Nossos corpos, nossos direitos

Neste mês de maio, nossa campanha “Que dia é hoje?” levanta a bandeira do Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, que promove a luta contra a violação de direitos, violência e discriminação da população LGBTQIA+: lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, intersexuais e demais pessoas com outras expressões de gênero e sexo.

O dia 17 de maio foi escolhido em 2004 em referência à data do ano de 1990 quando a Organização Mundial de Saúde finalmente retirou a homossexualidade da lista de transtornos mentais. Inicialmente, a data se chamava Dia Internacional contra a Homofobia, incluindo os termos Transfobia em 2009 e Bifobia em 2015. Hoje é considerada por muitos uma conquista de toda a população LGBTQIA+.

A data não conta com uma campanha centralizada, mas redes de articulação e militância em nível global sugerem como tema para 2022 “Nossos corpos, nossas vidas, nossos direitos”. O Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia é um marco no calendário mundial, quando mais de 130 países realizam eventos, manisfestações e ações de conscientização relacionados à causa.

A data recebeu o reconhecimento oficial de diversos países, de importantes instituições internacionais e conta com o apoio da maioria das agências das Nações Unidas, que promovem eventos específicos. A iniciativa conta com a colaboração entre redes de organizações, coletivos e atores sociais que atuam pela promoção dos direitos das pessoas com orientações sexuais, identidades ou expressões de gênero diversas.

O portal http://may17.org, mantido por uma série de instituições, reúne informações e notícias sobre a data e conta com tradução para inúmeros idiomas, incluindo o português. Na página, é possível cadastrar qualquer evento promovido em prol desta causa por conta da data, além de baixar materiais de comunicação gratuitamente para usar em campanhas.

LEIA TAMBÉM:
7/abr – Dia Mundial da Saúde
8/mar – Dia Internacional da Mulher
27/fev – Dia Mundial das ONGs
21/jan – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Confira as novidades do dia a dia do FICAS, lançamento de editais e campanhas de comunicação, entre outros temas, na seção Últimas Notícias.
Jornalista responsável: Paula Rodrigues.

Compartilhar