FICAS em Ação 100 – Mar-Abr/23

FICAS lança seu Relatório de Atividades 2020-2022

Edição de 25 anos reflete sobre a trajetória da organização e já está disponível no site.

“Lá atrás, em 1997, quando a inquietação de jovens acadêmicos plantou a semente do que seria o FICAS, ninguém imaginava quais caminhos a organização seguiria, nem até onde chegaria. Às vezes, a sensação é de que estes 25 anos passaram em um piscar de olhos, e, outras, de que um quarto de século é toda uma vida de trabalho voltado ao fortalecimento de organizações, associações comunitárias, coletivos e atores sociais para que sigam desempenhando seu papel estratégico nas transformações sociais”. Assim começa o Relatório de Atividades 2020-2022 que celebra os 25 anos do FICAS e acaba de ir ao ar.

A publicação tem como foco compartilhar o trabalho realizado no último triênio por meio de programas, assessorias e parcerias, além dos desafios, aprendizados e adaptações que vieram com a pandemia. Nesse período, foram realizadas oito edições de programas, voltados a mulheres migrantes, profissionais do campo social e gestores de organizações da sociedade civil, além de 29 assessorias nas áreas de expertise do FICAS, como seleção e monitoramento de projetos, facilitação e mediação de encontros, sistematização de experiências, avaliação institucional e de projetos, mapeamento, entre outros.

“Ao olhar para trás e refletir sobre o caminho percorrido, se destaca o papel fundamental de todos os parceiros/as que tornaram possível nosso trabalho, seja financiando projetos, colaborando tecnicamente ou apenas sonhando juntos para nos fazer avançar. Foram 51 parceiros/as neste triênio. É muita gente bacana fazendo a diferença!”, afirma Andreia Saul, idealizadora e fundadora da organização. “O FICAS também é o FICAS por todos os colaboradores/as que se dedicaram a nossa causa de compartilhar conhecimento e fortalecer pessoas e organizações. Somos muito gratos! Neste triênio, nos despedimos de uma das mais brilhantes que fizeram parte da equipe, a psicóloga Magui Gioielli (1944-2022), que nos ajudou a idealizar nossa área de educação. Ela agora dá nome à nossa biblioteca e é uma forma de tê-la sempre presente”, completa.

Conceber e dar forma a uma publicação como este relatório é um processo intenso de registro da história da organização e também de reflexão sobre a prática. Do ponto de vista da comunicação, lançar um novo site responsivo, que pode ser acessado de todos os tipos de dispositivos era um sonho antigo e que se mostrou crucial em tempos de se acompanhar o mundo pelo celular”, comenta Paula Rodrigues, responsável pela comunicação do FICAS. “O distanciamento social exigido pela pandemia também nos levou a aperfeiçoar metodologias, adaptando formações e trocas ainda mais para o mundo digital”.

A pandemia de Covid-19 impactou diretamente a atuação do FICAS, bem como seus públicos, comunidades e sociedade a nível global. Com ela, muitos desafios surgiram, a metodologia precisou buscar alternativas no ambiente virtual e novas necessidades surgiram. O FICAS apoiou e realizou seis campanhas solidárias e esteve envolvido em iniciativas como as Conversas que Fortalecem, encontros online para troca de experiências e desafios das organizações durante a pandemia, e o Cuidar de Quem Cuida, programa voltado à saúde socioemocional de profissionais do campo social.

Outros destaques do período foram a homologação do FICAS como certificadora do Pacto de Promoção da Equidade Racial, iniciativa de combate ao racismo estrutural, e a mudança de sede do FICAS da Vila Mariana para a Praça da Árvore, também em São Paulo.

> Confira o Relatório na íntegra aqui.


 

Instituto Alcoa e FICAS renovam parceria em avaliação pelo 7º ano

FICAS está a frente do processo seletivo do Programa de Apoio a Projetos Locais, que está recebendo inscrições de iniciativas de educação e geração de trabalho e renda.

Estão abertas até 25 de abril as inscrições para o edital 2023 do Programa de Apoio a Projetos Locais do Instituto Alcoa. Realizado anualmente, tem como objetivo promover a educação e o desenvolvimento dos territórios nos quais a Alcoa está presente, apoiando projetos de organizações da sociedade civil e/ou poder público nas áreas de atuação prioritária do instituto: Educação e Geração de Trabalho e Renda.

