FICAS em Ação 93 – Fev-Mar/22

FICAS completa 25 anos!

O ano está sendo marcado pela elaboração de materiais institucionais e por iniciativas que relembrem e celebrem a trajetória da organização com sede em São Paulo.

 

Foi no dia 14 de fevereiro de 1997 que o FICAS passou a existir oficialmente. E quanta coisa aconteceu nestes últimos 25 anos! A situação do país mudou, o campo social também e a organização foi pouco a pouco se adaptando aos novos cenários e às demandas que foram surgindo. O trabalho desenvolvido chegou a mais de 1000 organizações e coletivos sociais, envolvendo mais de 25 mil gestoras/es, educadoras/es, voluntárias/os, migrantes e refugiadas/os direta ou indiretamente.

“O FICAS nasceu do desejo de um grupo de acadêmicos de compartilhar o conhecimento adquirido na universidade com pessoas e comunidades. Depois de dois anos de estudos de temas relativos à gestão do terceiro setor e de contato com outras organizações da sociedade civil, nós do grupo fundador nos demos conta de que, para desenvolver as atividades-fim de forma mais eficiente e gerar um maior impacto social, era necessário saber planejar, mobilizar e gerenciar recursos, elaborar projetos e avaliar seus resultados, entre outras ações gerenciais, conta Andreia Saul, bióloga maranhense, idealizadora e fundadora do FICAS.

A instituição vem se dedicando à elaboração e aperfeiçoamento de uma metodologia teórico-prática que valoriza o compartilhar conhecimentos, a construção conjunta e a troca de saberes entre atores sociais. Em 1999, nasceu seu primeiro programa de formação, o “Compartilhar Conhecimentos”, voltado para organizações da sociedade civil e que trabalhava de forma articulada as ferramentas de gestão. Fruto desta experiência, nasceria no ano seguinte o Programa de Formação em Gestão, carro-chefe do FICAS até hoje, do qual já foram realizadas 14 edições em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Brasília (DF), além de uma experiência internacional em Cabo Delgado, Moçambique.

A aproximação e vivência junto às organizações levantaram a necessidade de um trabalho focado na área pedagógica. Assim, em 2003, estreava o Programa de Formação Pedagógica com o objetivo de fortalecer a prática educativa das organizações. Infelizmente, uma das idealizadoras da área de Educação do FICAS e responsável por várias edições do programa, Magui Gioielli, faleceu no início de 2022. A psicóloga e educadora colaborou com o FICAS por mais de 10 anos em suas quatro décadas de atuação. Em agradecimento à sua contribuição e como uma forma de homenageá-la, o organização nomeou suas bibliotecas física e virtual como Bibliotecas Magui Gioielli.

Ao longo dos anos, dezenas de outros programas foram desenvolvidos para atender às necessidades das organizações, parceiras/os e suas regiões de atuação. A causa da migração e do refúgio ganhou espaço em sua atuação desde 2018 e, mais recentemente, a pandemia levou a um olhar voltado para a importância do cuidado e da saúde emocional. Todas as formações são realizadas com apoio de parceiras/os financiadores (empresas, institutos e fundações) ou financiamento coletivo, sendo gratuitas para os participantes.

O FICAS também tem expertise na área de avaliação, auxiliando na avaliação de projetos e no processo seletivo de inúmeros editais, planejamento e facilitação de grupos e eventos, entre outras. Sua atuação inclui ainda a realização de eventos com temas de interesse do campo social, como seminários, rodas de conversas com convidadas/os e ciclos de oficinas.

Celebrando a trajetória
Diante de um cenário ainda incerto por conta da pandemia de Covid-19, o FICAS optou novamente por não realizar uma celebração presencial em sua sede, na Vila Mariana. A fim de honrar sua história de 25 anos, vem se dedicando à elaboração de materiais institucionais especiais como o calendário anual com frases inspiradoras, disponível para download, e um relatório de atividades, que está em fase de elaboração.

A organização também adotou, para este ano, um selo comemorativo no lugar do seu logo. “Para desenvolver o selo dos 25 anos, nos inspiramos em referências mais atuais de design, reunindo características minimalistas, mas sem deixar de lado o orgânico, que representa a atuação mais afetuosa do FICAS. Para isso, as formas geométricas passam ideia de movimento e a fonte do número 25 foi criada à mão”, explica João Machado, designer gráfico do FICAS. “Era importante manter a identidade visual respeitando os elementos do próprio logo do FICAS, com sua fonte, suas cores e elementos como os triângulos e as espirais. Uma novidade foi o uso da cor roxa, que, apesar de não estar no logo, está entre as cores do arco-íris que inspiraram a concepção da espiral a partir da fábula de que há um tesouro no final do arco-íris, que, para a organização, é o conhecimento”, conta.

> Diante de tantas histórias, parcerias e realizações, o FICAS lançou no dia de seu aniversário uma pesquisa online para colher depoimentos e relembrar momentos: Qual a sua história com o FICAS?


