Voltadas a fundações, institutos e empresas, as assessorias realizadas pelo FICAS têm como objetivo contribuir no desenvolvimento de programas junto às organizações da sociedade civil, estreitando o relacionamento entre esses atores. As metodologias de trabalho são construídas juntamente com os parceiros, considerando suas necessidades e características.
O FICAS também atua realizando processos seletivos de organizações para investimentos sociais e formando profissionais de empresas e organizações em temas como desenvolvimento comunitário e voluntariado.
Conheça as principais linhas de assessorias oferecidas pelo FICAS e alguns exemplos de trabalhos desenvolvidos:
- Conteúdo e metodologia para fortalecimento institucional
- Seleção, monitoramento e apoio técnico de projetos
- Avaliação: institucional, de projetos e programas
- Apoio técnico e formativo no desenvolvimento de projetos e programas
- Mediação e facilitação de grupos, reuniões e oficinas
- Fortalecimento de redes
- Assessoria em Fortalecimento Institucional
- Certificação de empresas, institutos, fundações e organizações
Conteúdo e metodologia para fortalecimento institucional
Soluções em gestão
SEBRAE-SP
Com uma história de quase três décadas com programas próprios de fortalecimento institucional, o FICAS também compartilha sua expertise no desenvolvimento de conteúdos e metodologias para parceiras/os conforme suas necessidades e especificidades, sejam outras organizações, institutos, fundações ou empresas. Em 2024, por exemplo, está trabalhando em oficinas de gestão para organizações da sociedade civil para o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-SP), com o desenvolvimento de conteúdo e metodologia, incluindo aplicação prática em fase piloto para aperfeiçoamento do material.
Edições da assessoria
Ano: 2024
Parceiro: Sebrae
Seleção, monitoramento e apoio técnico de projetos
Instituto Alcoa
O FICAS é o responsável pela seleção de projetos nas áreas de atuação prioritária do instituto, Educação e Geração de Trabalho e Renda & Empreendedorismo do Programa de Apoio a Projetos Locais do Instituto Alcoa. Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, foi criada também a categoria Apoio em Tempo de Pandemia, a fim de contribuir com a recuperação e o fortalecimento das comunidades. A assessoria inclui o processo de seleção, monitoramento e apoio técnico dos projetos, assessoria aos representantes de Relações Comunitárias (RCs) e aos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias (CCRCs), que apoiam o processo seletivo, e orientação às organizações interessadas em participar.
Edições da assessoria
Ano: 2015, 2018, 2019, 2020 e 2021
Parceiro: Instituto Alcoa
Itaú Social
O FICAS presta assessoria relacionada aos pedidos de livros infantis feitos por pessoas físicas e instituições indicadas pelo Itaú Social que promovem a leitura em todo o Brasil. É responsável pelos formulários personalizados por categoria de instituição e por produto, pela análise dos dados colhidos e validação dos requisitos baseados nos critérios definidos pelo Itaú Social. Os pedidos aprovados são organizados e encaminhados aos Correios, responsável pelas entregas. O trabalho inclui também o atendimento via e-mail ou telefone, a fim de orientar sobre os procedimentos de solicitação e distribuição dos livros. Saiba mais: www.euleioparaumacrianca.com.br.
Edições da assessoria
Ano: desde 2017
Parceiro: Itaú Social
United Way Brasil
O programa é destinado a mitigar os impactos da pandemia de Covid-19 no bem-estar físico, psíquico e emocional na primeira infância. O FICAS assessorou o processo seletivo e acompanhamento de 27 organizações da sociedade civil (Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo), a partir da elaboração do edital e do formulário de inscrição, apoio no processo de divulgação e atendimento às organizações interessadas em participar da seleção, elaboração de formulários para monitoramento e acompanhamento da execução do programa. As organizações escolhidas atendem a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica e o apoio oferecido inclui o fortalecimento de 2500 famílias com informações sobre desenvolvimento infantil, interação e formação de rede apoio, por meio virtual.
Edições da assessoria
Ano: desde 2020
Parceiros: United Way e parceiros
Itaú Social
A assessoria consistiu no acompanhamento das etapas de seleção de projetos (apreciação técnica, verificação de documentação, análise de orçamentos etc.), monitoramento das iniciativas já apoiadas e contribuição para o aprimoramento das ferramentas usadas do programa Comunidade, presente!, do Itaú Social. O programa apoiava pontualmente projetos educacionais, voltados ao desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, ou de saúde pública, para aquisição de equipamentos ou ampliação de unidades hospitalares de atendimento gratuito.
