O FICAS participou do lançamento da publicação “Cuidar de Quem Cuida do Coletivo – Desafios, provocações e caminhos para a gestão e o desenvolvimento de pessoas que atuam em organizações da sociedade civil”, do Instituto ACP. O evento foi realizado no dia 5 de setembro de 2022 em parceria com o GIFE e o Instituto Alana, em São Paulo. No evento, foram apresentados os principais aprendizados e reflexões gerados pelo trabalho.
A publicação foi desenvolvida a partir de uma pesquisa que escutou profissionais da sociedade civil brasileira sobre a realidade e necessidades pessoais e de organizacionais, além de utilizar dados secundários e realizar entrevistas com especialistas. O objetivo da pesquisa era “investigar possíveis formatos, sentidos e viabilidade de criação de uma iniciativa focada na produção de conhecimento, capacitação e prestação de serviços relacionados à gestão de pessoas em organizações cujo foco principal é endereçar desafios sociais e/ou ambientais coletivos”.
“A publicação é sem dúvida um marco e um fortalecimento da prática e importância do cuidar de quem cuida. Olhar para as pessoas como centro dos processos e das ações é crucial e urgente tanto para a melhoria da gestão de pessoas quanto para o fortalecimento organizacional. Fico muito feliz em ver que institutos, fundações e organizações da sociedade civil estão tratando do tema com a atenção que ele merece”, declara Rosana Ferraiuolo, consultora que representou o FICAS no evento de lançamento.
Rosana também foi uma das responsáveis por facilitar a edição 2022 do programa do FICAS que, coincidentemente, se chama Cuidar de Quem Cuida e está direcionado a profissionais e voluntários/as e profissionais do campo social que trabalham com pessoas em vulnerabilidade. Conheça o programa.
> Faça o download gratuito do Cuidar de Quem Cuida do Coletivo aqui.
> Confira esta e outras publicações na nossa biblioteca virtual.