 

Definidas as primeiras turmas para o programa Cuidar de Quem Cuida 2022

A formação online para profissionais e voluntárias/os do campo social será viabilizada pelo financiamento coletivo promovido pelo edital Todo Cuidado Conta no final de 2021.

 

 

De 24 de fevereiro a 11 de março de 2022, ficaram abertas as inscrições para participação gratuita no programa Cuidar de Quem Cuida, destinado a profissionais e voluntárias/os do campo social que trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A iniciativa busca promover a saúde emocional destes profissionais, que muitas vezes vivem uma rotina contínua de estresse, como estratégia para qualificar sua atuação e contribuir para que possam continuar realizando seus trabalhos com qualidade.

O programa conta com três módulos temáticos com quatro encontros virtuais de duas horas cada: Autocuidado, Cuidado com as relações e Cuidado com o trabalho, tendo o cuidado com o meio ambiente passando por todos eles. As inscrições foram feitas para a formação completa ou por módulo. Este ciclo selecionou por volta de 80 participantes por módulo, preferencialmente, mas não exclusivamente, da Grande São Paulo.

Esta edição será possível devido a um financiamento coletivo realizado no final de 2021, promovido pela Benfeitoria em parceria com o Fundo Todo Cuidado Conta (Droga Raia e a Drogasil), que triplicou o valor arrecadado. O matchfunding tinha como objetivo promover o cuidado coletivo e selecionou projetos de impacto positivo na saúde integral via edital.

O montante chegou a R$ 31.095,00, mobilizado por 92 apoiadores de 24 cidades do Brasil (São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Ceará, Goiás, Pernambuco, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Brasília (DF)) e, até mesmo, da Espanha. A campanha atendeu ao perfil mobilizador desejado pelo matchfunding que pedia pelo menos 50 apoiadores e um terço do valor arrecadado composto por colaborações de até R$ 200.

Por dentro do programa
O itinerário do Cuidar de Quem Cuida foi desenvolvido com metodologia FICAS, baseada na educação popular, e no triple participação, afetividade e ludicidade. Os encontros acontecerão online, pela plataforma Zoom, das 9 às 11 horas.
Os temas que serão trabalhados por encontro são:

Módulo 1 – AUTOCUIDADO
18/mar: Autoconhecimento e autoconfiança
25/mar: Fortalecendo minha conexão comigo
01/abr: Práticas de autocuidado e de cuidado com o ambiente
8/abr: Compartilhamento das aprendizagens

Módulo 2 – CUIDADO COM AS RELAÇÕES
12/abr: Se autoconhecer para conhecer a/o outra/o
19/abr: Fortalecendo minhas relações com a Comunicação não-violenta (CNV)
24/abr: Práticas de cuidado com as pessoas e com o ambiente
3/mai: Compartilhamento das aprendizagens

Módulo 3 – CUIDADO COM O TRABALHO
13/mai: Conexão com o trabalho
20/mai: Concepções que orientam minha prática
27/mai: Práticas de cuidado no trabalho e com o ambiente
3/jun: Compartilhamento das aprendizagens

> Saiba mais sobre: Benfeitoria, Droga Raia e Drogasil.


 

Encontros marcam primeiro trimestre das organizações envolvidas na Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político

A assessoria do FICAS com a Abong teve início em 2020 e contribui com facilitação e organização de encontros, além da sistematização de ações da Plataforma.

Entre os dias 16 e 18 de março de 2022, em Brasília (DF), o FICAS facilitará um encontro do grupo de referência com 24 organizações da sociedade civil envolvidas com a Plataforma pela Reforma do Sistema Político. A plataforma foi criada em 2004 e é um espaço coletivo, autogestionado em forma de rede com organizações, instituições, movimentos sociais, fundações e sociedade civil, a fim de questionar a estrutura do atual sistema político brasileiro. Desde o final de 2020, o FICAS vem prestando assessoria ao lado da Abong – Organizações em Defesa dos Direitos e Bens Comuns, oferecendo apoio institucional e pedagógico ao grupo, com foco na elaboração de processos virtuais inovadores. A parceria durará dois anos.

Ao longo de 2021, o FICAS apoiou o planejamento, facilitação e sistematização, via plataforma Zoom, do Encontro Nacional Virtual e de cinco encontros regionais, com o objetivo de reunir as organizações da Plataforma e organizações parceiras para analisar, refletir e propor estratégias para a transformação do sistema político, a fim de viabilizar uma democracia ampla, orientada para a equidade, distribuição de riquezas, socialização/partilha do poder e participação. Também apoiou o encontro temático “Racismo, Opressão de Gênero e Religião”.

Já no início de 2022, nos dias 8 e 9 de fevereiro, foi realizada a mediação, facilitação e sistematização da reunião ampliada da Plataforma. O objetivo do encontro online foi aprofundar discussões de conjuntura, desafios da Plataforma e alinhar atividades que irão acontecer ao longo do ano, como, o Encontro Nacional no final do ano, a sistematização da versão III (documento político que organizará os desafios da plataforma) e aprofundar sobre as campanhas (Em defesa da democracia e campanha Quero Me Ver No Poder) que serão feitas pela Plataforma em 2022.