Edições do assessoria
Ano: 2016-2018
Parceiro: Itaú Social
Avaliação: institucional, de projetos e programas
Avaliação e planejamento estratégico
IDESQ
FICAS facilitou um processo participativo ao longo de quatro meses junto à equipe da organização de Fortaleza (CE), que tinha como objetivo realizar uma avaliação de resultados seguida de um planejamento estratégico. Com base na metodologia desenvolvida e utilizada pelo FICAS em seus programas, ações e assessorias, foi proposta a realização de uma avaliação participativa, para que, tanto a equipe do IDESQ, como os demais atores envolvidos pudessem se apropriar do modo de fazer e dos resultados gerados no processo. O trabalho incluiu cinco etapas, partindo desde a leitura e análise dos materiais institucionais da organização até a oficina de planejamento estratégico.
Edições da assessoria
Ano: 2019-2020
Parceiros: Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação Profissional (IDESQ)
Avaliação de projetos
Instituto Sou da Paz
Com duração de 12 meses, a assessoria de avaliação de processos e resultados foi realizada para dois projetos desenvolvidos em São Paulo. O processo avaliativo foi participativo e formativo, envolvendo tanto a equipe do Instituto Sou da Paz como os demais atores dos projetos para que pudessem se apropriar da metodologia e dos resultados gerados e, assim, aprimorar seu trabalho. Foram avaliados os projetos “Adolescentes em alta vulnerabilidade: novas tecnologias para antigos dilemas (SMSE-MA)”, desenvolvidos com o Serviço de Medida Socioeducativo em Meio Aberto ALPS – Associação de Lutas e Promoção Social, na zona norte, e o “Fortalecendo a prestação de serviços à comunidade (PSC)”, desenvolvido com os três serviços de medida em meio aberto da Brasilândia/Freguesia do Ó e seis Unidades Acolhedoras.
Edições da assessoria
Ano: 2016-2017
Parceiro: Instituto Sou da Paz
Fundo Juntos pela Educação
O Programa do Fundo Juntos pela Educação, mantido pelos Institutos Arcor Brasil e C&A, teve como objetivo apoiar financeira e tecnicamente projetos articulados que trabalham em prol de uma educação integral de qualidade no país. Um dos objetivos da parceria com o FICAS era contribuir para o aperfeiçoamento dos instrumentos de monitoramento, com foco nas cidades de Recife (PE) e Fortaleza (CE). Entre 2011 e o início de 2014, o FICAS atuou junto aos projetos apoiados, realizando oficinas com temas como sustentabilidade, desenvolvimento de projetos, atuação articulada e avaliação. Além disso, apoiou o Comitê Técnico Estratégico do Fundo na implementação de um sistema de monitoramento do programa.
Edições da assessoria
Anos: 2011-2014
Parceiros: Institutos Arcor Brasil e C&A
Apoio técnico e formativo no desenvolvimento de projetos e programas
Projeto Semeando
Instituto InterCement
Com o objetivo de fortalecer os Comitês de Desenvolvimento Comunitário (CDCs), formados por representantes de secretarias municipais (educação, saúde e ação social), de organizações e associações comunitárias locais, a fim de contribuir para sua autonomia, o conteúdo do projeto foi dividido em três estações presenciais, que trabalharam os temas: Identidade e papel do CDC na comunidade; Estrutura e dinâmica do CDC; e Planejamento e avaliação. As atividades foram desenvolvidas por meio da metodologia lúdico-pedagógica, marca registrada do FICAS, além de acompanhamento à distância para apoio técnico dos grupos. A iniciativa foi realizada em Apiaí (SP), Candiota (RS) e Nova Santa Rita (RS).
Edições do assessoria
Ano: 2017
Parceiro: Instituto InterCement
Desde 2007, o FICAS trabalha na seleção e acompanhamento técnico-formativo do Programa de Investimento em Programas Sociais – Fundo Itaú Excelência Social, uma iniciativa do banco Itaú implementada com o apoio do Itaú Social. O FIES busca reconhecer e fortalecer o trabalho de organizações que desenvolvem programas com foco na educação infantil, ambiental e para o trabalho, tanto no atendimento direto quanto na formação de educadores.
As organizações recebem um apoio financeiro, proveniente de parte da taxa de administração do fundo de investimentos de mesmo nome, que trabalha com empresas socialmente responsáveis. O FICAS é responsável pelo processo seletivo (pré-seleção dos programas, elaboração da ficha de inscrição, construção de indicadores de seleção, leitura e visitas técnicas e avaliativas), além de acompanhamento técnico das organizações selecionadas com duração de dois anos, que inclui encontros formativos sobre gestão e prática educativa, acompanhamento e devolutivas de relatórios.
Edições da assessoria
Ano: desde 2007
Parceiros: banco Itaú e Itaú Social
Instituto Mosaic
O FICAS conduziu o Programa Diálogos Mosaic para 25 representantes de organizações da sociedade civil, associações de moradores e escolas da rede municipal de Paranaguá (PR). O conteúdo abordou os temas: Identidade, liderança e participação; Comunidade e questão social; Caminhada transversal; Visão de futuro; Projetos; Assessoria de Projetos; Diálogo Intersetorial e Atuação articulada. Nesta formação, nasceu o Comitê de Desenvolvimento de Paranaguá, que reúne lideranças comunitárias e busca representar os interesses das comunidades locais, de maneira articulada com os setores público e privado. O FICAS acompanhou o início da trajetória do comitê.
Edições da assessoria
Ano: desde 2015
Parceiro: Instituto Mosaic
Instituto BRF
O programa foi uma iniciativa do Instituto BRF que tinha como objetivo fortalecer o papel estratégico das organizações da sociedade civil na promoção do desenvolvimento local. Durante o ano de 2013, o FICAS foi parceiro técnico do programa, sendo responsável pela seleção das 58 organizações participantes e pelo processo formativo, que teve duração de nove meses. O conteúdo foi trabalhado em cinco módulos: Identidade; Diagnóstico Institucional; Contexto de Atuação; Projetos; Comunicação, Mobilização de Recursos e Articulação.
Edições da assessoria
Ano: 2013
Parceiro: Instituto BRF
Duração: cinco módulos de 16 horas em seis polos
RedEAmérica Brasil
Acompanhamento das organizações de base apoiadas pelos editais I, II e III do Fundo BR, por meio de uma parceria com a RedEAmérica Brasil. O Fundo tinha como objetivo transformar a realidade das comunidades locais e contribuir para o aumento do acesso a bens e serviços. Foram realizadas visitas às organizações, reuniões com membros da Rede, além de análise e devolutivas de relatórios técnicos. Foram trabalhados conteúdos e objetivos do desenvolvimento de base da RedEAmérica e de gestão, construção de indicadores e planos de ação para os projetos apoiados.
Edições da assessoria
Anos: 2008-2012
Parceiro: RedEAmérica Brasil
Mediação e facilitação de grupos, reuniões e oficinas
Plataforma pela Reforma do Sistema Político
Abong
A parceria tem como objetivo potencializar as ações da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, prestando apoio institucional e pedagógico, com foco na elaboração de processos virtuais inovadores. FICAS e Abong são responsáveis por elaborar o Plano de Ação da Plataforma, sistematizar quinze grupos de trabalho (GTs) e 30 webinários temáticos, além de organizar e facilitar o Encontro Nacional Virtual (fev/2021) virtualmente. Estão previstos ainda cinco Encontros Regionais Virtuais e a sistematização dos resultados de 10 atividades autogestionadas indígenas.
Edições do assessoria
Ano: 2020 -2022
Parceiro: Abong
Encontro Nacional RedeMiR
RedeMiR
Desde 2018, o FICAS tem sido responsável pelo planejamento e facilitação do encontro nacional promovido pela Rede Solidária para Migrantes e Refugiados (RedeMiR). O objetivo do evento é ser um espaço de capacitação, troca de experiências e proposição de políticas públicas. A rede foi articulada em 2004 sob a liderança do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) com apoio da ACNUR, Agência da ONU para Refugiados, e reúne mais de 60 organizações da sociedade civil de todo o Brasil. Em 2019, também foi produzida uma publicação a partir do encontro, que contou com a organização e edição do FICAS, a “Migração e Refúgio – Ação em rede e práticas acolhedoras no Brasil” (IMDH, Fundação Avina, FICAS, RedeMiR. Apoio: ACNUR).
Edições do assessoria
Anos: 2018-2020
Parceiros: Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e RedeMiR
Instituto Walmart
A Caravana do Instituto Walmart teve como objetivo identificar e compartilhar experiências de mobilização comunitária, além de estimular o surgimento de novas iniciativas em todo o Brasil. O FICAS foi responsável pela elaboração do conteúdo e mediação dos encontros ao longo das quatro edições que trabalharam os seguintes temas: “A mobilização como ferramenta para o alcance de objetivos” (2011), “Atuação articulada como meio para a construção de parcerias duradouras e estratégicas” (2012), “Elaboração e sentido do projeto” (2013) e “Alimentar valores, nutrir pessoas” (2015). Em 2015, ano de aniversário de 10 anos do Instituto, o FICAS também esteve à frente da coordenação técnica do processo seletivo do Edital Viver Melhor Comunidade. A iniciativa apoiou organizações que atuam com adolescentes e jovens de 12 a 17 anos em condições de vulnerabilidade social, por meio de projetos com práticas educativas que promovam uma educação para valores e a cultura de paz.
