Pelo direito à educação

O Dia Mundial da Alfabetização é comemorado no dia 8 de setembro desde 1967, quando foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O objetivo da data é promover debates sobre a importância da alfabetização e ressaltá-la como uma questão de direitos humanos. O FICAS acredita no papel fundamental e transformador da educação, por isso, esta é a causa da campanha “Que dia é hoje?” do mês de setembro.

Segundo dados da Unesco (2018), 617 milhões de crianças e adolescentes e 750 milhões de jovens e adultos em todo o mundo não estão alfabetizados adequadamente. A alfabetização tem o poder de impactar diretamente nos rumos da vida de crianças e adultos e da sociedade como um todo, contribuindo para diminuir as desigualdades sociais. Ao saber ler e escrever, o indivíduo tem mais acesso a informações, estudos, lazer, leis e direitos, e melhores oportunidades de trabalho.

Desde 2006, as campanhas mundiais da Unesco têm um tema como “O poder da alfabetização das mulheres” (2010), “Alfabetização, chave de saúde e bem-estar” (2007) e “A alfabetização em um mundo digital” (2017). O tema de 2021 é a “Alfabetização para uma recuperação centrada nas pessoas: eliminando a exclusão digital”, pensado a partir da crise na aprendizagem gerada pela pandemia de Covid-19, que vem acentuando desigualdades.

Diante da necessidade de distanciamento social, a educação à distância foi uma solução encontrada para a continuidade das formações, porém também pode limitar as oportunidades de aprendizagem uma vez que há grandes diferenças no acesso à internet e luz elétrica, equipamento, infraestrutura e, inclusive, capacidade de uso de tecnologia.

> Acesse a página oficial da Unesco. (em espanhol)

LEIA TAMBÉM
9/ago – Dia Internacional dos Povos Indígenas
30/jul – Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas
20/jun – Dia Mundial do Refugiado
17/mai – Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia
7/abr – Dia Mundial da Saúde
8/mar – Dia Internacional da Mulher
27/fev – Dia Mundial das ONGs
21/jan – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Confira as novidades do dia a dia do FICAS, lançamento de editais e campanhas de comunicação, entre outros temas, na seção Últimas Notícias.
Jornalista responsável: Paula Rodrigues.

Compartilhar