“A principal expectativa do FICAS em relação ao encontro presencial do Grupo de Referência (GR), que acontecerá em Brasília, é a de ouvir, contribuir e propor um documento acessível e popular que contemple todas as diversidades, apontamentos e dilemas que foram discutidos nos últimos dois anos pela Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político. A partir da nossa contribuição sistematizadora, buscaremos no documento apontar experiências e questões norteadoras, bem como, apresentar práticas de bem-viver e estratégias de autocuidado que o FICAS realizou ao longo deste caminho junto à Plataforma”, declara Tabata Tesser, consultora do FICAS e uma das responsáveis pela parceria.

As atividades do FICAS em 2022 serão as de documentar o Encontro Nacional do Grupo de Referência com auxílio do INESC, de realizar a sistematização dos 22 webinários, apresentar estrutura do documento da versão III da Plataforma e entregar todos os produtos diagramados e sistematizados, para o conjunto das organizações que compõem a Plataforma. A versão III é um desdobramento de todas as atividades realizadas nos últimos três anos e as perspectivas da Plataforma para os próximos anos com o objetivo de se posicionar e informar a população.

> Visite a Plataforma: https://reformapolitica.org.br/
> Saiba mais sobre a Abong: https://abong.org.br/


 

Compartilhar: espaços de trabalho e sala de reuniões em São Paulo

FICAS está disponibilizando para aluguel alguns de seus espaços para organizações, coletivos e profissionais autônomos.

Devido aos novos formatos de trabalho que vieram com a pandemia, como o home office e formações à distância por meio digital, o FICAS não vem utilizando todo o potencial de sua sede na Vila Mariana, em São Paulo. Por isso, está colocando alguns de seus espaços à disposição de outras organizações, coletivos sociais, profissionais autônomos e demais interessados.

Há opções de salas para duas pessoas (ou atendimento terapêutico) e para seis pessoas, com custos mensais variando de R$ 500 a R$ 1.500. A casa conta com um espaço amplo ao ar livre, uma sala para realizar atividades com até 25 pessoas e salas de reuniões que estarão disponíveis com quem estiver fixo e que também podem ser alugadas de forma pontual.

“A pandemia acabou mudando a configuração de trabalho e impactou a economia em geral. Da mesma maneira que não estamos fazendo uso total da nossa sede, que sempre foi tão acolhedora, acreditamos que outras organizações, que estejam começando ou mesmo que necessitem de um escritório para seguir suas atividades, poderiam se juntar a nós. A sede do FICAS também está à disposição para eventos pontuais, oficinas, rodas de conversa, reuniões, planejamento e, até mesmo, atendimento terapêutico”, afirma Andreia Saul, fundadora e idealizadora do FICAS.

A região oferece opções de restaurantes, comércio, bancos e transporte, estando próxima aos metrôs Santa Cruz e Chácara Klabin.

Mais informações:
Onde? Rua Dr. Lopes de Almeida, 180, Vila Mariana – São Paulo (SP) (próximo aos metrôs Santa Cruz e Chácara Klabin)
Quando? O espaço funciona das 8h30 às 19 horas. Agende uma visita!
Como? comunicacao@ficas.org.br (e-mail) ou 11 98516-0335 (WhatsApp)


 

Que dia é hoje? Confira as causas do 1º trimestre

Em 2021, o FICAS criou uma campanha de comunicação chamada “Que dia é hoje?” para dar visibilidade a causas que acredita ser importantes e que estão alinhadas a seus valores, reforçando o compromisso de “fortalecer pessoas e organizações”.

Confira as datas de destaque deste início de ano:

21/jan – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.
A data faz referência ao Dia Mundial da Religião e tem como objetivo promover respeito, tolerância e diálogo entre as diversas religiões que convivem no Brasil e no mundo, além de ser um convite à reflexão sobre as tradições e crenças dos povos. Vale destacar que as religiões de matriz africana são as mais perseguidas no país.
> Leia mais.

27/fev – Dia Mundial das ONGs
Esta data tem um sentido especial para o FICAS, pois celebra e valoriza o trabalho das cerca de 10 milhões de instituições que atuam em todo o mundo. Os objetivos do Dia Mundial das ONGs são fortalecer a sociedade civil, ressaltar a importância e o papel fundamental das organizações de base, divulgar o trabalho realizado pelas instituições e suas redes tanto local como globalmente e inspirar cada vez mais pessoas a abraçar causas.
> Leia mais.

8/mar – Dia Internacional da Mulher
A data teve origem no movimento operário em princípios do século XX e foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975. O dia segue carregado de luta, reivindicações e articulações por e para mulheres. Manifestações no mundo todo clamam pela igualdade de direitos, de salário, contra o preconceito de gênero, a violência doméstica e feminicídio, entre outras reivindicações.
> Leia mais.

FICAS em Ação é um informativo mensal que reúne notícias sobre os programas, assessorias, ações e parcerias do FICAS. Jornalista responsável: Paula Rodrigues.

Compartilhar