Fortalecendo organizações

“Compartilhando conhecimento, transformando pessoas e organizações” é uma frase que acompanha o FICAS desde sua fundação para reforçar nosso compromisso de fortalecimento do campo social. Por isso, das datas comemorativas que selecionamos para a campanha Que dia é hoje?, o Dia Mundial das ONGs (World NGO Day) tem um sentido especial, pois celebra e valoriza o trabalho das cerca de 10 milhões de instituições que atuam em todo o mundo.

O Dia Mundial das ONGs é comemorado no dia 27 de fevereiro desde 2014! A proposta partiu do estudante de direito Marcis Liors Skadmanis e foi oficializada em 2010 no IX Fórum de ONGs do Mar Báltico em Vilnius, na Lituânia, sendo reconhecida internacionalmente em 27 de fevereiro de 2014 por Helen Clark, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) durante evento realizado em Helsinque pelo Ministério das Relações Exteriores da Finlândia.

Os objetivos do Dia Mundial das ONGs são fortalecer a sociedade civil, ressaltar a importância e o papel fundamental das organizações de base, divulgar o trabalho realizado pelas instituições e suas redes tanto local como globalmente e inspirar cada vez mais pessoas a abraçar causas.

No Brasil, somos centenas de milhares de OSCs (organizações da sociedade civil), que é o termo mais utilizado por aqui, realizando diariamente trabalhos fundamentais pela educação, infância e juventude, saúde, meio ambiente, defesa de direitos, entre outras causas importantes, a fim de contribuir para a diminuição das desigualdades e para a construção de uma sociedade mais justa.

Confira algumas sugestões de como celebrar o Dia Mundial das ONGs:

• Divulgar uma causa para que mais gente conheça sua importância – é uma boa data para pedir espaço na mídia local!
• Organizar eventos online para contar mais sobre o trabalho desenvolvido pela organização.
• Aproximar-se de escolas e universidades para compartilhar a importância do campo social e pensar parcerias.
• Fazer doações a organizações que desenvolvam trabalhos sérios e importantes ou realizar campanhas.
• Fazer trabalho voluntário.
• Compartilhar as hashtags #WorldNGODay e #NGODay nas postagens relativas ao tema nas redes sociais.

> Saiba mais: https://worldngoday.org.

LEIA MAIS:
21/jan – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Confira as novidades do dia a dia do FICAS, lançamento de editais e campanhas de comunicação, entre outros temas, na seção Últimas Notícias.
Jornalista responsável: Paula Rodrigues.

Compartilhar