“O papel das mulheres indígenas na conservação e transmissão dos conhecimentos tradicionais” é o tema da celebração promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) neste dia 9 de agosto de 2022, Dia Internacional dos Povos Indígenas. Oficializada em 1995, a data tem como objetivo garantir direitos humanos para as etnias indígenas de todo o mundo, bem como o respeito e preservação de suas culturas e costumes. E é, também, a causa escolhida para nossa campanha “Que dia é hoje?” do mês.
O tema deste ano busca destacar a importância e dar voz às mulheres indígenas, que, entre outros papéis, são guardiãs de sistemas tradicionais de alimentação e remédios naturais, além de transmitirem as línguas e as culturas dos povos indígenas, incluindo a defesa do meio ambiente. Em suas comunicações oficiais, a ONU afirmou que “o conhecimento tradicional dos indígenas tem potencial na erradicação da pobreza, na segurança alimentar, biodiversidade e para expandir o desenvolvimento sustentável”.
A estimativa da instituição é de que existam atualmente de 370 a 500 milhões de indígenas em cerca de 90 países – no Brasil, seriam cerca de 896 mil. Eles representam 5 mil culturas diferentes, porém vivem até hoje os impactos de invasões, exploração, genocídios e apagamento identitário de séculos.
Sobre a data
O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi instituído pela ONU e faz referência à data da primeira reunião do Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Populações Indígenas realizada em Genebra (SUI) em 1982. Em 1985, este mesmo Grupo deu início aos preparativos da “Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas”.
O documento adotado em 2007 é o instrumento internacional mais abrangente sobre os povos indígenas, defendendo o pleno direito a todos os direitos humanos e liberdades, o direito à autodeterminação, à autonomia ou ao autogoverno, bem como o direito a não sofrer assimilação forçada ou destruição de sua cultura. Entretanto, ainda há muito por fazer para garantir o reconhecimento formal de todos estes direitos.
A ONU realizará um evento virtual para representantes de povos indígenas, Estados-Membros, sociedade civil organizada e público em geral, que pode ser acessado neste link.
> Acesse também: Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.
LEIA TAMBÉM:
30/jul – Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas
20/jun – Dia Mundial do Refugiado
17/mai – Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia
7/abr – Dia Mundial da Saúde
8/mar – Dia Internacional da Mulher
27/fev – Dia Mundial das ONGs
21/jan – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa