Organizações pela causa LGBTQIA+

Hoje, dia 17/mai, é o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia e nossa campanha “Que dia é hoje?” fez uma seleção de iniciativas que trabalham pela causa. A data promove a luta contra a violação de direitos, violência e discriminação da população LGBTQIA+.

Pelo 13º ano consecutivo, em 2021, o Brasil foi o país onde mais pessoas trans foram assassinadas, num total de 140; 25 delas em São Paulo, o estado com mais homicídios. Os dados são do Dossiê Assassinatos e Violências Contra Travestis e Transexuais Brasileiras (leia aqui), estudo realizado em 2021, pela da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) com apoio de universidades como a Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Federal de São Paulo (Unifesp) e Federal de Minas Gerais (UFMG).

Infelizmente, a pauta continua urgente.

Conheça organizações em prol da causa LGBTQIA+:

Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra)
Site: https://antrabrasil.org/
Rede nacional que articula 127 instituições que desenvolvem ações para promoção da cidadania da população de travestis e transexuais, fundada em 2000, em Porto Alegre (RS). Promove campanhas informativas, realiza denúncias por preconceito e ou discriminação por identidade de gênero e orientação sexual, apoia ações de prevenção do HIV/Aids, hepatites virais e outras ISTs, além de colaborar com outras redes que trabalham com saúde, educação, segurança pública e direitos humanos a fim de desenvolver trabalhos em conjunto e trocar experiências.

Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT)
Site: www.abglt.org
Organização brasileira que tem como objetivo e missão, desde 1995, promover ações que garantam a cidadania e os direitos humanos de LGBTs, contribuindo para a construção de uma sociedade democrática, na qual nenhuma pessoa seja submetida a quaisquer formas de discriminação, coerção e violência, em razão de suas orientações sexuais e identidades de gênero. A criação da ABGLT foi um marco, pois possibilitou a criação de uma rede nacional de representação com capacidade e legitimidade para levar reivindicações até o Governo Federal e a sociedade como um todo.

Casa 1 – Centro de Cultura e Acolhimento LGBT
Site: www.casaum.org
Fundada em 2016, a Casa 1 conta com três espaços na região central de São Paulo: uma residência para 20 jovens LGBTs expulsos de casa; um centro cultural com programações socioeducativas (aulas de idiomas, cursinho preparatório para o ENEM, lutas, costura, modelagem, canto, yoga) e uma sala de atendimento para população em situação de rua com distribuição de roupas e produtos de higiene pessoal. Conta ainda com uma clínica social com atendimentos psicoterápicos gratuitos e de baixo custo. No total, são atendidas cerca de 3500 pessoas por mês.

Casa Nem
Site: https://bit.ly/3wtOYIx
Espaço de acolhimento para pessoas LGBTIs em situação de vulnerabilidade social, com prioridade para transexuais e travestis, no Rio de Janeiro. Fundada por volta de 2016, a instituição desenvolve programas e atividades em diversas vertentes com atividades focadas na autonomia e cultura dos seus moradores, além de realizar atendimentos e oferecer oficinas e cursos.

Casa Neon Cunha
Site: www.facebook.com/casaneoncunha/
O Projeto da Casa LGBTI+ Neon Cunha foi inaugurado em 2018 por meio da articulação de ativistas do Grande ABC, com o objetivo de construir um espaço de promoção e inclusão da diversidade em São Bernardo do Campo (SP).

Evangelixs pela Diversidade
Site: www.evangelicxs.com
Tem como objetivo organizar um movimento de pessoas LGBTI+ evangélicas que pautam a diversidade sexual e de gênero em diálogo com a fé evangélica, presente nacionalmente, com iniciativas que promovam sua afirmação nas igrejas, organizações evangélicas e na sociedade. Entre seus eixos de atuação estão: atendimento e cuidado pastoral, formação e reflexão, articulação e incidência política, e evangelização e diálogo.

Instituto Boa Vista
Site: www.institutoboavista.org.br
Organização não governamental fundada em 2008, em Recife (PE), que atua na defesa dos direitos humanos e questões socioambientais. Realiza ações dirigidas ao apoio à diversidade sexual, integra o Conselho Municipal de Direitos Humanos e desenvolve projetos, no qual são disponibilizados serviços de assistência psicológica, social e jurídica, dirigidos à população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais da cidade. Em 2017, passou a atuar também com direcionamento para a população com mais de 60 anos.

Mães pela Diversidade
Site: https://maespeladiversidade.org.br/
O coletivo é uma organização não governamental que tem como pilares a independência, laicidade e o suprapartidarismo. Nasceu na cidade de São Paulo em 2014, fruto de um encontro espontâneo de mães e pais de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais de todo o Brasil, preocupados com o avanço do fundamentalismo religioso, a insegurança jurídica, o preconceito e a violência contra a população LGBTQI+. Além disso, o grupo luta pelos direitos civis de seus filhos e filhas. A princípio, funcionou como um grupo informal de encontro, mas, com o crescimento e necessidades, passou a adquirir identidade jurídica.

Nuances – Grupo Pela Livre Expressão Sexual
Site: https://www.facebook.com/nuanceslgbts/
Organização da sociedade civil que atua em Porto Alegre (RS) desde 1991, discutindo temas relevantes como os direitos humanos e situações de discriminação em relação a gays, lésbicas, travestis e homens e mulheres transexuais. Atua nas áreas de intervenção comportamental, cultura, informação, educação e comunicação, tendo como objetivo lutar pelos direitos civis, políticos e sociais desta população.

Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT
Site: www.redecatolicoslgbt.com.br
A rede, que nasceu em 2014, é composta por coletivos leigos que se organizam a partir da necessidade de criar, para aquelas e aqueles que buscam conciliar sua pertença religiosa católica romana com suas identidades como pessoas LGBTI+, espaços seguros de acolhimento respeitoso, partilha de experiências e vivência da fé cristã em comunidade. São espaços de encontro e de troca, de reflexão e escuta, de aprofundamento de fé e espiritualidade.

LEIA TAMBÉM:
17/mai – Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia
7/abr – Dia Mundial da Saúde
8/mar – Dia Internacional da Mulher
27/fev – Dia Mundial das ONGs
21/jan – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Confira as novidades do dia a dia do FICAS, lançamento de editais e campanhas de comunicação, entre outros temas, na seção Últimas Notícias.
Jornalista responsável: Paula Rodrigues.

Compartilhar