Doar muda mundos

O Dia de Doar 2022 acontece em 29 de novembro e busca promover e mobilizar o Brasil para a cultura da doação e solidariedade. Com o mote deste ano “Doar muda mundos. E doar continuamente muda vidas”, a iniciativa busca estimular a doação de pessoas físicas, empresas e organizações. A iniciativa brasileira é promovida pela ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recurso e faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação. Em 2022, conta com a parceria do Instituto Mol.

Os organizadores disponibilizam no site oficial www.diadedoar.org.br materiais de comunicação (marca, vídeos, releases, peças de comunicação para mídias sociais etc.) e estratégias de participação para impulsionar as campanhas e a adesão geral. É recomendado o uso da hashtag #diadedoar nas redes. Na edição de 2021, o Dia de Doar movimentou mais de R$ 2,3 milhões apenas em doações online e alcançou mais de 23 milhões de pessoas pelas redes sociais.

O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado Giving Tuesday (“terça-feira de doação”) criada nos Estados Unidos, em 2012, e que acontece na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), como uma resposta solidária às datas consumistas Black Friday e Cyber Monday. No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global, que atualmente conta com 85 países.

O FICAS apoia a causa, contribuindo para a divulgação da iniciativa e realizando campanhas de doação para si ou para outras instituições parceiras há anos. Em 2021, impulsionou sua campanha de crowdfunding para a realização de uma edição do programa Cuidar de Quem Cuida, oferecendo recompensas especiais no Dia de Doar.

VEJA COMO PARTICIPAR
Organizações da sociedade civil: podem aproveitar a data para realizar ações e campanhas de mobilização (virtuais ou presenciais), além de promover mutirões de limpeza ou pintura, arrecadações de livros, alimentos, roupas, doação de sangue, entre outras iniciativas.
> Inspire-se: https://minhahistoriadedoacao.org.br/

Campanhas comunitárias: esta edição está incentivando iniciativas coletivas que mobilizam recursos para que sejam investidos na própria comunidade. No site oficial, é possível encontrar a lista de campanhas comunitárias que já foram realizadas no país, saber como liderar uma campanha e até um modelo de projeto de lei para cidades que quiserem formalizar sua participação.
> Confira: www.diadedoar.org.br/campanhas-comunitarias/.

Organizações financiadoras: instituições que têm um fundo específico pode usar o Dia de Doar para impulsionar este apoio; auxiliar doadores na construção de um programa de comunicação que articule seu papel e impacto; colaborar com outros financiadores e parceiros em diversos setores.
> Veja o Manual para Empresas Financiadoras.

Empresas: podem escolher uma causa alinhada a seus princípios para promover, apoiar diretamente organizações que atuam com a causa ou ampliar o trabalho em sua comunidade ou áreas vulneráveis. Também são incentivadas atividades de engajamento dos funcionários, seja para doação, compartilhamento de notícias ou mutirões.
> Veja o Manual para Empresas.

Pessoas físicas: pensar em uma causa com a qual se identifique e pesquisar organizações ou coletivos que trabalhem em prol dela; procurar organizações do bairro para identificar necessidades e contribuir ou mesmo propor uma campanha para o Dia de Doar; divulgar o trabalho realizado por instituições idôneas; realizar trabalho voluntário, entre outros.

> Mais informações: pelo site www.diadedoar.org.br, e-mail contato@diadedoar.org.br ou nas redes sociais @diadedoar.
> Conheça: ABCR, Movimento por uma Cultura de Doação e Instituto Mol.

Confira as novidades do dia a dia do FICAS, lançamento de editais e campanhas de comunicação, entre outros temas, na seção Últimas Notícias.
Jornalista responsável: Paula Rodrigues.

Compartilhar