Edições do assessoria
Ano: 2015-2016 (edital)
Parceiro: Instituto Walmart
Duração: processo seletivo e encontro nacional com organizações selecionadas
Ano: 2015 (Caravana)
Parceiro: Instituto Walmart
Apoiador: SESC – Programa Mesa Brasil
Duração: cinco encontros de oito horas em capitais brasileiras
Ano: 2013 (Caravana)
Parceiro: Instituto Walmart
Apoiador: SESC – Programa Mesa Brasil
Duração: oito encontros de oito horas em capitais brasileiras
Ano: 2012 (Caravana)
Parceiro: Instituto Walmart
Apoiador: SESC – Programa Mesa Brasil
Duração: seis encontros de oito horas em capitais brasileiras
Ano: 2011 (Caravana)
Parceiro: Instituto Walmart
Parceiro técnico: CASA7 Memórias e Aprendizagens
Duração: sete encontros de quatro horas em capitais brasileiras
Assessoria em Fortalecimento Institucional
Matchfund Enfrente Estruturantes
Fundação Tide Setubal
A assessoria para fortalecimento das organizações/projetos apoiados no edital do Matchfund Enfrente Estruturantes inclui um itinerário de formação virtual e acompanhamento técnico, a fim de contribuir para qualificar o desenvolvimento (individual e coletivo) e o olhar estratégico para o contexto comunitário, local e nacional. Como todos os processos do FICAS, faz uso de metodologia lúdico-pedagógica e promove a troca de experiências e a articulação entre os/as participantes. Para isso, trabalha com base em três eixos (identidade, articulação e atuação), utiliza roteiros de trabalho nos encontros e promove a multiplicação dos conhecimentos para as equipes. Para trabalhar questões específicas de cada organização, são disponibilizadas 19 horas de apoio técnico individual.
Edições do assessoria
Ano: 2021 (em andamento)
Parceiro: Fundação Tide Setubal
Fortalecimento de redes
Rede EloSul
Arconic Foundation
O trabalho do FICAS teve como foco fortalecer e capacitar as instituições para atuação em rede, novas tecnologias sociais (TICs) e avaliação de resultados. A parceria desenvolvida com a Arconic Foundation em Tubarão (SC) trabalhou com um grupo, que se nomeou Rede EloSul, composto por 47 representantes de organizações da sociedade civil, poder público (saúde, educação, assistência social) e empresas da região. A turma foi dividida em grupos de trabalho de comunicação, mobilização, facilitação e as atividades presenciais aconteceram bimestralmente.
Edições do assessoria
Anos: 2017-2018
Parceiro: Arconic Foundation
A parceria tinha como objetivo fortalecer, instrumentalizar e capacitar três organizações da sociedade civil. Situadas nas cidades de São Paulo, Campinas (SP) e Rio de Janeiro, as instituições atuam junto a crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade econômica. O acompanhamento foi realizado por meio de oficinas sobre desenvolvimento de projetos, avaliação e indicadores, mobilização de recursos, comunicação, planejamento pedagógico, entre outros.
Edições do assessoria
Ano: 2010
Parceiro:
Assessoria em Fortalecimento Institucional
ICE-SP
A assessoria oferecida pelo FICAS durante um ano (2008-2009) teve como objetivo o fortalecimento de oito organizações de base comunitária da região do Real Parque em São Paulo (SP). O trabalho desenvolvido envolveu definir o perfil das instituições participantes, com base em indicadores previamente alinhados com a equipe do parceiro, e encontros formativos presenciais direcionados à elaboração de projetos, gerando reflexão sobre a contribuição da atuação das organizações no desenvolvimento da comunidade. No final da assessoria, foi criado um banco de projetos individuais e de ações conjuntas, com a oportunidade de apresentá-los para potenciais parceiros financiadores.
Edições do assessoria
Anos: 2008-2009
Parceiro: ICE-SP
Certificação de empresas, institutos, fundações e organizações
O FICAS faz parte da primeira turma de certificadoras do Pacto, divulgada em set/22 – homologação alinhada aos princípios de fortalecimento da diversidade da organização e que valoriza sua experiência em avaliação, construção de indicadores, monitoramento e investimento social. O objetivo da iniciativa é implementar um Protocolo ESG Racial para o Brasil, trazendo a questão racial para o centro do debate e fomentando uma mudança estrutural no ecossistema corporativo. As empresas que aderirem ao Pacto deverão ser auditadas por certificadoras independentes para calcular seu Índice ESG de Equidade Racial (IEER), que permite avaliar o grau de divergência da distribuição das ocupações por raça e desigualdade salarial. O índice pode contribuir para destacar a preocupação das empresas em relação a seus impactos na sociedade e/ou promover a implementação de ações afirmativas e investimentos sociais em equidade racial. Saiba mais.