferecida à organização da sociedade civil Católicas pelo Direito de Decidir. Para o FICAS, é importante que a avaliação seja um processo contínuo, permanente, objetivo e voltado para gerar aprendizagens e o aprimoramento dos profissionais e das ações avaliados. O trabalho foi realizado entre janeiro e maio de 2022.

As atividades foram divididas em três etapas: aprofundamento sobre a organização a partir da leitura e análise dos materiais disponibilizados, além de escuta junto a todas as áreas e núcleos da organização; construção do processo avaliativo (foco, questões-chaves, objetivos e procedimentos), gerando um significado para o monitoramento e avaliação comum à equipe; e coleta de dados e sua análise e interpretação.

“A consultoria do FICAS em nosso processo avaliativo foi extraordinária. Andreia (Saul) conduziu as oficinas com muita competência, sabedoria e sensibilidade, inclusive reorientando rumos quando necessário. A metodologia participativa foi excelente para realmente nos envolvermos no processo, todo o caminho traçado com diálogo e confiança nos deixando muito à vontade para colocar as questões e desconfortos que nos tocam”, afirma Gisele Pereira, co-coordenadora das Católicas pelo Direito de Decidir. Esse processo tem nos possibilitado fortalecer nossos vínculos e ao mesmo tempo avançar em nossas capacidades internas e estrutura organizativa. Somos imensamente gratas ao FICAS por essa experiência tão valiosa!, completa.

Durante o percurso de fortalecimento institucional, a assessoria focou também na divisão e composição dos núcleos da organização, fluxos de decisão e comunicação, acordos de trabalho e comunicação sobre os projetos. A assessoria foi concluída oficialmente no dia 26 de maio, com uma oficina onde foram apresentados os resultados do processo avaliativo, buscando jogar luzes nas fortalezas e desafios da instituição. A tarefa do FICAS no final do processo foi de mediar as expectativas para o planejamento estratégico das Católicas.

> Conheça o parceiro: https://catolicas.org.br/


 

Nova parceria com United Way Brasil tem como foco voluntariado

O FICAS está trabalhando no mapeamento de organizações da sociedade civil e escolas públicas que poderão receber voluntários de empresas parceiras.

Entre os meses de maio e junho de 2022, o FICAS está trabalhando em uma nova assessoria para a United Way Brasil que inclui o mapeamento e cadastro de organizações da sociedade civil e escolas públicas interessadas em receber voluntários/as de empresas parceiras da instituição.

Além de cadastradas no banco de dados, as instituições receberão o Selo UWB de Voluntariado, tornando-as aptas para receber profissionais das mais diversas áreas. Entre as atividades do FICAS também estão a divulgação da iniciativa, verificação dos documentos solicitados (CNPJ, Estatuto Social e Ata da Última Diretoria), orientações e formação para as instituições participantes.

Podem se inscrever organizações que atendem crianças, adolescentes, jovens, adultos e/ou idosos com, pelo menos, dois anos de fundadas e escolas das seguintes cidades: Betim (MG), Caçapava (SP), Camanducaia (MG), Goiana (PE), Lavras (MG), Louveira (SP), Manaus (AM), Navegantes (SC), São Bernardo dos Campos (SP), São Paulo (SP) e Seropédica (RJ).

Nos anos de 2020 e 2021, o FICAS também assessorou a United Way Brasil na execução de seu Programa Crescer Aprendendo, que apoia famílias para bem-estar físico, psíquico e emocional de crianças pequenas, especialmente a fim de reduzir os impactos do isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. O trabalho é realizado com grupos de famílias em diversas cidades de sete estados.

Últimos dias para participar
Instituições interessadas em fazer parte do banco de organizações e receber o Selo UWB, ainda podem se inscrever pelo link https://bit.ly/Selo_UnitedWayBR. Em caso de dúvida, entrar em contato pelo e-mail uwbvoluntariado@ficas.org.br e/ou + 11 94253.2627 (WhatsApp).

> Saiba mais sobre o parceiro: https://unitedwaybrasil.org.br/

 


 

Que dia é hoje? Confira as causas de maio e junho

Desde 2021, nossa campanha de comunicação chamada “Que dia é hoje?” vêm dando visibilidade a causas que acreditamos ser importantes e que estão alinhadas a nossos valores, reforçando nosso compromisso de “fortalecer pessoas e organizações”. A cada mês é escolhida uma data comemorativa para ser divulgada, bem como o trabalho de organizações que atuam com as respectivas temáticas.

Conheça as datas de maio e junho:

17/mai – Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia
A data promove a luta contra a violação de direitos, violência e discriminação da população LGBTQIA+: lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, intersexuais e demais pessoas com outras expressões de gênero e sexo. O dia 17 de maio foi escolhido em 2004 em referência à data do ano de 1990 quando a Organização Mundial de Saúde finalmente retirou a homossexualidade da lista de transtornos mentais.
Saiba mais: Nossos corpos, nossos direitos.

20/jun – Dia Mundial do Refugiado
Pela primeira vez, o número de pessoas que deixaram seus países, fugindo de guerras, violência, violações de direitos humanos e perseguição ultrapassou os 100 milhões? A marca, que passava de 80 milhões no ano passado, teve um salto significativo devido à guerra na Ucrânia. Os dados são da Organização das Nações Unidas (ONU), instituição que escolheu o dia 20 de junho como Dia Mundial do Refugiado. A instituição, por meio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e organizações da sociedade civil e coletivos de mais de 100 países se mobilizam nesta data para dar visibilidade à situação dos refugiados em todo o mundo.
Saiba mais: Proteção para todos/as.

 

 

FICAS em Ação é um informativo mensal que reúne notícias sobre os programas, assessorias, ações e parcerias do FICAS. Jornalista responsável: Paula Rodrigues.

Compartilhar