O FICAS é responsável pelo processo seletivo, monitoramento e apoio técnico dos projetos em uma parceria que teve início em 2015. A assessoria também prevê o apoio aos representantes de Relações Comunitárias da Alcoa e os Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias, que contribuem no processo.

No mês de março, a equipe FICAS também conduziu seis workshops presenciais sobre elaboração e envio de projetos em Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA). Os encontros contaram com 270 participantes no total. Durante o período de inscrições, também orienta as instituições interessadas sobre o preenchimento do formulário de inscrição no sistema da Alcoa por e-mail, telefone e WhatsApp.

“A equipe do FICAS valoriza muito a parceria com o Instituto Alcoa, um relacionamento que nos tem proporcionado muitos aprendizados e a satisfação de trabalharmos pela mesma causa: o fortalecimento de organizações que desenvolvem projetos de relevância social em diversas regiões do país, declara Marcia Quintino, coordenadora técnico-metodológica do FICAS e uma das responsáveis pela parceria.

Sobre o edital
Dentro das categorias do edital, o Instituto Alcoa também tem como foco contribuir para a redução das desigualdades, incentivando o desenvolvimento de iniciativas que promovam a inclusão de mulheres, grupos étnico-raciais, pessoas com deficiência e do público LGBTQIA+.

Nós acreditamos que os projetos comunitários têm a capacidade de transformar os territórios em que estamos presentes, através de uma agenda coletiva de desenvolvimento local. Sabemos da potência da sociedade civil e de suas comunidades, e é por isso que atuamos em conjunto com diferentes atores, para que possamos promover iniciativas em prol de uma sociedade cada vez mais inclusiva e equitativa”, afirma Monica Espadaro, diretora executiva de Operações do Instituto Alcoa.

Os apoios financeiros variam de R$ 50 mil a 250 mil, a serem usados em até dois anos na execução do projeto e avaliação de seus resultados. Serão priorizados projetos nas regiões de: Juruti (PA); Divinolândia (SP), Poços de Caldas e Caldas (MG); São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar (MA).

> Inscrições para o edital 2023 aqui: institutoalcoa.sponsor.com.
> Dúvidas pelo e-mail avaliacao@ficas.org.br ou pelo telefone 0800 722 0715 (de segunda a sexta, das 9 às 17 h).


Plataforma Conjunta, gestão para quem transforma

O FICAS integra comitê consultivo do portal com conteúdo gratuito para fortalecimento institucional de organizações.

Durante o Congresso GIFE 2023, que aconteceu em São Paulo nos dias 12 a 14 de abril, foi lançada oficialmente a Plataforma Conjunta, uma iniciativa gratuita e colaborativa, que tem como objetivo compartilhar conhecimento, ferramentas, boas práticas de gestão e formações. O espaço foi pensado para viabilizar recursos que promovam o desenvolvimento institucional, potencializem o trabalho das organizações da sociedade civil brasileira e incentive a construção de redes.

Estão disponíveis materiais atualizados sobre cuidado de pessoas, mobilização de recursos, setor financeiro, jurídico, comunicação, monitoramento e avaliação, gestão do conhecimento, entre outros. O conteúdo, dividido entre iniciante, intermediário e avançado, é apresentado em diferentes formatos como cursos, relatórios, conteúdos práticos, estudos de caso, podcast, vídeos, pesquisas, modelos de documento e ferramentas. É destinado a gestores/as, colaboradores/as, empreendedores/as social, ativistas, lideranças comunitárias, integrantes de coletivos e voluntários/as.

A Plataforma Conjunta é uma iniciativa do GIFE, Instituto ACP e Instituto Humanize, que compõem o Comitê Gestor e apoio da Vamos, Fundação Lemann e República.org. O FICAS integra o Comitê Consultivo Colaborativo desde 2022, ao lado de outras 24 instituições do campo social, contribuindo para sua idealização e lançamento.

