Organizações pela causa

Não estar alfabetizado reduz o acesso a informações, estudos, lazer, leis e direitos, e oportunidades de emprego, acentuando desigualdades sociais. Segundo dados atuais da Unesco, 773 milhões de jovens e adultos em todo o mundo não estão alfabetizados adequadamente. No Brasil, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-Contínua) de 2019 mostrou que cerca de 11 milhões de cidadãos a partir de 15 anos são analfabetos.

A alfabetização deve ser entendida como um direito e uma responsabilidade da educação formal, porém a atuação do campo social pode contribuir para o acesso à educação de qualidade a grupos minoritários e muitas vezes excluídos, como pessoas em situação de vulnerabilidade social, com necessidades especiais de aprendizagem, idosos, indígenas e quilombolas, vítimas de violência, população carcerária ou em cumprimento de medidas socioeducativas, entre outros.

Nossa campanha “Que dia é hoje?” do mês destaca o Dia Mundial da Alfabetização (dia 8/set).

Confira 10 organizações que trabalham com esta causa:

Associação de Amigos do Autista (AMA)
Site: www.ama.org.br
Dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento e aplicação de métodos de tratamento alinhados com as pesquisas mais recentes da psicologia e da educação para pessoas com TEA (transtornos do espectro do autismo), a AMA também conta com uma escola desde seu primeiro ano de fundação em 1983. A instituição sem fins lucrativos atua com três unidades na cidade de São Paulo.

Associação Barreiros
Site: www.abarreiros.org.br
Criada em 2008 para atender crianças e adolescentes da rede municipal de Ilhabela (SP), promove uma educação reflexiva e inclusiva. Em 2010, o GETEP (Grupo de Estudos e Trabalhos Psicodramáticos) assumiu a gestão pedagógica da instituição e, desde então, busca proporcionar aos alunos das escolas públicas a oportunidade de integrar, de forma lúdica e divertida, o saber social à aprendizagem escolar, explorando conhecimentos, práticas, habilidades e possibilidades de construção coletiva. Os projetos também buscam favorecer a experimentação, o exercício da criatividade e da expressão, o acesso à cultura, as práticas de saúde e de cuidado com o meio ambiente. Sua iniciativa “Lendo Juntos” vem promovendo a leitura à distância durante a pandemia de Covid-19.

Associação Vaga Lume
Site: www.vagalume.org.br
Por meio da formação de mediadores de leitura e criação de bibliotecas comunitárias para crianças da Amazônia, promove intercâmbios culturais com a leitura, a escrita e a oralidade com o objetivo de formar pessoas mais engajadas na transformação de suas realidades. Seu projeto piloto foi implementado em 2001 no Pará e hoje a associação atua em 22 municípios da Amazônia Legal e já instituiu 86 bibliotecas.

Instituto Avisa Lá
Site: https://avisala.org.br/
Fundada em 1986, a organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, vem contribuindo para qualificar a prática educativa nos centros de Educação Infantil, creches e pré-escolas públicas. Junto às redes de Ensino Fundamental desenvolve ações de formação para profissionais de educação visando a competência da leitura, escrita e matemática dos alunos nos anos iniciais. Apoia a formulação e implementação de políticas públicas que resultem numa educação de mais qualidade.

Instituto Girassol de Desenvolvimento Social
Site: https://igds.org.br/
O trabalho do Instituto teve início em 2003, no município de Boca da Mata (AL), com o objetivo de promover ações que gerem mudanças e desenvolvimento no contexto local, com a garantia dos direitos da infância e juventude. Entre suas atividades, se encontram ações de leitura e escrita, que contribuem com a alfabetização. Desde sua fundação, o Instituto vem desenvolvendo ações de forma articulada com poder público e parceiros não governamentais, atuando diretamente com mais de 1000 jovens e 1500 crianças e adolescentes e suas famílias.

Instituto UNO
Site: www.institutouno.org.br
Criada em 2007, a associação com sede em São Paulo promove a crianças e adolescentes acolhidos e com defasagens importantes na educação o acesso a saberes essenciais para que recuperem sua capacidade de aprendizado escolar, ampliem suas oportunidades de inclusão no mercado de trabalho como jovens aprendizes e tenham mais autonomia após o acolhimento, sempre começando pela alfabetização. Seu Projeto Quero Saber… é um programa de educação focado na alfabetização e no letramento de crianças e adolescentes acolhidos em Serviços de Acolhimento Institucional.

Itaú Social
Site: https://www.itausocial.org.br/editais/
O braço social do banco Itaú, criado em 1993, desenvolve programas comprometidos com a melhoria da educação pública brasileira, entre eles o Programa Leia com uma Criança, iniciativa de democratização da leitura infantil. Além de fomentar a leitura, o programa já distribuiu gratuitamente cerca de 63,5 milhões de livros físicos desde 2010. Em 2021, os livros do Programa Leia com uma Criança chegaram a mais de 930 mil crianças por meio de 3700 organizações e secretarias de regiões em situação de maior vulnerabilidade social.

Projeto Uerê
Site: www.projetouere.org.br
A história do Projeto teve início em 1980 no Rio de Janeiro, com a “Escola Sem Portas Nem Janelas” desenvolvida com grupos de crianças e jovens em situação de rua. A iniciativa passaria a ser conhecida como Escola Coqueirinho, que, em 1998, ganhou uma sede e se transformou no Projeto Uerê. A missão da organização é proporcionar educação e instrução de qualidade para crianças e jovens em risco social, muitas vítimas ou testemunhas de violência. Atualmente atende a 300 crianças no Complexo de Favelas da Maré e mais de 130 mil crianças já tiveram contato com a Pedagogia Uerê-Mello em diversas cidades do Brasil.

Visão Mundial
Site: https://bit.ly/3Sjt18m
Seu projeto Esperança sem Fronteiras, desenvolvido em diversos países, incluindo o Brasil, oferece assistência humanitária a venezuelanos que são forçados a deixar o país, bem como brasileiros em situação de vulnerabilidade. O foco é segurança alimentar e nutrição, educação e proteção infantil, além de outros meios de subsistência. Em Pacaraima (RR), apoia o Projeto Nazareth da Pastoral do Migrante, atendendo a mais de 400 crianças migrantes e refugiadas, com o objetivo de contribuir, por meio da leitura, pintura, desenhos livres e rodas de conversa, para uma transição leve e lúdica de crianças que viram o ambiente escolar ser totalmente modificado.

Vocação
Site: www.vocacao.org.br
A antiga Ação Comunitária do Brasil foi fundada em 1967, quando passou a estabelecer convênios com organizações de bairros e a investir na criação de metodologias pedagógicas. Nas décadas seguintes, passou a oferecer atendimento completo e integrado com práticas de educação, saúde e cultura. Na virada do século, dedicou-se ao atendimento prioritário à criança, ao adolescente e ao jovem com foco nas ações socioeducativas, inserção no mercado de trabalho e desenvolvimento comunitário, e aproximou-se do governo para influir em políticas públicas. Em 2015, o legado da instituição foi transferido à Vocação.

LEIA TAMBÉM:
8/set – Dia Mundial da Alfabetização
9/ago – Dia Internacional dos Povos Indígenas
30/jul – Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas
20/jun – Dia Mundial do Refugiado
17/mai – Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia
7/abr – Dia Mundial da Saúde
8/mar – Dia Internacional da Mulher
27/fev – Dia Mundial das ONGs
21/jan – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Confira as novidades do dia a dia do FICAS, lançamento de editais e campanhas de comunicação, entre outros temas, na seção Últimas Notícias.
Jornalista responsável: Paula Rodrigues.

Compartilhar