Organizações pela causa

Mais de 800 milhões de pessoas ainda vivem em pobreza extrema (com menos de U$ 1,90 por dia) com carência de alimentos, água potável e saneamento básico, e situações agravadas nos últimos anos pela pandemia de Covid-19. Mulheres e crianças estão entre os grupos mais vulneráveis devido ao menor acesso a educação e trabalho remunerado.

Para este mês de outubro, nossa campanha “Que dia é hoje?” está apoiando a causa do Dia Internacional da Erradicação da Pobreza (17/out).

Conheça 10 instituições que trabalham no combate à pobreza:

ABCD – Ação Brasileira de Combate às Desigualdades
Site: www.abcdbr.org
Rede de ativistas, coletivos, movimentos sociais, culturais e religiosos, povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, acadêmicas/os, articulações setoriais e organizações da sociedade civil comprometida com a redução das diversas desigualdades brasileiras: racial, de gênero, de renda, territorial, social, ambiental, política e de acesso e expressão cultural. Não se trata de uma nova organização, e sim de uma articulação da sociedade civil para diminuir a fragmentação e a dispersão dos que lutam para reduzir as desigualdades no Brasil.

Ação da Cidadania
Site: www.acaodacidadania.org.br
Fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, a fim de trabalhar em prol dos 32 milhões de brasileiros que estavam abaixo da linha da pobreza. Seu principal eixo de atuação é uma extensa rede de mobilização formada por comitês locais da sociedade civil organizada, em sua maioria compostos por lideranças comunitárias, mas com participação de todos os setores sociais.

ActionAid
Site: https://actionaid.org.br/
Organização internacional que trabalha por justiça social, equidade de gênero e étnico-racial e pelo fim da pobreza. Fundada em 1972, está presente em 43 países, alcançando mais de 15 milhões de pessoas. No Brasil desde 1999, atua em mais de 2,4 mil comunidades e mais de 300 mil beneficiados. Trabalha em parceria com comunidades e organizações locais em projetos de educação, agroecologia e clima, igualdade de gênero e participação e democracia.

Amigos do Bem
Site: www.amigosdobem.org
Com trabalho de combate à fome e à miséria iniciado em 1993, hoje atende regularmente a mais de 150 mil pessoas no sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará. Desenvolve projetos contínuos de educação, geração de renda e acesso à água, moradia e saúde.

Banco de Alimentos
Site: https://bancodealimentos.org.br
Fundada em 1998, a associação civil trabalha no combate à fome e ao desperdício de alimentos. A instituição recolhe alimentos que já perderam valor de prateleira no comércio e indústria, mas ainda estão aptos para consumo, e os distribui onde são mais necessários. Seus parceiros doam os excedentes à organização que repassa às instituições sociais cadastradas no projeto. Essa distribuição permite a complementação nutricional de milhares de crianças, jovens, adultos e idosos na cidade de São Paulo diariamente.

Central Única das Favelas
Site: https://www.cufa.org.br/
Fundada por jovens negros da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, hoje está presente em todos os estados brasileiros e em outros 15 países. A organização brasileira é reconhecida nos âmbitos político, social, esportivo e cultural. Desenvolve projetos com foco na inclusão social de moradores de favelas, prioritariamente negros, por meio da cultura, esporte, educação e qualificação profissional, promovendo o empreendedorismo e o desenvolvimento socioeconômico.

CESE
Site: www.cese.org.br
Há 49 anos, a CESE atua na promoção, defesa e garantia de direitos no Brasil. Criada por igrejas cristãs, tem a missão de fortalecer organizações da sociedade civil, especialmente as populares, empenhadas nas lutas por transformações políticas, econômicas e sociais que conduzam a estruturas em que prevaleça democracia com justiça na perspectiva dos Direitos Humanos.

Gerando Falcões
Site: https://gerandofalcoes.com/
Autodenominado “ecossistema de desenvolvimento social”, trabalha com serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania em territórios de favela e desenvolve programas de transformação sistêmica e projetos de urgência social. Seu alcance engloba mais de 6000 favelas espalhadas por todo o Brasil, atuando em estratégia de rede, com a formação de líderes sociais e acompanhamento de organizações.

Instituto da Primeira Infância (IPREDE)
Site: https://iprede.org.br/
Fundada em 1986, em Fortaleza (CE), foi criada por um grupo de profissionais que se sensibilizaram com a condição de crianças em desnutrição grave e vivendo em situação de pobreza na época. Atualmente, o projeto conta com várias unidades e parceiros espalhados pela região e dedica-se a promover o desenvolvimento da primeira infância, fortalecendo também as mulheres e a inclusão social de famílias que vivem em situação de extrema vulnerabilidade. Além disso, a Unidade Conecta tem capacidade de atender com excelência até 600 crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) diariamente.

Oxfam Brasil
Site: https://www.oxfam.org.br/
Criada em 2014 em São Paulo, a organização trabalhar “para a construção de um Brasil com mais justiça e menos desigualdades”. Atua em quatro áreas temáticas: Justiça Rural e Desenvolvimento, Justiça Social e Econômica, Justiça Racial e de Gênero e Justiça Climática e Amazônia. Faz parte de uma rede global, a Oxfam, que tem 20 membros que atuam em 90 países, por meio de campanhas, programas e ajuda humanitária.

LEIA TAMBÉM:
17/out – Dia Internacional da Erradicação à Pobreza
8/set – Dia Mundial da Alfabetização
9/ago – Dia Internacional dos Povos Indígenas
30/jul – Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas
20/jun – Dia Mundial do Refugiado
17/mai – Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia
7/abr – Dia Mundial da Saúde
8/mar – Dia Internacional da Mulher
27/fev – Dia Mundial das ONGs
21/jan – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Confira as novidades do dia a dia do FICAS, lançamento de editais e campanhas de comunicação, entre outros temas, na seção Últimas Notícias.
Jornalista responsável: Paula Rodrigues.

Compartilhar