No ano passado, o FICAS foi um dos responsáveis por conduzir uma pesquisa junto a associações, coletivos e organizações de sua rede, a fim de levantar informações que contribuíssem para o desenvolvimento da plataforma. Esse ano, todos os esforços foram no sentido de divulgar o lançamento da plataforma para a rede do FICAS.

“Foi ótimo ver um sonho que foi partilhado com tanta gente se tornar realidade. O pré-lançamento da Plataforma Conjunta no Congresso GIFE não poderia ter sido melhor, cercado pela diversidade de pessoas que o congresso mobilizou, mesma diversidade que a Plataforma pretende, e vai, engajar! Parabenizo o Comitê Gestor, em especial a Erica Sanchez, Pamela Ribeiro e Michele Rocha pelas falas no pré-lançamento, e a Camila Stefanelli, coordenadora executiva da Conjunta, que ouve, articula e realiza muito!”, destaca Andreia Saul, diretora executiva e fundadora do FICAS.

> Conheça e compartilhe a novidade: www.conjunta.org.


FICAS assessora Dow com seu edital de responsabilidade social pela segunda vez

A assessoria inclui o acompanhando do processo seletivo em parceria com a United Way Brasil.

De 16 de janeiro a 17 de fevereiro de 2023, estiveram abertas as inscrições para o 4º Edital de Responsabilidade Social da Dow. Pela segunda edição consecutiva, o FICAS foi parceiro da empresa com uma assessoria em Avaliação, que incluía desenvolvimento de uma landing page das inscrições, suporte às organizações durante o período de inscrições e verificação de documentação das iniciativas.

Também fez parte do trabalho a promoção e busca ativa de iniciativas em algumas localidades para dar visibilidade ao edital e incentivar a participação. A United Way Brasil também é parceira do edital, sendo responsável por coordenar os pareceres técnicos ao longo do processo seletivo, acompanhar a gestão dos projetos selecionados e do investimento destinado às organizações contempladas.

“Para este 4º edital, foi realizado um processo de divulgação com realização de três workshops de apresentação e espaço para tirar dúvidas, o que contribuiu para o aumento do número de organizações participantes e maior equilíbrio de projetos por localidade, conta Márcia Rodrigues, consultora FICAS e uma das responsáveis pela parceria com a United Way Brasil e Dow.

As categorias do edital eram: inclusão da população preta e parda, nos temas educação, empoderamento feminino e/ou empregabilidade; economia circular; e redução de emissões de carbono. O foco eram organizações dos municípios: Breu Branco (PA), Candeias (BA), Guarujá (SP), Hortolândia (SP), Ilha de Matarandiba – Vera Cruz (BA), Jacareí (SP), Jundiaí (SP), Santos Dumont (MG) e São Paulo (SP).

> Confira as organizações selecionadas a partir de 24/abr no site: https://ficas.org.br/edital-dow/
> Saiba mais sobre a Dow. https://br.dow.com/pt-br.html


 

Que dia é hoje? Confira as causas do bimestre

Conheças as causas apoiadas pela campanha de comunicação “Que dia é hoje?”, foi criada em 2020 a fim de despertar o interesse para pautas que consideramos importantes e dar visibilidade ao trabalho de outras organizações.

MARÇO – O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial foi instituído como 21 de março em memória a um acontecimento trágico deste dia no ano 1960, conhecido como Massacre de Sharpeville. Na ocasião, a polícia local matou 69 pessoas e feriu mais de 180 em uma manifestação pacífica que reuniu 20 mil participantes contra a Lei do Passe do Apartheid na África do Sul. Saiba mais.

ABRIL – O Dia Mundial da Terra, celebrado em 22 de abril, promove reflexões sobre o uso dos recursos naturais, sobre os impactos da poluição, das mudanças climáticas e a importância da conservação da biodiversidade, entre outras pautas ambientais. É uma data para conscientização, voltada à educação ambiental e à promoção de desenvolvimento sustentável e de práticas responsáveis entre as pessoas, empresas e governos. Saiba mais.

 

 

FICAS em Ação é um informativo mensal que reúne notícias sobre os programas, assessorias, ações e parcerias do FICAS. Jornalista responsável: Paula Rodrigues.

Compartilhar